MEC divulga ações pedagógicas ligadas à alfabetização

Os recursos buscam favorecer e fortalecer o ensino da leitura e da escrita durante, e também, após a pandemia

qui, 04/03/2021 - 17:54
Freepik As ações visam auxiliar a alfabetização na educação básica Freepik

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quinta-feira (4), ações estratégicas voltadas para auxiliar na alfabetização e desenvolvimento escolar de estudantes da educação básica. As adaptações fazem parte do programa Tempo de Aprender, e foram disponibilizados recursos pedagógicos on-line, para fortalecer o ensino da leitura e da escrita, e para apoiar o processo de retorno das aulas presenciais. O curso completo está acessível através da plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC — Avamec. Este material permanecerá disponível on-line a todos os interessados mesmo com o fim da pandemia do novo coronavírus. A campanha de divulgação do curso para toda a sociedade civil  trouxe resultados positivos para a pasta, visto que ele já recebeu mais de 4,9 milhões de acessos e mais de 340 mil inscrições.

Além do curso, também foi lançado edital de convocação para o processo de inscrição, avaliação e aquisição de obras didáticas e literárias para a educação infantil, no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático — PNLD 2022 – Educação Infantil. O edital informa sobre a disponibilização de livros impressos para estudantes da pré-escola, bem como uma obra pedagógica destinada aos professores, voltada à preparação para a alfabetização. 

Também foi instituído um Grupo de Trabalho (GT), formado por representantes do Ministério da Educação, do FNDE, da Undime e do Consed. O grupo tem por objetivo apoiar as ações do Tempo de Aprender e aperfeiçoar alguns instrumentos do programa. Os documentos elaborados trataram de cinco temas: formações continuadas presenciais para professores e gestores educacionais; destinação de recursos financeiros; estudo nacional de fluência em leitura; sistema de premiação voltado a professores alfabetizadores, e fortalecimento de ações em regime de colaboração entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios, respeitando as diferentes realidades, com incentivos às soluções locais.

Foram lançados também outros dois cursos para professores, além do curso Práticas de Alfabetização, voltados ao aprimoramento profissional de professores alfabetizadores. O Curso ABC, Alfabetização Baseada na Ciência, está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade do Porto, com o Instituto Politécnico do Porto e com a Universidade Aberta de Portugal. Adaptado para uma versão on-line, a formação foi lançada em novembro de 2020. O segundo, Práticas de Produção de Texto, é voltado ao desenvolvimento da escrita. Trata-se de um curso que foi originalmente concebido para o treinamento de redação por professores, mas que estará disponível de forma ampla no Avamec. 

E para tornar o aprendizado mais dinâmico, foi disponibilizado o GraphoGame, uma tecnologia educacional de apoio para auxiliar famílias e professores a manterem o engajamento das crianças em fase de alfabetização. A versão para o português do Brasil foi desenvolvida em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e pode ser baixada gratuitamente

Também foi lançado o PDDE Emergencial, que direciona recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola para que unidades da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental se preparem para o retorno às atividades presenciais. Esta é uma ação conjunta entre a Secretaria de Educação Básica e a Secretaria de Alfabetização. Apesar de sua responsabilidade regimental estar focada na educação infantil e nos três primeiros anos do ensino fundamental, os R$183 milhões aportados pela Sealf contribuirão para propiciar que toda a educação básica tenha recurso para tomar as medidas de segurança sanitária cabíveis para viabilizar o retorno às atividades.  Esse dinheiro poderá ser utilizado para aquisição de itens para higienização do ambiente e das mãos, bem como na compra de Equipamentos de Proteção Individual, serviços especializados de desinfecção, reformas de infraestrutura sanitária e aprimoramento do acesso à internet para os alunos e professores que mais precisam.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores