Aluna de Belém consegue nota máxima na redação do Enem

Sofia Lorenzoni Vale, de 19 anos, foi um dos 28 participantes do processo seletivo a alcançar mil pontos na prova

qui, 01/04/2021 - 18:56

Apenas 28 estudantes, em todo o Brasil, conseguiram a nota máxima na prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio): 1000 pontos. Esse foi o caso de Sofia Lorenzoni Vale, de 19 anos, de Belém. Segundo a estudante, a nota foi fruto de dedicação e perseverança. “Esse já é o 5º Enem que eu faço. Participo desde o 9º ano do ensino fundamental”, contou. 

O exame foi aplicado para 2.795.369 candidatos. Por causa da pandemia de covid-19, mais da metade dos inscritos não participou das provas. 

 Candidata a uma vaga no curso de Medicina, Sofia Vale disse que a base dessa conquista foi o treino diário. “Eu ia para o cursinho de manhã, depois do almoço tirava um cochilo e estudava até a hora de dormir”, afirmou.

A estudante contou também que teve muito apoio da família, que a inspirou na escolha da profissão. “Eles se preocupavam com cada simulado, com cada redação e com todas as minhas inseguranças. Eu sempre digo que eles fizeram vestibular comigo e, por isso, passamos todos juntos”, falou.

Para Sofia, a melhor maneira de se preparar é escrever sobre o máximo de temas possível, para não ser pego de surpresa. “Eu tentava fazer todas as redações do cursinho, analisar a correção delas e procurar bastante repertório. Eu tenho, inclusive, um caderninho cheio de repertório de livros, citações e músicas”, disse.

A professora Nicinha Câmara, dona do curso de redação de mesmo nome, reforça a importância dos conhecimentos gerais do aluno. “Não basta conhecer as técnicas: o estudante precisa ter informações sobre o tema. Para isso, quanto mais ele ler, melhor. É importante que o estudante leia atualidades, mas o conhecimento de mundo também é importante, por isso não se pode deixar de valorizar a vivência do estudante como um ser social”, explicou.

Para a professora, tirar a nota 1000 é possível para qualquer um, desde que o aluno treine de forma adequada. “O aluno precisa construir e reconstruir o texto, para aperfeiçoá-lo, para que ele se aprimore como produtor de texto escrito”, afirmou.

A coordenadora do curso de Letras da UNAMA - Universidade da Amazônia, Terezinha Barbagelata, também dá dicas de como melhorar o texto. “O aluno tem que introduzir, desenvolver e concluir. Depois, ele  tem que ordenar e esquematizar as ideias. Ele não pode escrever por escrever. E por último, ele tem que revisar o texto”, orientou.

Por Sarah Barbosa.

Embed:

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores