Projeto prevê construção de centros de inovação em PE

Escolas técnicas estão entre os locais que poderão receber os centros

por Rachel Andrade seg, 13/09/2021 - 16:17
Representantes do Governo do Estado no lançamento do projeto Kleyvson Santos/ASCOM Representantes do Governo do Estado no lançamento do projeto

Nesta segunda-feira (13), foi lançado o programa 'Espaços 4.0', por meio do apoio das Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e de Educação e Esportes (SEE), em parceria com a Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). O Governo do Estado investiu R$ 7,85 milhões, conforme o plano de retomada da economia.

O projeto visa construir 22 novos centros de inovação, que serão instalados nas regiões de desenvolvimento de Pernambuco, nos municípios de Araripina, Bonito, Carpina, Garanhuns, Goiana, Gravatá, Joaquim Nabuco, Paulista, Petrolândia, Santa Maria da Boa Vista, São José do Egito, Arcoverde, Carnaíba, Caruaru, Floresta, Lajedo, Ouricuri, Palmares, Paudalho, Petrolina, Salgueiro e Surubim. Os laboratórios serão construídos em Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) e Centros Tecnológicos pernambucanos.

Os trabalhos executados têm por objetivo a troca de conhecimentos em Desenvolvimento de Games, Manufatura Avançada, Cultura Maker, Economia Criativa, Economia Circular, Negócios 4.0, Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Para Marcelo Barros, secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, o projeto vai promover melhor capacitação dos jovens em idade escolar. “Nossas escolas de tempo integral se tornaram uma referência em todo o País e agora começamos uma nova etapa de desenvolvimento. Esses espaços nos permitem melhorar ainda mais, oferecendo mais qualificação aos jovens. Nossos estudantes terão acesso a equipamentos de ponta onde terão oportunidade de aprender, treinar e se capacitar. O desenvolvimento do Brasil passa pela capacitação, que gera oportunidades. Este tem sido o nosso foco e objetivo maior”, afirmou.

Os espaços serão equipados com os seguintes equipamentos: impressora 3D de pequeno porte, impressora 3D de médio porte; desktops avançados e notebooks gamers; kit de ferramentas; miniretífica; kit de sensores arduino; scanner 3D; kit RFID Arduino; lupa eletrônica; mesa digitalizadora; arco de serra fixo; perfurador; caneta 3D; parafusadeira/furadeira; estação de soldadura; kit Raspberry; câmeras; multímetro digital; kits de Comunicação Lora; serra tico-tico; cortadora a Laser; e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

COMENTÁRIOS dos leitores