Conselho do IFPE se posiciona contra desmembramento

Segundo José Carlos de Sá, reitor do IFPE, a decisão ocorreu após um processo democrático

por Rachel Andrade qui, 16/09/2021 - 18:51
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Campus Recife do IFPE, na Cidade Universitária Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Consup/IFPE) se reuniu, nesta quinta-feira (16), e decidiu se posicionar de forma contrária à proposta do Ministério da Educação (MEC) em redistribuir algumas reitorias da instituição. A votação do Consup finalizou com 30 votos “não” e quatro votos “sim”.

A reunião foi realizada após consulta pública feita pela comunidade, que também não aceitou a ideia da pasta. Segundo José Carlos de Sá, reitor do IFPE, a decisão foi feita por meio de um processo democrático. "Nesse momento de fundamental importância na história da nossa Instituição, contamos com a ampla participação da nossa comunidade, seja através dos órgãos colegiados, em que deliberam os seus representantes, seja por meio da escuta em reuniões, até a participação direta através da votação", comentou.

O IFPE tem até a próxima segunda-feira (20) para apresentar o posicionamento formal ao MEC. O desmembramento do Instituto consistiria em uma redistribuição de reitorias, além da criação de uma nova instituição, porém sem abertura de novos cursos ou vagas.

COMENTÁRIOS dos leitores