Veja o que não pode faltar nos desenvolvimentos da redação

Professora alerta que os argumentos da redação devem embasar o desenvolvimento
Na reta final para o Enem, candidatos devem treinar redações - Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Com a proximidade das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos buscam aprimorar os conhecimentos. Nessa jornada, a redação é uma etapa muito importante e, por isso, é preciso entender os elementos essenciais para a construção de um texto.

O desenvolvimento, por exemplo, é o ponto da redação em que se apresentam os argumentos de defesa da tese do texto de caráter pessoal, mas não utilizando a primeira pessoa. O professor Diogo Didier explica que é um texto fluido, sendo assim, não existe uma técnica exata que possa ser utilizada, pois não cabem na linguagem e comunicação técnicas mágicas de onde ou como colocar uma palavra, por serem em sua maior parte subjetivas. 

"É imprescindível que o aluno possa se apegar à essência do texto para construir um bom roteiro, e saber se vai construir o desenvolvimento com causa e consequência, saber defender com argumentos e ideias, e dominar a língua portuguesa”, explica o professor.

Para a construção do desenvolvimento e das demais partes do texto, conhecer o ambiente em que se vive é fundamental, pois o tema da redação sempre está atrelado a alguns acontecimentos recentes ou pelo menos aos que são evidenciados na sociedade. Acerca disso, a professora Marcela Silva é categórica. “O candidato não pode esquecer que o tema da redação sempre será de cunho social, científico, cultural e/ou político. Além disso, sempre tratará de uma problemática atual e brasileira. Então, nada de argumentar sobre algo que acontecia no século XIX na Inglaterra (a não ser que seja uma alusão histórica)”.

Os argumentos da redação devem embasar o desenvolvimento, sendo conectivos e tendo repertórios socioculturais visíveis e desenvolvidos no decorrer do texto. O fator conectivo nunca deve ser esquecido na construção do texto, pois ele facilita a interpretação. “Os conectivos são super importantes, pois facilitam a interpretação do texto, ou seja, o aluno ganha pontos na coerência e, consequentemente, na coesão. Um parágrafo bem articulado faz toda diferença”, destaca a professora.

No caráter argumentativo, a docente alerta: “O estudante deverá expor sua opinião central na tese. Por ser apenas um parágrafo introdutório, não há como defender o ponto de vista. Por isso, a defesa deve estar presente nos desenvolvimentos (2 ou 3 parágrafos). Sem os argumentos, o texto será expositivo”.

Já o repertório sociocultural cobrado pela "Competência 2" serve para que o vestibulando demonstre que tem conhecimento sobre as ciências e atualidades. “Isso pode ser uma citação, alusão histórica, série, personagem mitológico e até mesmo uma situação cotidiana”, exemplifica Marcela.

Sevicevic Ortega alcançou nota mil no Enem 2020. Ele revela algumas dicas essenciais para os candidatos deste ano: “É muito importante estudar, ler outras redações nota mil, assistir filmes e ler livros, para assim formar um repertório próprio. Ter um ponto de vista e desenvolver a tese central do texto, comunicando ela na introdução e assim ter o direcionamento do texto, para formar uma redação nota mil".

COMENTÁRIOS DOS LEITORES