Veja como o Enem pode abordar vulcões e tsunamis na prova

Professores de geografia revelaram dicas importantes para o Exame
. - Pixabay

A atividade vulcânica que atingiu as Canárias, região pertencente à Espanha, no último domingo (20), deixou muitas pessoas temerosas. O evento foi observado por pesquisadores que calcularam a possibilidade de efeitos atingirem a costa brasileira, como um tsunami

Por fazerem parte dos estudos da geografia, especialmente na área de geologia, fenômenos da natureza como vulcões e tsunamis podem cair no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Professores de geografia explicaram ao Vai Cair No Enem como esses assuntos podem ser abordados na prova, além de outras dicas para aprofundar os estudos.

O professor Marcelo Rocha esclarece que esses temas são ligados às ciências da natureza. “O assunto está dentro do conteúdo de geologia, então pode aparecer relacionado com a dinâmica da litosfera, os movimentos tectônicos, a formação do relevo”, ele afirma.

Para entender como funciona o fenômeno do tsunami, o professor Dino Rangel explica que há duas razões, podendo ser por abalos sísmicos ou por atividade vulcânica. 

“O tsunami está diretamente atrelado à questão do vulcanismo, ou do afundamento vulcânico, ou diretamente da subducção de placas tectônicas”, explica o professor de geografia Dino Rangel.

Em relação aos vulcões, Rangel menciona que são mais comuns em regiões próximas ao Oceano Pacífico, evento chamado de círculo de fogo. Segundo o docente, pelo fato de o fenômeno não ocorrer no Brasil, não é muito comum que o assunto seja cobrado no Enem. No entanto, ele comenta uma questão da última edição da prova, que cobrou a compreensão sobre o vulcanismo:

Questão 82 (Enem 2020):

“As cidades de Puebla, no México, e Legazpi, nas Filipinas, não têm quase nada em comum. Estão muito longe uma da outra e são habitadas por povos muito diferentes. O que as une é um trágico detalhe de sua geografia. Elas foram erguidas na vizinhança de alguns dos vulcões mais perigosos do mundo: o mexicano Popocatepéti e filipino Mayon. Seus habitantes precisam estar prontos para correr a qualquer hora. Eles fazem parte dos 550 milhões de indivíduos que moram em zonas de risco vulcânico no mundo. Ao contrário do que seria sensato, continuam ali, indiferentes ao perigo que os espreita.” ANGELO, C. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 24 out. 2015 (adaptado).

A característica física que justifica a fixação do homem nos locais apresentados no texto é a ocorrência de

A) Solo fértil
B) Encosta íngreme
C) Vegetação diversificada
D) Drenagem eficiente
E) Clima ameno

“A resolução dessa questão é a letra 'A'. Esses solos vulcânicos são muito férteis, porque eles vão ser ricos em substâncias químicas, como por exemplo, potássio, sódio, enxofre, e isso vai ocorrer consequentemente pelo resfriamento da lava. Por exemplo, a rocha magmática, que é quando a lava chega na superfície, e ocorre o resfriamento da lava. Isso vai trazer o enriquecimento dessa substância e esse solo vai ser muito propício para a questão de adubo para a agricultura, por exemplo”, elucida o educador.

Dino Rangel ainda analisa que, mesmo não havendo atividades vulcânicas no Brasil, o solo fértil do País contém substâncias que são provenientes desse tipo de fenômeno. “Por isso que, apesar de todas as dificuldades, por serem áreas muito íngremes, os vulcões têm uma área de elevação mais expressiva, a vegetação é dizimada por conta da lava, não há uma área de drenagem de água, mas são áreas que vão propiciar esse solo, por exemplo, o diabásio, a chamada Terra Roxa, que é um solo que inclusive no Brasil foi propício para a produção do café e para a plantação da cana de açúcar ao longo dos anos. Temos aqui, historicamente, na região Sudeste, por exemplo, e na Bahia também. Então estes solos vulcânicos são muito ricos nessas substâncias que vão favorecer exatamente o cultivo”, finaliza.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES