Pandemia despertou o desejo de empreender, aponta pesquisa

No levantamento, é apontado que o desejo dos brasileiros em abrir o próprio negócio, em até três anos, cresceu 75%

por Elaine Guimarães ter, 05/10/2021 - 16:09
Divulgação/Sebrae Carlos Velles, presidente do Sebrae nacional Divulgação/Sebrae

Durante encontro com jornalistas, realizado remotamente nesta terça-feira (5), o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Carlos Velles, apresentou dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020. No levantamento, é apontado que o desejo dos brasileiros em abrir o próprio negócio, em até três anos, cresceu 75% em relação a 2019. 

Ainda de acordo com o relatório, um terço desse total foi motivado pela pandemia da Covid-19. Além disso, o documento destaca que o País teve a maior variação de taxa de Empreendedorismo Potencial, em comparação a outras economias. 

Outro ponto apresentado pelo levantamento da GEM é sobre o processo de formalização de empreendedores no Brasil, que demonstrou um incremento de 69% nos anos de 2019 e 2020. Essa formalização, de acordo com a pesquisa, foi constatada tanto entre os empreendedores iniciais (até três anos e meio) quanto em donos de negócios já estabelecidos (mais de três anos e meio). 

A crescente adesão do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) por micro e pequenos empreendedores foi impulsionada, segundo a GEM, pelos benefícios da formalização, exigência, por parte dos clientes, de emissão de nota fiscal e contribuição para a Previdência Social.

A apresentação dos dados também deixou claro o perfil de empreendedores. Metade dos investimentos é, geralmente, de até R$ 5 mil, e realizados, em sua maioria, por homens que possuem uma renda alta, assim como, elevada escolaridade. Ademais, apontou-se que boa parte dos empreendedores iniciais não tem os negócios como única atividade, ou seja, dedicam-se a outro emprego ou estão em busca de oportunidade, estudam ou são aposentados. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores