Estudantes produzem documento em prol da juventude

Conselho Nacional da Juventude enviou ao Governo Federal e ao Congresso um pacote de medidas. Promover empregabilidade é um dos objetivos

sex, 15/10/2021 - 17:55

O Conjuve, Conselho Nacional da Juventude, formado por estudantes, enviou ao Governo Federal e ao Congresso um pacote de medidas em prol das juventudes. A iniciativa visa oferecer propostas sobre como enfrentar desafios, apontando soluções e caminhos para melhorar a qualidade de vida dos jovens brasileiros.

O documento conta, por exemplo, com a criação de mecanismos que ajudem o estado a melhorar a empregabilidade dos jovens no país. A iniciativa foi tomada a partir da percepção sobre a realidade desanimadora vivida pela juventude no Brasil. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mesmo em uma idade produtiva, 54% desses jovens estão desocupados.

Outra pesquisa, agora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 1/4 das pessoas nesta faixa etária estão sem oportunidade de estudo ou trabalho. A situação é ainda mais crítica por falta de uma política de inclusão, que afeta as populações negra, indígenas, mulheres, pessoas com deficiência e LGBTQIA +.

O Relatório de Riscos Globais do Fórum Econômico Mundial 2021 aponta que a desilusão dos jovens é um risco para o desenvolvimento do planeta em diversos sentidos, seja social, econômico, político e até em relação à sustentabilidade. Os impactos e reflexos desse desânimo serão claramente sentidos nos próximos dois anos.

Além das crises sociais, econômicas e ambientais, a atual geração enfrenta desafios relacionados à educação e saúde mental. Em paralelo a essa realidade, o Brasil concentra hoje a maior geração de jovens da história do país, são 47,2 milhões de pessoas, representando um terço da população total. 

Entre as atribuições, o documento do Conjuve tem como objetivo formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude. A iniciativa tem uma ampla agenda social, mobilizando mais de 20 organizações da sociedade civil que trabalham em prol da juventude e sua inclusão produtiva no mercado de trabalho. O Pacote de Medidas conta com propostas dentro de eixos, como desafios do primeiro emprego, educação: qualidade e evasão, competências do futuro, fomento ao empreendedorismo jovem, acesso aos centros de trabalho, inclusão digital e mobilidade urbana, diversidade no mercado de trabalho, enfrentamento à desigualdade social, entre outras frentes.

Por Thaynara Andrade

COMENTÁRIOS dos leitores