No Dia do Professor, educadores celebram amor à profissão

Docentes falam sobre as suas carreiras e também da relação com os alunos

sex, 15/10/2021 - 20:50

Embed:

Hoje é o dia deles. Profissionais incansáveis que buscam superar todas as dificuldades por amor ao ensino. Os professores, apesar dos desafios diários e de nem sempre serem reconhecidos da forma devida, têm o poder de transformar a vida das pessoas para além das salas de aula.

Ivana Oliveira, professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) e do curso de Comunicação Social na UNAMA - Universidade da Amazônia, leciona há 23 anos, tendo iniciado a sua trajetória no curso de Relações Públicas. Ela afirma que dar aula é o que ela realmente gosta e sabe fazer bem, e que possui várias recordações dos seus alunos durante esse período.

A professora comenta sobre os laços criados com os alunos para quem deu aula, e que alguns lecionam com ela atualmente. Outros chegaram também a chefiá-la. Ivana diz que recentemente encontrou com um aluno que afirmou que ela mudou a vida dele. “É tão legal ouvir isso, saber que a gente foi uma luz para alguém, que a gente iluminou o caminho”, complementa.

Ivana ressalta que sempre aprende com seus alunos e que a troca de experiências com eles é rejuvenescedora. “São os alunos que me transmitem essa juventude e essa vontade de estar aprendendo o tempo inteiro, para compartilhar com eles, para discutir com eles, para interagir com eles em cima desse conhecimento”, acrescenta.

Andreza Elaine Silva, 41 anos, é formada há 18 anos e professora na rede municipal de Ananindeua há 15 anos. Ela conta que as experiências vividas em meio à pandemia marcaram a trajetória dela enquanto profissional.

Mesmo diante das dificuldades do ensino remoto, Andreza afirma que houve um avanço em relação ao aprendizado das crianças para quem lecionou nesse período, graças também ao apoio e interesse das famílias. “Eu recebia de volta o carinho dessas crianças, recebia o retorno das famílias com fotos com vídeos das crianças fazendo as atividades”, relembra.

No início, ninguém estava preparado para interagir com os alunos remotamente, mas aos poucos os professores aprenderam a lidar com as mudanças da melhor maneira. “No meu caso, deu certo. Eu fico muito feliz e satisfeita com isso, porque o retorno é muito gratificante”, diz.

Agora que as aulas estão voltando presencialmente, Andreza acredita que a relação que estabeleceu com seus alunos vai ser fortalecida. “[Eles] só me conheciam por meio de foto e vídeo, e o carinho já era enorme. Agora essa relação só vai se fortalecer nesse retorno. Então, eu não tenho como relatar outra experiência que não seja essa, e que com certeza vai ficar para sempre na nossa memória”, afirma.

Luciane Sousa é pedagoga, especialista em Informática, e a história dela na educação teve início em 1998. Ela recorda que tinha muitos sonhos e ideias sobre o contexto educacional quando começou a cursar Pedagogia, e durante esse período teve a experiência de estagiar por cinco anos no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC.

Após terminar a sua pós-graduação, em 2003, a educadora assumiu a Assessoria Educacional de Informática Educativa, na Secretaria Municipal de Educação, em Castanhal. “[Foi] um período excepcional, em que a informática na educação ganhou pilares nacionais, onde tivemos a honra de fazer parte da equipe vencedora do prêmio Inovação Educacional, promovido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em 2008”, relata.

Neste período, Luciane também fez parte da equipe em que formaram diversas pessoas em cursos profissionalizantes, atendendo a comunidade nos telecentros comunitários, abertos nas escolas aos finais de semanas. Atualmente, ela é coordenadora pedagógica da rede estadual, no distrito de Apeú, na Escola Maria Pia dos Santos Amaral, em Castanhal.

Luciane afirma que o aprendizado com os professores, com as famílias e com os alunos é diário. “Ser coordenadora pedagógica é ser o elo da escola. Um pilar onde tudo se inicia, e com planejamento, verificamos o quanto as conquistas vão surgindo, pois nossa maior conquista é o aprendizado do aluno”, destaca.

A educadora também atua como formadora na área de informática na educação, na Secretaria Municipal de Educação. “Essa é a minha vida acadêmica. Essa é minha vida na educação, onde amo atuar, pois educação é um ato de amor”, finaliza.

Por Isabella Cordeiro (com produção de Dinei Souza).

 

COMENTÁRIOS dos leitores