De Rondônia, estudantes fazem o SSA1 no Recife

Neste primeiro dia, os candidatos da 1ª e 2ª fase responderão a 44 questões

por Jameson Ramos dom, 05/12/2021 - 08:32
Jameson Ramos/LeiaJáImagens Hanya Filgueiras e Cecília dos Anjos Jameson Ramos/LeiaJáImagens

De Rondônia, na região Norte do Brasil, Hanya Filgueiras, 16 anos, e Cecília dos Anjos, 16, chegaram no Recife na última sexta-feira (2), após uma viagem que durou 12 horas [elas vieram de avião] para fazer o Sistema Seriado de Avaliação 1 (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE). 

Neste domingo (5), as jovens se dirigiram até a Escola Politécnica de Pernambuco para se submeterem a avaliação. "Eu escolhi a UPE pelo tipo de processo e a qualidade da Universidade. Para isso, estudei muito e fiz cursinho para essa prova. Agora chegou o dia", revela Hanya.

A jovem Cecília diz que esse ano ficou muito nervosa por conta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares. No entanto, junto com isso veio uma melhor preparação com mais estudos. 

"A pandemia prejudicou um pouco porque, no ano passado, eu fiquei afastada do nono ano, mas esse ano eu foquei mais", comenta Cecília. 

A estudante conta que escolheu a UPE porque sempre sonhou em sair do seu Estado para estudar em outro lugar. "O tipo de processo daqui me chamou bastante atenção e a universidade daqui é muito boa", complementa. 

Sobre o SSA

25.907 estudantes realizam as provas do SSA 1. Neste primeiro dia, os candidatos da 1ª e 2ª fase responderão a 44 questões, distribuídas entre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia. 

O sistema se repete no próximo domingo (12), com a segunda etapa do exame para o SSA 1 e SSA 2, onde os feras responderão a 46 questões distribuídas entre as disciplinas se Biologia, Química, História, Geografia e Sociologia. Nos dias 19 e 20 de dezembro será a vez dos 15.465 inscritos no SSA 3.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores