Prefeitura do Recife lança edital para adesão de creches

Iniciativa busca associação da rede municipal de ensino com instituições sem fins lucrativo para ampliação de vagas

ter, 07/12/2021 - 16:25
Unsplash Iniciativa busca associação da rede municipal de ensino com instituições sem fins lucrativo para ampliação de vagas Unsplash

Como parte do programa Infância na Creche, a Prefeitura do Recife divulgou, nesta terça-feira (07), edital de formação de parcerias com instituições sem fins lucrativos. O objetivo é ampliar a oferta de vagas para crianças na etapa da primeira infância.

Dessa forma, as entidades interessadas podem disponibilizar sua estrutura e suas vagas para que o município assuma a gestão de todo o funcionamento, garantido merendas, kit escolar, fardamento e demais necessidades dos alunos.

Podem se inscrever para oferecer atendimento a educação infantil e a crianças de 0 a 5 anos, instituições comunitárias, filantrópicas e confessionais. Também é possível que cooperativas educacionais se candidatem a oportunidade, abrindo espaço para que professores se associem entre si e organizem seus próprios empreendimentos sociais. 

As instituições beneficiadas receberão repasses mensais por estudante matriculado. No caso do Berçário e Grupos I, II e III da Educação Infantil, o repasse será de R$ 354,42, já para cada criança pertencente aos Grupos IV e V da Educação Infantil, a entidade receberá R$ 408,22. Os valores serão repassados enquanto a vaga estiver ocupada.

Além do suporte financeiro e na manutenção das creches, o governo assumiu o papel de realizar o acompanhamento e a promoção de formações pedagógicas para os profissionais das instituições. Assim as creches serão parte da rede municipal de ensino. 

Por Thaynara Andrade

COMENTÁRIOS dos leitores