Veja maneiras de turbinar o currículo em 2022

Segundo especialista, é importante destacar no currículo o sucesso obtido em empresas anteriores e escolher bem as palavras chaves

por Alfredo Carvalho qua, 12/01/2022 - 14:33
Pixabay/Tumisu Pixabay/Tumisu

Para muitos, o início do ano pode representar o período quando diversas pessoas colocam em prática seus planos, como por exemplo, iniciar um novo hobby, fazer o curso dos sonhos ou arrumar um emprego. Mas, essa última tarefa vem acompanhada de diversos desafios, uma vez que o Brasil possui hoje oficialmente 12,9 milhões de desempregados, segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Uma pesquisa realizada com 8.114 pessoas pelo portal de empregos Catho constatou que 68% dos entrevistados estão desempregados. Além disso, 48,3% afirmaram terem sido demitidos do último emprego e 14,3% se demitiram.

A crise presente no país aumenta ainda mais a procura, o que torna o processo seletivo ainda mais rígido, por conta disso, um currículo bem redigido se mostra ainda mais necessário. “Hoje a maior parte dos processos é feita por robôs, então você precisa caprichar nas palavras chaves da sua área de atuação”, destaca a gerente de gestão de pessoas da Croma Recursos Humanos, empresa do Grupo Crowe Macro, Rosana Daniele Marques.

Rosana lembra que o mundo corporativo busca por resultados, por isso, é interessante que o currículo disponha dos sucessos alcançados em outras empresas. “O tempo do recrutador e do líder é escasso, então, você precisa colocar informações de que fato são importantes, elimine itens que já não agregam a sua experiencia”, comenta.

Outra dica é investir em cursos complementares. “Isto fará com que você se mantenha atualizado, mesmo estando fora do mercado de trabalho”, aponta Rosana. Além disso, deve-se tomar cuidado para não mentir no currículo. “Isso pode te desqualificar durante o processo seletivo”, alerta.

Durante a jornada de busca por um novo emprego, Rosana ressalta que as redes sociais ajudam a gerar networking, o que pode auxiliar no processo de recolocação no mercado de trabalho. “Saiba fazer contatos e usar essas redes a seu favor. É importante investir seu tempo em fazer parte de redes sociais que te ajudem na busca de vagas”, explica.

Para 2022, Rosana aponta que as profissões que estão em alta e prometem ganhar destaques são: Marketing, RH, Contabilidade, Comercial e Tecnologia da Informação (TI). “Essas são as áreas que, por exemplo, mais estamos trabalhando aqui pela Croma, que é uma empresa de RH do Grupo Crowe”, finaliza. 

COMENTÁRIOS dos leitores