Dia do Farmacêutico é comemorado hoje (20)

Professor do curso de farmácia da UNG destaca que atualmente, o profissional pode atuar em 70 áreas distintas

por Alfredo Carvalho qui, 20/01/2022 - 20:04
Flickr/Governo do Estado de São Paulo Flickr/Governo do Estado de São Paulo

Nesta quinta-feira (20) é celebrado o Dia do Farmacêutico, data que presta homenagem a esses profissionais do segmento da saúde e lembra a criação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), que ocorreu neste mesmo período em 1916.

A ideia para instituir a comemoração partiu do farmacêutico Oto Serpa Grandado, que questionou o fato de não existir uma data para celebrar a profissão. Após muita insistência, o Dia do Farmacêutico foi instituído em 2010, pela Lei n.º 12 338.

O farmacêutico desempenha um papel essencial para a sociedade, pois é graças a esses profissionais, que os medicamentos e vacinas são produzidos. Mas, engana-se quem pensa que a profissão de um farmacêutico se resume apenas ao desenvolvimento de remédios.

Segundo o professor do curso de farmácia da Universidade Guarulhos (UNG), Anderson Carniel, existem atualmente 70 áreas de atuação, que vão desde o atendimento em farmácias, análises clínicas, veterinária, indústria farmacêutica e indústria cosmética. “São várias áreas onde estão envolvidas a produção, o controle de qualidade, o diagnóstico, a orientação e a dispensação de medicamentos”, explica.

O professor destaca que a rotina de um profissional de farmácia gira em torno da orientação de uso dos produtos, atenção e foco no paciente, assim como os processos de saúde onde o medicamento e os diagnósticos de análises clínicas estão envolvidos. “O farmacêutico precisa ter os ouvidos bem abertos, para poder compreender as necessidades do paciente e também, bastante olhar crítico em relação a fiscalização de insumos e produtos acabados”, descreve Carniel.

Diferente de médicos e enfermeiros, que trabalham diretamente com pacientes, o professor ressalta que o foco do profissional de farmácia é o medicamento. “A linha tênue que os separa, é que o farmacêutico não prescreve medicações, ele apenas faz a preparação, separação e triagens para gerar economia de custos”, exemplifica Carniel.

De acordo com Carniel, um estudante que deseja atuar na área da farmácia, precisa estar atento às novidades que surgem na internet. “É necessário sentir o chamado de querer salvar pessoas, melhorar o estado de vida, produzir os melhores medicamentos e desenvolver novos produtos cosméticos. Isso vai exigir muita criatividade, perspicácia e atenção às novidades da internet, pois é esse o profissional farmacêutico que a sociedade espera”, define.

 O profissional farmacêutico na pandemia

Durante a pandemia de Covid-19, Carniel lembra que o farmacêutico tem o papel fundamental de realizar os conhecidos testes rápidos de Covid, além de também estar envolvido no desenvolvimento e no controle de qualidade das vacinas disponíveis. “Assim como também, a pesquisa de prováveis medicamentos que podem ajudar a melhorar um estado de vida e oferecer uma possível cura”, destaca.

Carniel pontua que o profissional precisa observar as melhores informações, para evitar que a sociedade faça uso de medicamentos que não possuem eficácia contra o vírus. “É claro que nós temos o uso de outros medicamentos que ajudam a salvar vidas, porque evitam o agravamento pulmonar. Existem alguns antibióticos e corticosteróides que com condutas médicas e protocolos adequados, se mostraram importantes no tratamento, ”, finaliza. 

COMENTÁRIOS dos leitores