Intercâmbio profissional: o que é e para onde ir em 2022?

Com a reabertura das fronteiras, os planos de estudar ou trabalhar fora do país foram retomados

qua, 02/03/2022 - 13:43
Freepik Os interessados devem ficar atentos as informações Freepik

Os planos de realizar intercâmbio, para alguns, foram adiados devido à pandemia do novo coronavírus. Com o início da vacinação, mesmo que de forma tardia no Brasil, e os índices de contaminação desacelerando, algumas fronteiras tornaram a abrir e o desejo de estudar fora do país voltou a ser possível.

Em entrevista ao LeiaJá, a especialista em intercâmbio e gerente da empresa do segmento Student Travel Bureau (STB), localizada no Recife, Marina Motta, ressalta alguns pontos importantes para pôr em prática no momento de organizar a viagem. “O estudante deve ficar atento às exigências do país de intercâmbio, ponto que varia, como tempo de realização do exame do RT-PCR [teste que diagnostica Covid-19], checar também os países de conexão, questão do visto e se será necessário realizar quarentena”, explica. Veja o vídeo:

À reportagem, Marina Motta elencou os principais destinos para realizar intercâmbio ainda em 2022. Entre eles estão Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Espanha e Itália. “O visto para o Canadá demora em torno de um mês ou um mês e meio. O país soube controlar bem a pandemia e tem uma população receptiva. Um bom lugar para quem deseja fazer uma pós, curso de inglês”, conta.

Ela ressalta que os interessados em viajar para os Estados Unidos precisam de um pouco de paciência na hora de solicitar o visto. “Para turista, o tempo para o visto é um pouco mais longo, já para quem vai como estudante, comprovando que está matriculado em uma instituição de ensino de lá, é relativamente rápido”.

Intercâmbio profissional: o que é e quais modalidades existem?

A proposta do intercâmbio profissional é atrelar a possibilidade de morar e trabalhar em outro país, no entanto, vale salientar que há oportunidades remuneradas, como também voluntárias. No caso da segunda opção, o consultor de intercâmbio, Ítalo Cunha, reforça a necessidade de uma reserva financeira para o período da experiência.

"O intercâmbio profissional traz um ganho intelectual, laboral e cultural para quem realiza. Logo, isso será um grande diferencial no currículo. A gente sabe que os últimos dois anos foram de poucos ganhos, por isso, realizar intercâmbio, mesmo que por um curto período, como duas semanas, por exemplo, requer planejamento financeiro" , ressalta.

Dentre as modalidades, ou seja, opções de intercâmbio profissional, Ítalo aponta as mais procuradas: Au Pair, Work and Travel e voluntário. "A oportunidade de Au Pair, geralmente, atrai mais as mulheres. Por meio dessa modalidade, os interessados podem trabalhar cuidando de crianças, por um período de até um ano, e morando em casas das famílias", explica. 

A modalidade 'Work and Travel' é destinada a universitários que possibilita trabalhar durante as férias. "Para quem deseja ter a experiência de intercâmbio nos Estados Unidos, o Work and Travel é uma boa opção porque é um programa regulamentado pelo governo de lá. Além disso, os intercambistas podem permanecer no país por até quatro meses", explica o consultor.

COMENTÁRIOS dos leitores