UNAMA retoma intercâmbio com estudantes estrangeiros

Pietro Riva, aluno de Relações Internacionais, saiu da Itália para estudar seis meses em Belém

qua, 09/03/2022 - 18:19
UNAMA O estudante Pietro Riva (à direita), da Itália, avança no mestrado UNAMA

A UNAMA – Universidade da Amazônia voltou a ser rota dos acadêmicos internacionais. Até o final de junho deste ano, o intercambista italiano de Relações Internacionais Pietro Thomas Riva, da Universidade Católica de Milão (UNICATT), vai estudar no campus Alcindo Cacela, no ensino equivalente ao mestrado. O estudante está recebendo apoio do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) e da graduação do curso de Relações Internacionais. 

Para a reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, essa é uma retomada dos intercâmbios, que foi suspenso por conta das restrições da pandemia de covid-19. “Nós sempre tivemos a tradição de receber vários alunos internacionais, que vêm aqui ter uma experiência de trabalhar e estudar dentro da Universidade na Amazônia. Muito feliz em receber o Pietro, que vai desenvolver um percurso pedagógico e acadêmico importante para a formação dele e poder trazer um pouco da experiência no que já desenvolve na universidade de origem”, afirmou a gestora. 

O estudante veio a Belém por meio de um projeto chamado Erasmus, que faz parte de um termo de cooperação entre o Brasil e as universidades europeias. Pietro já estudou outros seis meses na Inglaterra e cumpre outras disciplinas na UNAMA, para completar a etapa que garante o título de mestre.  “Eu achei que foi uma oportunidade muito grande de aprender uma outra língua, como o português, aprender com novas culturas e morar em um lugar que é muito particular, na Amazônia. É uma experiência de vida”, disse o estudante italiano. 

Segundo o orientador do acadêmico, professor Emílio Arruda, do PPAD, a UNAMA tem um convênio Erasmus direto com a Universidade Católica de Milão. “Esse estudante está em uma universidade que tem vários projetos internacionais específicos na área de desenvolvimento, relações internacionais, administração e outros. Essa é uma oportunidade de contato com outros professores que já produzem conteúdos nessa mesma linha. Também traz contribuição específica pelo contexto de onde nós moramos – no meio da região Amazônica – de discutir assuntos pesquisados no mundo”, disse o pesquisador. 

Para a Pró-Reitora de Pesquisa da UNAMA, Anna Vasconcelos, o intercâmbio é uma grande oportunidade. “Nós estamos priorizando a nossa internacionalização, tanto na graduação quanto na pós-graduação stricto sensu. Estamos aproveitando essa oportunidade em um projeto muito bom, que é o Erasmus, e concretizando a parceria. Mas a nossa intenção é expandir essas relações, mostrando aos alunos da UNAMA a possibilidade estudar na Europa ou vice-versa”, reforçou.

Por Rayanne Bulhões/Ascom UNAMA.

COMENTÁRIOS dos leitores