Processo de imigração para os EUA ficará mais rápido

Novas medidas devem ser implementadas nas próximas semanas

por Elysa Assis qui, 07/04/2022 - 18:02
Divulgação/Litero Os brasileiros poderão se beneficiar da redução do processo de imigração Divulgação/Litero

O Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) anunciou que irá acelerar os esforços para o processo de pedidos de imigração (green card) e de autorização de trabalho nos Estados Unidos. A redução no tempo de processos de Green Card pode beneficiar imigrantes brasileiros.  

O objetivo da agência americana é avaliar a maioria dos processos em seis meses, porém, para algumas categorias especificas, esse prazo pode ser reduzido até para duas semanas. As novas medidas, que deverão ser implementadas nas próximas semanas, irão beneficiar cerca de 9,5 milhões de pessoas que aguardam a conclusão de seus processos com o USCIS, além das novas solicitações.

O tempo médio para análise de um pedido de imigração variava de oito a dez meses, dependendo da categoria imigratória. Contudo, devido a pandemia da covid-19 e as medidas do governo anterior, geraram um grande atraso no processamento dos casos, especialmente após o fechamento temporário dos postos de atendimento do USCIS, em 2020. A partir de então, a maioria dos solicitantes têm aguardado até dois anos para serem aprovados no processo. Os atrasos também afetaram a emissão do work permit, documento que permite que estrangeiros trabalhem legalmente nos EUA enquanto aguardam o julgamento de seus processos. 

“As medidas são muito bem-vindas e chegam em um momento crucial para o USCIS, que está atolado com milhões de casos parados. A expectativa é que eles aumentem o número de funcionários para agilizar todos os processos nos próximos meses”, comentou Marcelo Gondim, advogado de imigração sediado nos Estados Unidos. 

A maioria dos green card é permitida para imigrantes qualificados por laços familiares com cidadãos americanos, investimento ou ainda para estrangeiros que possuem uma carreira profissional de destaque no país e, em muitos casos, uma formação de nível superior. O portador do green card adquire o direito a residência permanente na América, e após cinco anos residindo no país, pode dar entrada em um pedido de cidadania americana. 

“Cada vez mais brasileiros tem conseguido o green card. Só na última década foram quase 132 mil documentos de residência emitidos para imigrantes que partiram legalmente do Brasil aos EUA, e a tendência e que esta quantidade suba ainda mais nos próximos anos graças a carência que hoje existe no mercado de trabalho americano para diversas profissões em que os brasileiros são conhecidos por sua excelência, como médicos, dentistas, engenheiros, fisioterapeutas, consultores de negocios, profissionais de TI, arquitetos, etc.” – ressaltou Marcelo Gondim, que há muitos anos tem assessorado clientes brasileiros em processos de green card para os EUA. 

O USCIS busca como oportunidade arrecadar mais fundos para o governo americano. Para cada serviço é cobrada uma taxa diferente, e existe inclusive uma taxa para processamento mais rápido chamada Premium Process, que prevê a conclusão de um pedido de green card em 15, 30 ou 45 dias, mediante pagamento de 1.500 a 2.500 dólares, dependendo do tipo de processo. 

“Quase todas as operações da imigração americana são financiadas com o dinheiro arrecadado pelos pagamentos das taxas. O governo americano certamente está expandindo as categorias elegíveis para o Premium Process com o objetivo de recuperar o prejuízo financeiro causado pela pandemia. Anualmente o USCIS arrecada 5 bilhões de dólares em taxas, mas este valor caiu para menos de 4 bilhões nos dois últimos anos” – esclareceu novamente Marcelo Gondim, que também é fundador da Gondim Law Corp, escritório de advocacia imigratória localizado na Califórnia.

COMENTÁRIOS dos leitores