Saiba como trabalhar na Inglaterra

O LeiaJá lista os documentos, vistos e quais oportunidades e as dificuldades que os brasileiros podem encontrar para alcançar esse objetivo

por Elysa Assis ter, 10/05/2022 - 09:00
Pixabay Rua em Londres, na Inglaterra Pixabay

A “terra da rainha” é com toda certeza um dos locais mais procurados por intercambistas de todos os tipos, seja por causa da rica cultura local, qualidade de vida, segurança e claro, a economia de moeda forte.

Todos estes atrativos fazem com que o cresça a procura por oportunidades no país da Rainha Elizabeth.  

“A Inglaterra é um destino muito procurado pela variedade de atrações e pontos turísticos, além de ter fácil acesso para outros países da Europa”, destaca Rosangela dos Santos, gerente geral da Optima intercâmbio. 

A Inglaterra pode ser um país incrível para viver e crescer profissionalmente, mas existem processos quando se escolhe trabalhar na terra dos Beatles.

O LeiaJá lista os documentos, vistos, pontos negativos e quais dificuldades que os brasileiros podem encontrar para alcançar esse objetivo. 

Saber inglês 

Pode parecer até obvio, mas muitas pessoas preferem aprender a língua do país apenas quando chegam nele. Isso dificulta em muito a possibilidade de conseguir empregos na Inglaterra.  

“Infelizmente aqui no Brasil não temos uma cultura bilingue ou poliglota, a maioria dos brasileiros ainda não falam inglês. Então, é muito comum que se comece indo pra lá para estudar o inglês para depois alcaçar outro tipo de mercado”, explica o coordenador do Egali Intercâmbio, Reginaldo Ácacio.  

O inglês britânico tem certas diferenças do falado nos Estados Unidos, especialmente na pronúncia das palavras. Mas independe de qual tipo de inglês você saiba, é possível se comunicar dos dois jeitos.  

Como conseguir trabalho

Existem duas formas de trabalhar na Inglaterra: a primeira é a transferência, onde profissionais de multinacionais, por exemplo, são transferidos como uma forma de promoção e subir de cargo.

Também é possível pesquisar em aplicativos, empresas e sites especializados. Há alguns sites que auxiliam na busca por empregos, como o conhecido Linkedln, Jobmach, Monster, Total Jobs, Adzuna, GlassDoor, Reed dentre outros.  

Vistos

Segundo Rosangela, brasileiros não precisam solicitar um visto prévio para entrar na Inglaterra. O mesmo é concedido no momento da entrada no país normalmente por um período de permanência de até 6 meses. 

Ao todo, a Inglaterra conta com seis formas possíveis de visto: visto para estudante; visto de trabalho temporário (Tier 5); visto de trabalho de longa duração (Tier 2); visto de conjugue; visto de família e o visto para quem tem direito a cidadania europeia.

Para conseguir o visto de trabalho de longa duração (Tier 2), são precisas permissões, além da comprovação de emprego e inglês fluente.  

É necessário saber se o seu certificado/diploma é aceito no país ou irá precisar de uma validação internacional. Para trabalhar em cargos de maior remuneração, é fundamental um bom desempenho profissional e curricular. 

Esse tipo de visto possibilita que o profissional fique no país entre 3 e 9 anos, podendo ser renovado, desde que a empresa ou empregador comprove que não encontrou profissionais locais com atributos necessários para a vaga.  

O visto de trabalho temporário é para vagas de trabalho voluntário, profissionais da saúde, atletas, funcionário de casa diplomática, trabalhador agrícola, treinamentos ou programas de idiomas, e para estrangeiros entre 18 e 30 anos, que desejam viver e trabalhar na Inglaterra por até dois anos. Para solicitar esse tipo de visto é necessário ter conhecimento em inglês e comprovar que tem um patrocinador, além da comprovação de renda para se manter no país. 

Dependendo da categoria escolhida, a média é de 1 a 2 anos de permanência. Esse tipo de visto também permite que o trabalhador estude e leve membros da família.  

Para solicitar os vistos, tirar dúvidas e taxas a serem pagas para a emissão dos documentos, os profissionais poderão acessar o site do governo. O primeiro passo é preencher o formulário online e enviar a documentação necessária corretamente. 

Documentação

Ao chegar no consulado da Inglaterra no Brasil, o profissional deverá ter em mãos documentos obrigatórios: comprovante de agendamento impresso, recibo da taxa de visto e da taxa de serviço VAC; passaporte atualizado e válido, com ao menos 1 folha em branco, frente e verso; 2 fotografias 3×4 atuais e coloridas; formulário de solicitação online impresso, assinado e datado; formulário de autoavaliação assinado e datado; extrato bancário, com valores que provem que tem como se sustentar no país período de avaliação; comprovante de fluência no idioma; Atestado Médico (teste de tuberculose) e seguro de saúde e todos os documentos de suporte relativos à categoria de visto de sua solicitação.

Pontos negativos 

Como todo país, existem pontos a serem considerados antes de escolher a Inglaterra. Reginaldo Ácacio explica que o alto custo de vida e alto investimento são elementos a serem pensados com clareza.  

Em média o aluguel de Londres varia entre 1.600 e 2.000 libras (mais de R$ 10 mil), em comparação as cidades mais afastadas que é de 780 a 800 libras (cerca de R$ 4,9 mil). Também é possível alugar quartos no centro da cidade, ao invés de um apartamento.  

Validação do diploma é um ponto negativo, afinal demanda dinheiro e tempo. As profissionais que normalmente pedem a validação são advogados, médicos e engenheiros. 

Também é necessário entender a diferença cultural, que pode acabar sendo um problema para muitos imigrantes.

COMENTÁRIOS dos leitores