UFPE aprova novas regras para certame de professor efetivo

Confira o que muda nos concursos para docentes da UFPE

por Elaine Guimarães qui, 26/05/2022 - 18:36
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Universidade Federal de Pernambuco Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), aprovou, nesta quinta-feira (26), novas regras para a realização de concursos para professor efetivo. A normativa substitui duas resoluções anteriores, direcionadas para os certames de professor do ensino básico técnico e tecnológico e de magistério superior. 

As novas regras trazem como novidade que as inscrições nos processos seletivos devem ser feitas, exclusivamente, pela internet, através do sistema sistema eletrônico Sigrh. De acordo com a instituição, isso permitirá a apliação de candidaturas.

Outra mudança é a presença, como etapa do concurso, da defesa de memorial. "Nessa etapa, o professor ou a professora pode apresentar um pouco da sua história e destacar aspectos relevantes da sua trajetória que contribuam para a Universidade”, exemplifica a pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progepe) Brunna Carvalho, por meio da assessoria. 

No que se refere às políticas afirmativas, a UFPE passará a contar, na prova de títulos, os impactos da maternidade na vida acadêmica das estudantes. "A igualdade de gênero é, inclusive, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (ODS 5). Com essas atualizações, a instituição demonstra que está atenta a políticas referendadas internacionalmente”, observa a pró-reitora.

COMENTÁRIOS dos leitores