Confira dicas para conseguir um emprego na África do Sul

A África do Sul é um país com grande diversidade cultural e pode atrair brasileiros que desejam viver entre a natureza e a vida urbana

por Elysa Assis seg, 13/06/2022 - 11:17
Pixabay/Sharon Ang Cidade do Cabo, na África do Sul Pixabay/Sharon Ang

A África do Sul é uma ótima opção para brasileiros que buscam aventura e uma rica diversidade cultural, além de um custo de vida bastante acessível. Mesmo diante do estigma dos países africanos, após a Copa do Mundo de 2010, a África passou por mudanças e isso influenciou de forma positiva na economia do país.

“A África do Sul é um destino onde você encontrará lindas praias e se você ama safari, lá tem os melhores. A moeda sul africana é inferior ao real, então compensa muito para brasileiros irem para lá por essa questão também”, explica Karen Akina, fundadora da agência Soul África.

O país é um belo exemplo de que vida urbana e natureza podem andar lado a lado, além dos safaris e animais selvagens, a África do Sul conta com grandes metrópoles como Cidade do Cabo, Joanesburgo e Porto Elizabeth.

Vale ressaltar que, por se tratar de um país diverso, alguns brasileiros podem encontrar dificuldade de se comunicar. Ao todo, a África do Sul possui 11 dialetos oficiais. Segundo Akina, as línguas mais faladas são inglês, afrikaans, zulu e xhosa.

Visto de trabalho

Karen explica que brasileiros que desejam trabalhar no país vão precisar do visto CSWV (Critical Skills Work Visa).

É necessário destacar que para conseguir o visto, o brasileiro terá que se inscrever pessoalmente em uma embaixada ou consulado da África do Sul , não sendo necessário marcar uma consulta com antecedência.

“Você precisará preencher o formulário de inscrição em todas as suas partes com a maior precisão possível. Finalmente, você deve trazer com você uma série de documentos comprovativos que comprovem que você é elegível para este tipo de autorização de trabalho”, explica Karen Akina.

Como conseguir emprego 

“Para saber as vagas mais requisitadas, você tem que entrar no site do consulado semanalmente e consultar se alguma empresa está procurando algum cargo para critica skills, as áreas mais requisitadas costumam ser na área de engenharia, agronomia e T.I”, destaca.  

Sites como Linkedln e Bosch são meios de buscar por oportunidades de emprego e se candidatar às vagas.

Melhores cidades 

As maiores cidades são ótimas opções para quem busca uma grande variedade de emprego e de introdução a cultura local.

“As escolas de intercâmbio, a maioria está localizada na cidade de Cape Town, onde tem fácil acesso para ir para a praia, montanhas e a vida noturna é bem animada. Os trabalhos voluntários ficam localizada em torno de uma hora de Cape Town”, conta a Karen.

Adaptações e perspectivas

Segundo a fundadora da Soul África, um dos grandes problemas encontrados para os brasileiros é em relação a comida local.

“A comida sul africana é bem apimentada e a dificuldade em adaptação que [o brasileiro] terá em qualquer país; a questão do fuso horário é algo que também pode acontecer. Mas o clima da África do sul é bem parecido com o clima do Brasil a única diferença é em relação que lá venta bastante por conta das montanhas”, finaliza.

COMENTÁRIOS dos leitores