Professor é demitido por usar ‘tirinha política’ em prova

Alunos manifestaram descontentamento sobre a decisão da instituição

por Ayanne Lima sex, 01/07/2022 - 17:48
Reprodução/Redes Sociais Tirinha de André Dahmer na prova Reprodução/Redes Sociais

O professor de sociologia Osvaldo Machado da Silva Neto, de 41 anos, foi demitido na última terça (28) do colégio da rede privada Visão, em Goiânia, por utilizar em sua prova tirinhas do cartunista André Dahmer. As tiras possuem, em seu conteúdo ,críticas ao governo brasileiro. 

Como posicionamento, o colégio declarou que “a escola possui um Código de Conduta que veda manifestações políticas, partidárias ou ideológicas em ambiente escolar. A direção do Colégio mantém um canal de diálogo aberto com alunos e familiares, sempre pautando suas ações no Código de Conduta.”

Por meio de uma nota de repúdio, o Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro-Goiás) criticou a demissão do docente e a exposição que sofreu nas redes sociais, devido a um vídeo publicado pelo youtuber Gustavo Gayer.

“É inaceitável qualquer interferência no conteúdo ministrado em sala de aula com a finalidade de ceifar o direito de propagação do conhecimento e do livre pensamento e, mais ainda, é intolerável a exposição indevida do professor, pois a sua imagem, honra, liberdade de expressão e de ensinar são direitos humanos fundamentais e irrenunciáveis.” 

André Dahmer também se pronunciou sobre o caso através de seu Twitter: “O colégio Visão não sabe, mas meu trabalho aparece com frequência em concursos públicos e vestibulares. Em 2011, um dos meus quadrinhos foi tema de redação do ENEM”, afirmou o cartunista.

Os alunos do colégio Visão realizaram nesta quarta (29) protestos contra a decisão da instituição. Os estudantes escreveram uma carta, e colaram post- its por todo o colégio, além de se reunirem em defesa do professor.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores