Parlamentares ligados ao agro pedem anulação de três questões do Enem 2023

De acordo com FPA, os quesitos perguntas estão "mal formulados e de comprovação unicamente ideológica"
Prova do Enem 2023 - Ruan Reis/LeiaJá

Parlamentares ligados ao agronegócio pedem a anulação de três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. De acordo com a nota emitida pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), os quesitos 89, 70 e 71, da prova branca, são "cunho ideológico e sem critério científico ou acadêmico". Ainda segundo o comunicado da 'bancada do agro', as perguntas da prova, aplicada no último domingo (5), "são mal formuladas, de comprovação unicamente ideológica e permite que o aluno marque qualquer resposta, dependendo do seu ponto de vista". 

Confira as questões:

70 (prova branca)

questão-geo-enem

 71 (prova branca)

sociologia-enem

89 (prova branca) 

geografia-questão

Nas ações previstas pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), além da anulação das questões, estão a convocação do Ministro da Educação, Camilo Santana, para audiências na Câmara dos Deputados e Senado Federal e pedido de informação ao Ministério da Educação (MEC) sobre a banca organizadora do certame, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), e referências bibliográficas utilizadas para a construção da prova. 

Além disso, a FPA alega que houve "negacionismo científico" contra um setor que promove "segurança alimentar ao Brasil e ao mundo". "O setor agropecuário representa toda a diversidade da agricultura: pequenos, médios e grandes. Somos um só e não aceitaremos a divisão para estimular conflitos agrários”, diz a nota. 

O que diz o Inep

Por meio de nota, enviada ao Vai Cair No Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece que as questões que compõem o Enem "são elaboradas por professores independentes, selecionados por meio de edital de chamada pública para colaboradores do Banco Nacional de Itens (BNI)". Logo, não há interferência do órgão na seleção dos colaboradores selecionados para compor o BNI.

Ainda segundo o comunicado, "o processo envolve as etapas de elaboração e revisão pedagógica dos itens, além de validação pelo trabalho de uma comissão assessora. Os itens selecionados para a edição de 2023 passaram pelo fluxo estabelecido nas normativas do BNI".

COMENTÁRIOS DOS LEITORES