Primeiros candidatos terminam o segundo dia do Enem 2023

Os portões abrem para os candidatos saírem dos locais de provas a partir das 15h30, sem o caderno de questões
Candidatos saem do segundo dia do Enem neste domingo (12) - Rachel Andrade/LeiaJá

Os primeiros candidatos que terminaram as provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, neste domingo (12), começam a sair dos locas de avaliação a partir das 15h30. Neste horário, no entanto, ainda não é permitido se retirar do local portando o caderno de questões das disciplinas de Matemáticas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 

Este não foi um problema para o candidato Guilherme Henrique, de 20 anos, que saiu assim que os portões foram liberados pelos fiscais, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista, área central do Recife. Prestando o exame pela segunda vez, Guilherme não enxergou grandes dificuldades em responder às questões, mas também não achou a prova tão fácil. “Foi mais ou menos”, afirmou rapidamente à reportagem. Guilherme pretende seguir carreira no teatro. 

Outra aluna que saiu logo que os portões reabriram foi Emily Elaine, de 18 anos. Fazendo o Enem pela primeira vez, a jovem, moradora do bairro de Casa Amarela, na zona Norte do Recife, vai tentar uma vaga no curso de psicologia. “Foi bem calma a prova, estava consideravelmente fácil”, disse, apesar de ter ponderado que achou Matemática e suas Tecnologias a mais complicada de todas as matérias de hoje. 

Em comparação com o primeiro dia do exame, no último domingo (5), que contou com a prova de redação, Emily achou as questões de Natureza e matemática mais tranquilas de resolver. “[O primeiro dia] foi mais difícil por conta dos textos, é bem complicado. E o curto período de tempo, para tanto tempo, fica complicado administrar”, relembra. 

LeiaJá também 

Estudantes aprovam primeiro dia de provas do Enem 2023  

Enem 2023: Memes divertem a internet no segundo dia de provas 

Treineiros, irmãos chegam com cinco horas de antecedência ao Enem no Recife 

Candidato chega ao Enem fantasiado para 'diminuir tensão'  

Colegas de sala na escola e no Enem 

Aplicantes pela primeira vez, Mayane Soares, de 18 anos, e Daniel Freitas, de 17, moradores do bairro da Linha do Tiro, na zona Norte da capital pernambucana, estudam na mesma escola e decidiram se deslocar juntos, já que foram designados para o mesmo local de prova. Para Mayane, que pretende cursar enfermagem, a maratona de questões deste domingo foi mais fácil, apesar de ter sido uma carga pesada. 

enem

Daniel e Mayane, colegas de escola. Foto: Rachel Andrade/LeiaJá 

“Cansativa. Complicada, mas deu pra ‘desenrolar’ um pouquinho”, balanceou, complementando ainda que as provas do primeiro dia foram mais fáceis. Mesmo sendo um desafio para a maioria dos aplicantes, a jovem achou a prova de Matemática e suas Tecnologias mais tranquila de resolver. Daniel, que deseja cursar história, também achou as questões de matemática mais fáceis de responder. 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES