Carreiras

| Empreendedorismo

O brasileiro é conhecido pela criatividade e pela aposta em diferentes tipos de ideias no campo empresarial. O empreendedorismo faz parte da essência do povo. Visando essa característica, empreendedores visionários criaram o Instituto Latino–Americano de Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Sustentável - Instituto Êxito, cujo principal foco é a criação e desenvolvimento do espírito empreendedor nos jovens brasileiros, principalmente os carentes e de escolas públicas.

Com abrangência nacional, e trabalhando com diferentes frentes, o Instituto terá uma plataforma com cursos on-line e investirá nas ideias e startups de empreendedores que se beneficiarem em qualquer atividade da entidade, além de outras iniciativas. 

##RECOMENDA##

O lançamento do Instituto Êxito aconteceu na última quarta-feira (22), em São Paulo, e contou com a presença de grandes nomes do empreendedorismo nacional, como Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel, Antônio Carbonari Netto, fundador da Anhanguera Educacional, João Appolinário, fundador da Polishop e Janguiê Diniz, controlador do grupo Ser Educacional, e presidente do Instituto. 

Confira mais detalhes no vídeo:

[@#video#@]

[@#galeria#@]

O Instituto Latino-Americano de Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Sustentável - Instituto Êxito de Empreendedorismo teve sua cerimônia de lançamento realizada na noite desta quarta-feira (22), em São Paulo. A entidade foi fundada por 34 empreendedores visionários e hoje já conta com mais de 100 associados, todos em prol de um objetivo central: fazer do empreendedorismo a turbina para alavancar vidas e histórias.

##RECOMENDA##

Por acreditar que os empreendedores brasileiros podem contribuir com a troca de conhecimento e experiências para que os jovens, especialmente os carentes e de escolas públicas, se desenvolvam e descubram o “dom” empreendedor que existe neles, o Instituto Êxito foi criado com a filosofia de que, independente da classe social e econômica, qualquer pessoa pode transformar suas ideias em negócios bem-sucedidos, melhorando, assim, a realidade e a comunidade na qual vive. Seus pilares, de cunho totalmente social, são pautados na trabalhabilidade, geração de riquezas, renda e empregos com investimentos no desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes carentes e profissionais que tenham o interesse em se qualificar e empreender. “Nós estamos engajados em contribuir para a transformação social que o Brasil precisa. Os jovens potenciais empreendedores, principalmente os carentes, estão no eixo central dos projetos”, explicou o presidente do Instituto e controlador do grupo Ser Educacional, Janguiê Diniz.

Estiveram presentes na cerimônia de lançamento do Instituto Êxito grandes nomes do empreendedorismo nacional, Alberto Júnior, fundador do Grupo Life Brasil; Antônio Carbonari Netto, fundador da Anhanguera Educacional; Cândido Pinheiro Júnior, vice-presidente do Hapvida; Celso Niskier, presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES); Fábio Coelho, presidente do Google Brasil; Fernando Seabra, diretor da Fiesp; Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel; João Appolinário, fundador da Polishop; João Kepler, empreendedor e investidor-anjo; José Olympio Pereira, presidente do Banco Credit Suisse no Brasil; Marcelo Chucre, fundador e presidente da Linha Direta; Rafael Furlanetti, sócio diretor Institucional da XP Investimentos; entre outros grandes nomes do empreendedorismo.

O Instituto foi idealizado para despertar o dom empreendedor que existe em cada um, por meio da identificação de habilidades e competências que são necessárias para o seu desenvolvimento pleno “Esse trabalho, de cunho totalmente social, já nasce grande e vem com um time que está totalmente empenhado em ajudar aqueles que precisam. Estamos juntos nessa empreitada e queremos fazer esses talentos que existem nos quatro cantos do país serem vistos e prosperarem”, destacou, durante a cerimônia, o presidente da Polishop, João Appolinário. A iniciativa disponibiliza aos jovens carentes uma ampla plataforma que conterá cursos on-line, com o objetivo de ajudar o desenvolvimento pessoal e profissional de cada participante e visando despertar a trabalhabilidade. “Com o uso de diversas soluções tecnológicas desenvolvidas para o Instituto, seremos capazes de alcançar o maior número de pessoas possíveis, gerando mais transformação e desenvolvimento para uma sociedade empreendedora e sustentável”, pontuou o Diretor da Startup Ecosystem da Fiesp e presidente do Conselho Consultivo do Instituto, Fernando Seabra.

Parceria

A cerimônia de lançamento do Instituto Êxito contou com a assinatura do primeiro convênio da entidade, celebrado com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). O termo de cooperação visa desenvolver e estimular o empreendedorismo nas instituições de educação superior associadas à ABMES. “A parceria com o Instituto Êxito vai oportunizar, para os nossos associados, iniciativas inovadoras para estimular a educação empreendedora em suas IES, preparando melhor os estudantes para o mundo dos negócios”, garantiu o presidente da ABMES, Celso Niskier.

Investimento e incentivo

Além da plataforma de cursos on-line, o Instituto atuará com incentivo e investimento aos projetos e empreendedores participantes, em várias frentes. O Fundo de Investimento, cujos recursos captados junto aos sócios fundadores e contribuintes, possibilitará aportes financeiros em ideias e startups de empreendedores que se beneficiarem em qualquer atividade do Instituto. O microcrédito do empreendedorismo com juros sociais fornecerá o apoio financeiro essencial no desenvolvimento dos projetos, para dar tranquilidade e suporte na criação e implementação dos mesmos.

Haverá, ainda, outras iniciativas, como a Aceleradora de Startups, que funcionará como uma incubadora para acelerar pessoas e empreendimentos; a Biblioteca do Empreendedor, que reunirá uma série de livros com o selo do Instituto Êxito; a Revista Empreenda com Êxito, para disseminar a cultura empreendedora; o Game Trilha do Empreendedor, que vai conduzir os jovens empreendedores em como empreender com sucesso e terá pílulas de aprendizagem e um torneio nacional de empreendedorismo usando o game digital; o “Bate-papo com o Mestre Empreendedor”, que ocorrerá mensalmente no auditório do Instituto Êxito com transmissão on-line pela TV Êxito e reunirá a cada edição um empreendedor de trajetória bem-sucedida para falar sobre as experiências do seu negócio; além do Prêmio Êxito do Empreendedorismo Latino-Americano, que irá auxiliar no fomento do espírito empreendedor no Brasil e na América Latina.

Os detalhes para se tornar um sócio colaborador do Instituto ou um beneficiário dos serviços podem ser conferidos no site www.institutoexito.com.br.

No programa Vem Ser S/A desta quarta-feira (22), o apresentador, Janguiê Diniz, Controlador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional, entrevista com Marcelo Cherto, especialista em Franchising e um dos fundadores da Associação Brasileira de Franchising (ABF), entidade civil responsável por divulgar franquias de uma novas empresa, além de selecionar franqueados para expansões.

No programa, Marcelo vai contar sobre a sua trajetória desde estudante de direito no estado de São Paulo até a posição que ocupa hoje. Ele vai falar, ainda, sobre como funciona a nova técnica de franquias e dar dicas para quem quer empreender na área. A entrevista será transmitida às 20h, no Facebook e Youtube de Janguiê Diniz, além dos canais do LeiaJá.

##RECOMENDA##

[@#galeria#@]

A Escola Conecta, localizada no bairro da Madalena, no Recife, promoveu, nesta segunda-feira (20), o “Seminário Conecta de Empreendedorismo e Carreira”. O evento contou com palestras de grandes empreendedores da cena brasileira, como o fundador e presidente do Grupo Ser Educacional, Janguiê Diniz, e o Head do centro de inovação Overdrives, Luiz Gomes.

##RECOMENDA##

Na ocasião, os palestrantes relataram suas experiências pessoais com negócios e como o empreendedorismo e a tecnologia estão atrelados ao mercado de trabalho. “A educação é o principal pilar de qualquer empreendedor. Trabalhar muito e estudar muito é a chave para fazer o seu negócio dar certo. Além disso, é preciso estar atento às inovações do mercado de trabalho e da nossa sociedade, que é disruptiva e está constantemente em mudança”, disse Janguiê Diniz.

O publicitário e especialista em marketing digital Bruno Pinheiro, que ministrou a palestra “As possibilidades de empreender no universo digital”, destacou os principais pontos para empreender na internet. “A internet é uma fonte inesgotável de recursos, é uma fonte inesgotável de dinheiro e oportunidades. Estar atento às inovações do mercado pode ajudar a saber por que mudanças passarão cada profissão. A tecnologia é a matéria prima do presente e do futuro, quem domina a tecnologia está um passo à frente para ter sucesso profissional”, pontuou o especialista. Pinheiro já formou mais de 17 mil alunos com o método 'NOS', um treinamento de seis passos para a criação de um negócio online de sucesso.

Para o Head do centro de inovação Overdrives, Luiz Gomes, as oportunidades do mercado estão em constante mudanças e é necessário identificar ideais de negócios com grande potencial mercadológico. “No Overdrives, nós investimos em ideias que podem dar certo, nós aperfeiçoamos o desempenho de outras empresas. Então, acredite na sua ideia, esteja atento às mudanças do mercado e empreenda”, ressaltou.

Também participou do evento o CEO e fundador da Edulabzz, empresa desenvolvedora de tecnologias educacionais, Lucas Moraes, que falou sobre inovação educacional no mundo dos games. “Ser um gamer também é uma profissão, existe muita gente hoje ganhando dinheiro com isso. Nós desenvolvemos jogos educacionais que, além da diversão, proporcionam aprendizado aos jogadores”, destacou.

A diretora geral da Escola Conecta, Sandra Janguiê, afirmou que o evento ofereceu “orientações para aqueles que desejam aprender como usar a criatividade para elaboras projetos empreendedores”.  Ainda segundo a gestora, também foi abordado “a questão do futuro do trabalho, ressaltando o que os jovens devem considerar na hora de pensar suas carreiras”, concluiu. Após as palestras, os estudantes participaram de uma Arena de Jogos de Empresas, coordenado pela Edulabzz.

O programa Vem Ser S/A desta quarta-feira (15), apresentado por Janguiê Diniz, Controlador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional, entrevista a CEO da Atom S/A, empresa que facilita trâmites e ensina aqueles que estão interessados no mercado de investimentos em ações.

O programa vai tentar desmistificar a crença de que só aqueles que têm muito dinheiro podem investir na bolsa. A especialista em investimentos vai dar dicas importantes sobre como aplicar dinheiro e contar um pouco sobre a trajetória que traçou da faculdade até a presidência da ATOM.

##RECOMENDA##

O Vem Ser S/A é transmitido a partir das 20h, no Facebook e YouTube de Janguiê Diniz, além dos canais do LeiaJa.com.

O Brasil é um lugar repleto de oportunidades para empreender e de um povo altamente guerreiro e criativo. Partindo deste princípio, um grupo de 34 empreendedores visionários se uniu para criar o Instituto Latino – Americano de Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Sustentável - Instituto Êxito. O lançamento oficial acontece na próxima quarta-feira (22), no auditório da Be.Academy, em São Paulo, às 19h, e reunirá empreendedores de vários segmentos, jornalistas e especialistas no assunto.

Por acreditar que os empreendedores brasileiros podem contribuir com a troca de conhecimento e experiências para que os jovens, especialmente os carentes e de escolas públicas, se desenvolvam e descubram o “dom” empreendedor que existe neles, o Instituto Êxito foi criado com a filosofia de que, independente da classe social e econômica, qualquer pessoa pode transformar suas ideias em negócios bem-sucedidos, melhorando, assim, a realidade e a comunidade na qual vive. Seus pilares são pautados na trabalhabilidade, geração de riquezas, renda e empregos com investimentos no desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes carentes e profissionais que tenham o interesse em se qualificar e empreender.

##RECOMENDA##

O corpo de fundadores, diretores e conselheiros do Instituto traz grandes nomes do empreendedorismo brasileiro, como o presidente da VTEX, Alfredo Soares; o fundador da Anhanguera Educacional, Antônio Carbonari Netto; o fundador e presidente do Fundo Iron Capital, Bruno Guedes Pereira; o fundador e presidente do Centro Universitário Unicarioca, Celso Niskier; o vice-presidente do Hapvida, Cândido Pinheiro de Lima; o presidente do Bank Of America/Merrill Lynch, Eduardo Alcalay; o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho; o diretor da Fiespe, Fernando Seabra; o fundador e presidente da Samba Tech, Gustavo Caetano; o fundador e presidente da JR Diesel, Geraldo Rufino; o fundador da Universidade Anhembi Morumbi, Gabriel Mário Rodrigues; o fundador e presidente do Fundo de Investimentos Bossa Nova, João Kepler; o fundador e presidente da Polishop, João Appolinário; o fundador e controlador do grupo Ser Educacional, Janguiê Diniz (este eleito o primeiro presidente do Instituto); o presidente do Banco Credit Suisse no Brasil, José Olympio Pereira; o fundador e presidente da Carmen Steffens, Mário Spaniol; o diretor da XP Investimentos, Rafael Furlanetti, dentre outros.

A idealização das atividades do Instituto se resume em “despertar o dom empreendedor que existe em cada um”, por meio da identificação de habilidades e competências que são necessárias para o seu desenvolvimento pleno, conforme destaca o primeiro presidente do Instituto, Janguiê Diniz. “Eu sempre estudei em escolas públicas, pois sou oriundo de uma família pobre que não teve oportunidade de estudar, nem de empreender. Entretanto, foi graças à educação, ao trabalho incansável, à resiliência e ao empreendedorismo que eu consegui conquistar muita coisa. Chegou a hora de ajudar os jovens a despertar o dom empreendedor que existe neles e mostrar que, apesar das dificuldades, obstáculos e adversidades que surgem no caminho, a educação e o empreendedorismo são capazes de mudar vidas, histórias e destinos, assim como mudaram a minha vida”, pontua.

O Instituto atuará em âmbito nacional e, posteriormente, internacional, com a realização de cursos on-line, congressos, seminários, palestras, debates, conferências, workshops, oficinas, reuniões, estudos, fóruns, hackathons, mentorias, entre outras ações, sendo grande parte delas gratuitas e direcionadas aos jovens carentes. Os programas de desenvolvimento pessoal e profissional são voltados para um público amplo, inserido em cinco categorias. A primeira categoria é para todos aqueles jovens, especialmente de escolas públicas, que querem criar empresas e buscam uma forma de despertar seu próprio potencial para colocar suas ideias em prática. A segunda categoria engloba aqueles jovens que não pretendem criar empresas, mas, que pretendem ser empreendedores em suas atividades como profissionais liberais, autônomos, etc., e precisam de qualificação. A terceira categoria reúne aqueles jovens que não pretendem criar empresas com fins lucrativos, mas, instituições sem fins lucrativos, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) ou ONGs, para gerar bem-estar social, procurando buscar soluções para os diversos problemas sociais, ambientais, étnicos, culturais, etc. A quarta categoria compreende aqueles jovens que não pretendem criar empresas, mas que pretendem atuar empreendedoramente, visando criar novos produtos, serviços, tecnologias, estratégias e negócios, na qualidade de empregado ou prestador de serviços da companhia em que trabalha ou presta serviços, ou seja, que pretende ser empreendedor internamente, ou intraempreendedor. E a quinta categoria reúne todos os que já se consolidaram, ou que começaram a se consolidar em suas profissões ou em seus empreendimentos, mas que necessitam se reciclar, se aperfeiçoar e renovar seus conhecimentos, estratégias e ideias.

O Instituto disponibilizará aos jovens carentes uma ampla plataforma que conterá centenas de cursos on-line, objetivando ajudar o desenvolvimento pessoal e profissional de cada jovem participante e visando despertar a trabalhabilidade para que ele seja empreendedor de si mesmo e possa gerar riqueza, renda e empregos. “O Brasil precisa de pessoas que acreditam e incentivam nossos jovens. Percebo que o Instituto Êxito traduz bem isso, afinal de contas, ele já foi idealizado com a premissa de ajudar o próximo, levando capacitação e conhecimento para quem realmente precisa”, acrescenta o presidente do Banco Credit Suisse no Brasil, José Olympio Pereira.

O objetivo do programa está em ajudar os potenciais empreendedores de instituições de ensino públicas a adquirirem habilidades e competências. Os primeiros cursos serão: 1) Empreendedorismo com Êxito – Curso Básico de Desenvolvimento das Habilidades para Empreender no Século XXI, de autoria de boa parte dos nossos fundadores; 2) Passos para o Sucesso – curso on-line sobre desenvolvimento pessoal e profissional, composto por nove módulos, de autoria de Janguiê Diniz; 3) A Arte de Empreender – Manual para Empreender e para Gerir Empresas de Sucesso – curso on-line sobre empreendedorismo, composto por 27 módulos, também de autoria de Diniz; entre outros.

Entre os diferencias do Êxito, estão as ações de cunho social. “Todo e qualquer participante de um dos nossos cursos, seminários ou qualquer atividade gratuita terá que dar uma contrapartida social. Exemplificando, o potencial empreendedor que for beneficiado com um módulo de um curso oferecido só poderá ter acesso ao segundo se comprovar que efetuou determinada atividade social ou humanitária, como plantar árvores, ajudar uma creche ou um asilo e assim por diante, criando uma grande rede de solidariedade humanitária e social”, esclarece o fundador e conselheiro do Instituto, Cândido Pinheiro, vice-presidente do Hapvida.

O Instituto emprega em seu DNA uma forte interação com as mídias sociais, haja vista o grande potencial de alcance e de força que essas redes de compartilhamento possuem. “Muitas das ações que o Instituto irá desenvolver terão uma forte apropriação das redes sociais, considerando o poder que impacto e a repercussão positiva que as ações poderão gerar. Nós acreditamos que as redes de compartilhamento são grandes ferramentas de difusão das atividades que os membros do Instituto irão realizar. Também será uma maneira de envolver as pessoas nos projetos e expandir o real espírito por trás dos projetos desenvolvidos, que é o de trazer sempre melhorias para o próximo”, complementa o vice-presidente do Instituto, João Kepler.

Na cartela de ideias revolucionárias que serão realizadas, estão ainda o Fundo de Investimento, que será um fundo cujos recursos captados junto aos sócios fundadores e contribuintes vão possibilitar o investimento em ideias e startups de empreendedores que se beneficiarem em qualquer atividade do Instituto; a Aceleradora de Startups, que funcionará como uma incubadora para acelerar pessoas e empreendimentos; a Biblioteca do Empreendedor, que reunirá uma série de livros com o selo do Instituto Êxito; a Revista Empreenda com Êxito, para disseminar a cultura empreendedora; o Game Trilha do Empreendedor, que vai conduzir os jovens empreendedores em como empreender com sucesso e terá pílulas de aprendizagem e um torneio nacional de empreendedorismo usando o game digital; o “Bate-papo com o Mestre Empreendedor”, que ocorrerá mensalmente, on-line ou presencialmente no auditório do Instituto Êxito e reunirá a cada edição um empreendedor de trajetória bem-sucedida para falar sobre as experiências do seu negócio; além do Prêmio Êxito do Empreendedorismo Latino-Americano, que irá auxiliar no fomento do espírito empreendedor no Brasil e na América Latina.

O Instituto Êxito também traz em sua esfera de atuação o microcrédito do empreendedorismo. A necessidade de orientação, mentoria e treinamento está no escopo inicial do projeto, mas o apoio financeiro é essencial no desenvolvimento dos projetos, para dar tranquilidade e suporte na criação e implementação dos mesmos. O conselheiro do Instituto, Antônio Carbonari Netto, ressalta alguns tópicos dessa realidade que muitos empreendedores enfrentam. “A dificuldade de financiamento a pequenos aspirantes a empreendedores, a carência de fiadores ou mesmo de garantia aos empréstimos, além de altos juros, tornam quase impossível que os negócios possam ser desenvolvidos com levantamento de recursos por meio de bancos. O projeto de microcrédito do empreendedorismo com juros sociais a ser implementado pelo Instituto traz uma nova visão e novas oportunidades aos jovens empreendedores”, explica.

“Enxergo que, por reunir ideias comuns em prol de um bem maior, que é o de incentivar e desenvolver o espírito empreendedor do povo brasileiro, o Instituto conseguiu agrupar empreendedores de diferentes linhas de atuação e isto vai contribuir para que as pessoas, sobretudo os jovens, possam desenvolver as habilidades e competências necessárias para se tornarem empreendedores de sucesso! Isto tem sido o aspecto mais desafiador e atrativo do projeto. Ter a possibilidade de participar, de alguma maneira, da realização dos sonhos de muitos, que nesse caso é ver os seus empreendimentos funcionando com sucesso, é algo muito gratificante”, finaliza o conselheiro João Appolinário, presidente da Polishop.

[@#galeria#@]

Os alunos da UNAMA - Universidade da Amazônia participaram da I Jornada de Trabalhabilidade realizada pelo Núcleo de Trabalhabilidade da instituição. O evento ocorreu na noite de terça-feira (7), no campus Alcindo Cacela, em Belém.

##RECOMENDA##

Quem tinha dúvidas sobre como conseguir organizar as finanças, quais as exigências do mercado de trabalho na atualidade e como desenvolver um bom marketing pessoal, pôde aprender com os palestrantes que atuam nessas áreas. A finalidade da jornada foi proporcionar aos alunos visão sobre como devem se posicionar no mercado de trabalho. 

Regina Teixeira, coordenadora do Núcleo de Trabalhabilidade, explicou que o conceito em voga não é mais empregabilidade, mas sim a trabalhabilidade. "Na empregabilidade eu quero só um emprego. Aa trabalhabilidade, não, ela vai nos proporcionar a oportunidade de entender que nós somos uma empresa e que nós temos que ser empreendedores. É ensinar aos nossos alunos a empreender, a serem criativos, a visualizar que a profissão dele não é só trabalhar numa empresa, mas que ele pode ser dono de uma empresa, que ele pode ser um profissional liberal e que ele precisa deter conhecimento de diversas áreas", afirmou.

Para Fabíola Cereja, administradora financeira, o planejamento financeiro tem que começar de forma pessoal e não adianta pensar em planejamento financeiro sem educação financeira. "Já tenho que pensar desde agora como é que eu vou me capitalizar para no futuro conseguir alcançar esses objetivos. É muito importante a gente traçar primeiro um objetivo, o que realmente eu quero com o meu dinheiro. Hoje a tecnologia ajuda muito. A gente tem várias planilhas disponíveis em aplicativos de celular que dá para fazer controle dos gastos diários e identificar onde os recursos financeiros estão sendo drenados", explicou.

Os alunos também aprenderam sobre a importância da Logística nas empresas com José Tomaz, Engenheiro Civil, que falou explicou que a sobrevivência de uma empresa do varejo, industria ou atacado depende da utilização da logística. 

Márcia Tuma, pedagoga e administradora, falou sobre o papel dos colaboradores nas organizações. "Hoje o ser humano é o ativo das organizações, por conta disso ele ficou em evidência. A globalização trouxe muitas exigências para as pessoas de hoje, as competências, eu tenho que ter competência para ser empregável, para além de conseguir um emprego me tornar fixo nele. O mercado passou a ter também a trabalhabilidade, que é o momento que você tem o poder para gerar renda, se você tem carteira assinada ou não. Essa é uma das diferenças principais que o nosso aluno tem que ter, porque para um ou para o outro de qualquer maneira ele se insere no mercado", detalhou Márcia.

Terezinha Barbagelata, professora de Letras Espanhol, disse que o mercado de trabalho, hoje, exige que o trabalhador seja no mínimo bilingue. "Para que o aluno possa possa ter sucesso na empregabilidade e na trabalhabilidade ele precisa de um outro idioma, porque sabendo de um outro idioma ele consegue competir nesse mercado de trabalho", explicou.

Os alunos parabenizaram o evento. "Eu achei uma palestra superinteressante. Gostei bastante", disse Jhuly Souza, aluna do 7º semestre de Biologia.

 

Nos dias 10 e 11 de maio, o Mar Hotel Recife sedia o Congresso de Direito e Novas Tecnologias promovido pelo pelo Grupo Ser Educacional. O evento é voltado estudantes da área e traz debates sobre constituição e desafios dos direitos humanos na pós modernidade.

Na manhã desta sexta (10), estiveram presentes Bruno Baptista, presidente da OAB Pernambuco, professores de direito das intituições UNINABUCO e UNINASSAU, além da palestra da advogada e especialista em direito digital, Gisele Truzzi, que também recebeu a Medalha Jusrista Tobias Barreto. Gisele, que atua no direito digital há 14 anos, considera o recebimento da medalha como um "marco na carreira", principalmente por ter sido aqui, em Pernambuco.

##RECOMENDA##

A advogada Gisele Truzzi recebeu a Medalha Jurista Tobias Barreto

"Ser homenageada aqui no Recife e sabendo da grandiosidade dessa medalha, me deixou muito honrada e feliz. É como se eles tivessem um reconhecimento do nosso trabalho na nossa profissão, que é tão difícil nos dias de hoje", declara a advogada, que também falou sobre direito aplicado nas startups, empresas inovadoras que trabalham com tecnologia.

Gisele acredita que é importante falar sobre direito no âmbito das startups, pois, segundo ela, muitas vezes os empreendedores não têm tanta noção jurídica do que é importante pra eles quando abrem uma empresa desse tipo.

"A minha ideia aqui hoje foi dar orientações sobre os principais problemas que surgem em relação as startups e falar da importância de se ter alguns documentos essenciais e bem fundamentados, bem como uma orientação jurídica sólida pra esse tipo de empeendimento" esclarece Gisele.

Também esteve no congresso, o ministro do STJ e doutor em Direito Civil, Paulo de Tarso Sanseverino que participou do talk show interativo sobre "Os direitos autorais na Era Digital". Ao LeiaJá, o ministro falou a respeito do impacto das novas tecnologias sobre o direito.

"Nós vivemos em plena revolução tecnológica que está se ampliando com a inteligência artificial e nós temos que ter mecanismos para a proteção da pessoa", disse. O ministro lembrou que no Brasil já existem instrumentos normativos, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Sobre a relevância de estar em um evento como esse, o jusrista lembra que essa é uma grande oportnidade de trocar experiências com estudantes de direito que, para ele, são o futuro do Brasil.

O congresso continua neste sábado (11), a partir das 8h30, com um painel que irá receber outros profissionais da área. Ao final do evento, os alunos receberão um certificado de 30 horas.

O programa Vem Ser S/A desta quarta-feira (8), apresentado por Janguiê Diniz, Controlador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional, entrevista a sócia e diretora comercial do Reclame Aqui, Gisele Paula. O Vem Ser S/A é transmitido a partir das 20h, no Facebook e YouTube de Janguiê Diniz, além dos canais do LeiaJa.com.

Gisele Paula conversa sobre como o relacionamento com o cliente funciona após o avanço das redes sociais e também sobre a importância da reputação para uma marca. Mais de 700 mil pessoas visitam a página do Reclame Aqui diariamente.

##RECOMENDA##

A diretora comercial conversou um pouco sobre sobre como o hub de reputação conseguiu se tornar monetizado, ajudando as empresas a melhorar a reputação com o B2B e gerando um faturamento que já chama atenção de investidores de fora. Por meio desses investimentos, hoje, cerca de 180 colaboradores trabalham no local.

[@#galeria#@]

Um dos maiores encontros de startups da América Latina é realizado pela primeira vez no Recife, nesta sexta-feira (26), no centro de inovação Overdrives - um dos patrocinadores da ação -. O evento reuniu diversos representantes de startups do Brasil que puderam compartilhar suas experiências juntamente com os ouvintes. 

##RECOMENDA##

Entre alguns dos palestrantes, estiveram Whiny Fernandes, responsável pelo employer branding da empresa Creditas, e Fred Gonçalves, sócio fundador da Joy Street, companhia que trabalha educação usando gameficação e macânicas clássicas de videogame. Outro participante é Bruno Silva, da Oncase, startup que usa tecnologias mais avançadas para a resolução de problemas de mercado. 

A StartupOn já passou por 19 cidades e tem como intuito fortalecer o organismo de startups no Brasil, promovendo palestras com conteúdos sobre tecnologia e empreendedorismo, além de proporcionar networks entre quem já é da área e quem pensa em atuar no universo dos negócios tecnológicos.

"Eu acho que eventos como esse, que fomentam a cultura de startups, a estruturação de startups, trazendo exemplos de startups que foram bem sucedidas, que venceram, é de super importância para que a gente possa ter essa cultura difundida e ampliada. Eu acredito fortemente que nas startups a gente tem soluções que podem trazer muita coisa boa para a população em geral", afirmou Fred Vasconcelos, CEO da Joy Street.

O Overdrives, centro de inovação que possibilita o desenvolvimento de startups, está com inscrições abertas para o segundo edital do programa  de aceleração. O prazo encerra no dia 23 de junho através do preenchimento de um formulário online, que pede dados relativos à atuação da empresa como tipo de serviço prestado e tempo que os sócios dedicam-se ao trabalho dentro dela.

O programa é voltado para startups que estão em fase inicial e desejam apoio para criação e desenvolvimento, visando resultados relevantes no mercado e auxiliando os empreendedores com estratégias que os aproximem do público alvo. Os selecionados recebem um investimento de R$ 100 mil para um trabalho de seis meses em Recife. Para conhecer a Overdrives acesse o site do centro de inovação.

##RECOMENDA##

O curso de Turismo da Universidade UNIVERITAS/UNG assinou o convênio do Plano Diretor Municipal de Turismo (também chamado de PDTur) com a prefeitura da cidade de Pinhalzinho, em São Paulo. 

 

##RECOMENDA##

A reunião contou com  a presença do reitor da UNIVERITAS/UNG, Eloi Lago, da diretora de área Mirian Bevilacqua Aguiar, da coordenadora do curso de Turismo, Claudia Parra, do prefeito de Pinhalzinho, Benedito Lauro de Lima, do vice-prefeito Antônio Carlos Franco, da responsável pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Bernadete Barrios Camargo, e da presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Wildes Gomes de Campos. 

 

 

O Plano Diretor de Turismo do Município de Pinhalzinho será realizado no âmbito da Prefeitura Municipal, elaborado por 27 estudantes do 3º semestre, sob a coordenação da professora Claudia Parra, e faz parte da disciplina de Planejamento e Organização do Turismo. Na ocasião, os estudantes irão a campo para realização do Inventário Turístico, gerar propostas e sugestões de melhorias para o Turismo do Município. A previsão de entrega é dezembro de 2019. 

 

De acordo com a coordenadora do projeto, Claudia Parra, quando trabalhamos ações pautadas em planejamento, os resultados são garantidos. “Oferecer um PDTur a um Município é oportunizar aos moradores a efetiva qualidade de vida através do turismo, onde é possível gerar renda, educação, entre outros setores que se envolvem indiretamente com o Turismo”, explica.  

 

Na opinião do reitor da UNIVERITAS/UNG, Eloi Lago, a presença de turistas movimenta a economia, bem como a cultura e meio social de uma localidade. “O Plano de Turismo realizado pelos nossos alunos contribuirá para o desenvolvimento e crescimento turístico, enaltecendo o que a cidade tem de melhor”, disse. 

 

O curso de Turismo da Universidade UNIVERITAS/UNG já realizou os Planos Diretores das cidades de Santa Isabel, Nazaré Paulista, Mairiporã, Bom Jesus dos Perdões, Biritiba Mirim e Arujá. “Com esses projetos, os alunos têm a oportunidade de vivenciar na prática, a experiência criada a partir desta proposta, que gera expectativas reais de mercado, inclusive o desejo de se aprofundar na área de gestão pública. Somos referência no Estado de SP e reconhecidos por autoridades do setor”, finaliza Claudia Parra. 

 

* Da assessoria de imprensa

O programa Vem Ser S.A desta quarta-feira (24), apresentado por Janguiê Diniz, Controlador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional, terá uma edição especial gravada durante o evento de inovação StartSe, em São Paulo. Janguiê debate junto aos empreendedores Ricardo Bellino e Ernesto Haberkorn sobre “A era da educação 3.0”. O Vem Ser S.A será exibido às 20h, no Youtube e Facebook dos canais do Portal LeiaJá. 

Ricardo Bellino é empresário e palestrante carioca, começou a carreira aos 21 anos, ao se tornar sócio da Elite Módels, agência de modelos que revelou Isabeli Fontana, Ana Beatriz Barros, Gisele Bündchen, entre outras modelos. Mais recentemente começou a empreender na área da educação, onde criou plataformas de educação não convencional, com foco na temática da motivação para o empreendedorismo e o desenvolvimento humano.

##RECOMENDA##

Ernesto Haberkorn é empresário, professor e autor de 14 livros sobre tecnologia e gestão. Empreendedor educacional, criou TI Educacional, empresa especializada em cursos de sistemas de gestão empresarial.

O Bairro do Recife Antigo será palco da Fashion Revolution Week Recife, evento de moda que será realizado nesta terça-feira (23) no Marco Pernambucano de Moda, localizado na Rua da Moeda. O objetivo do encontro é discutir sobre sustentabilidade no mercado de roupas.

O empresário Marcos Queiroz, da 'Refazenda' e participante do Fórum de Recursos Naturais promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), ministrará uma palestra ao empresariado local. O início do evento está previsto para às 19h.

##RECOMENDA##

As inscrições são realizadas de forma gratuita por meio do pela internet. Para mais informações, os interessados podem ligar para o telefone (81) 3448-0993.

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) promoverá um seminário sobre liderança profissional que terá como tema “Excelência Profissional e Inteligência em Venda”. O evento ocorrerá no dia 22 de maio, em Petrolina, Sertão de Pernambuco. Os convidados são o jornalista Caco Barcellos e o palestrante de vendas Marcelo Ortega.  

O seminário abordará a importância do líder como agente estratégico da empresa e sua capacidade de inspirar pessoas para aumento de produtividade e entrega de resultados. A conferência será realizada no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), das 18h às 22h. Os interessados já podem se inscrever através do site da Fiepe ou ligando para o telefone (87) 3861.0554.

##RECOMENDA##

Segundo o gestor regional do Sistema Fiepe, Flávio Guimarães, é necessário que as pessoas se inscrevam o quanto antes, pois as vagas são limitadas. “Os convidados especiais, Caco Barcellos e Marcelo Ortega, vão compartilhar com os participantes décadas de experiência profissional focada na alta performance e engajamento de equipes”, explica. Os ingressos custam R$ 170. 

Serviço 

Seminário de Gestão em Petrolina 

Quando: 22 de maio, das 18h às 22h 

Onde: Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, 267 - Senai/Fiepe Petrolina - Auditório 

Ingressos: R$ 170

Com o nome “Ela pode”, curso de empreendedorismo online voltado para mulheres é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Coordenadoria da Mulher e Juventude do município de Carpina, Zona da Mata de Pernambuco. As inscrições começam na próxima segunda-feira (22) e vão até o dia 6 de maio, na própria sede da Secretaria, que fica na rua Bernardo Vieira de Melo, 275, Bairro de São José, ao lado da Pousada do Carpinteiro.

As aulas serão realizadas de 20 a 23 de maio na sede da Secretaria, em horário a definir. Já as inscrições podem ser feitas de maneira gratuita das 8h às 17h

##RECOMENDA##

Os participantes terão direito a um certificado de 16 horas. Gratuito, o curso abordará temas relacionados a liderança, comunicação assertiva, marca pessoal e finanças. 

 

Estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que a maioria dos donos de pequenos negócios atuante no ramo de doçaria e confeitaria está otimista com o período da Páscoa. De acordo com a pesquisa, 67% dos empreendedores acreditam que as vendas deste ano serão mais positivas que as de 2018.

Celebrada no dia 21 de abril, a Páscoa representa o segundo momento mais lucrativo para os empresários, perdendo apenas para o Natal. O estudo também revelou que 68% dos comerciantes conseguiram um resultado melhor no faturamento em 2018, na comparação com 2017.

##RECOMENDA##

Ainda segundo o levantamento, 87% dos empreendedores trabalham nas suas próprias residências; sobre o processo de venda, 94% dos negócios atuam por encomenda, “sendo que 51% realiza delivery por conta própria e o principal produto comercializado continua sendo os bolos confeitados (50%), seguido pelos doces (23%)”. “Mas 43% não fazem entregas a domicílio”, acrescenta a análise.

Mais de 4 mil empresários foram entrevistados. Desses, 53% informaram que não possuem outras fontes de renda, enquanto outros 28% estão empregados informalmente ou formalmente. Veja, a seguir, todos os recortes da pesquisa do Sebrae:

67% acham que as vendas da Páscoa serão melhores em 2019, em relação ao ano passado.

A Pascoa é a 2ª data em que vendem mais.

As festas de fim de ano foram indicadas como sendo aquelas que mais impulsionam as vendas deste tipo de negócio.

Quase 1/3 dos entrevistados possuem um emprego (formal ou informal).

O faturamento do negócio cresceu para 41% dos empreendedores em 2018 em relação à 2017.

O desempenho financeiro foi positivo em 2018 para 44% dos entrevistados.

Cerca de 40% tem CNPJ, e em torno de 50% pretende se formalizar.

A maioria tem uma marca (73%), mas não está registrada.

87% dos empresários têm seu negócio e seu processo de produção sediados nas próprias residências.

A maioria (72%) tem até 5 anos de funcionamento e 75% tem até duas pessoas envolvidas na operação do negócio.

A maioria dos negócios trabalha por encomenda (94%) e realiza delivery por conta própria (51%).

73% produzem bolos artísticos e doces, e 94% tem como clientela o consumidor final.

Metade dos entrevistados tem na sua atividade empreendedora a sua única fonte de renda.

Na próxima terça-feira (16), a Federação das Câmaras de Dirigentes Logistas de Pernambuco promove a primeira edição do Projeto Capacitar, em Ipojuca. A ação é uma parceira da CDL municipal com a A.C.E Consultoria, empresa júnior da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especializada em gestão empresarial. As inscrições estão sendo feitas na CDL Ipojuca, que fica na Rua Luís Costa, 319, Nossa Senhora do Ó, e são gratuitas.

O evento é direcionado aos micros e pequenos empresários da localidade, que terão a oportunidade de trocar experiências e aprenderem meios de conduzirem melhor os negócios e entender mais as aspirações de seus clientes. Na ocasião serão apresentadas estratégias de marketing, com foco tanto no comércio físico quanto no desenvolvimento de negócios digitais.

##RECOMENDA##

O workshop está marcado para começar às 19h. Após realização do projeto em Ipojuca,  a CDL fará um levantamento para avaliar a possibilidade de levar a atividade para outras regiões de Pernambuco.

A Delikata Doces e Salgados não produzirá ovos de chocolate nesta páscoa. Assim, a empresa decidiu redirecionar a lacuna de seu departamento de marketing no período para divulgar o trabalho de dez mulheres confeiteiras que produzam os ovos de forma caseira e independente. Indicadas pelos seguidores da Delikata nas redes sociais, as selecionadas terão seus trabalhos divulgados pela empresa gratuitamente.

De acordo com o diretor de marketing da Delikata, Clayton Rodrigues, ao mesmo tempo que em já não tinha interesse em produzir os ovos de páscoa, a empresa percebeu que cresceu o número de pessoas que estão criando esses produtos em casa. “Temos um posicionamento sócio-político muito forte: nos colocamos durante as eleições, abrimos vagas para pessoas trans e nosso quadro de funcionários é bem representativo, trabalhamos muito a inclusão. Essa ação da páscoa dá um bom retorno porque é coerente com nosso trabalho e porque nos sentimos parte da sociedade. Esperamos que ela sirva mais como inspiração do que como forma de aumentar as vendas”, comenta.

##RECOMENDA##

Clayton garante que as confeiteiras serão selecionadas de forma a ser mantida a diversidade dos perfis. “Vamos entrar em contato com essas mulheres para coletar informações sobre preço, quais as formas de pagamento, se negocia pela internet e faz entrega em casa. Queremos juntar a mulher que vende barato com a que vende caro e etcetera”, completa.

O executivo do Vale do Silício, nos Estados Unidos, Wesley Barbosa, estará no Recife no dia 24 de abril. Diante de 200 líderes, ele compartilhará suas experiências em um evento promovido pelo LIDE Futuro Pernambuco, das 8h30 às 12h, no Museu Cais do Sertão, Recife Antigo.

Na ocasião, Wesley palestrará sobre análise de comportamento e performance profissional. A fala será contextualizada com a seleção natural, genética e estudos da neurociência. 

##RECOMENDA##

Nascido em uma comunidade humilde de Maceió, Wesley passou por universidades americanas e trabalhou em empresas da Europa, Brasil e China. O profissional é formado em administração em marketing, bem como possui qualificação em educação executiva em negociação por Harvard Law School e neurociência pelo Massachusetts Institute of Technology.

No mesmo evento, a LIDE Futuro Pernambuco destacará o lançamento de mais empreendimento pernambucano, a LinkaJob. A plataforma conecta empresas a freelancers de comunicação e tecnologia. CEO da companhia, Michel Campos Rego dará mais detalhes sobre a ferramenta durante o encontro.

Páginas

Leia Concursos

Procure os
Concursos

Inscrições  Inscrições: 10/05/2019
Provas  Provas: 14/09/2019
Salário  Salário: R$ 25 mil
Inscrições  Inscrições: Até 31/05/2019
Provas  Provas: 07/07/2019
Salário  Salário: R$ 954 a R$ 3.150
Inscrições  Inscrições: 22/05/2019
Provas  Provas: 18/08/2019
Salário  Salário: R$ 4.180,66

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando