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Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid) semanal, iniciada em maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na quarta semana do mês de setembro o Brasil registrava 14 milhões de desempregados, 700 mil a mais que na semana anterior, o que representa um aumento de 14,4% na taxa de desemprego.

Diante dos números desanimadores, toda oportunidade de emprego se torna ainda mais importante para quem precisa voltar ao mercado de trabalho. Mas não há razão para desespero: As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros de vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão. Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Setqe), onde também há os endereços e telefones de todas as agências. 

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Entre as vagas de destaque para a próxima segunda-feira (19), há uma oportunidade na agência de Salgueiro para o cargo de vendedor interno, cuja remuneração é de R$ 1.045, com exigência de ensino médio completo e experiência mínima de 6 meses comprovada em carteira de trabalho. Em Arcoverde, que também fica no Sertão pernambucano, uma vaga para agente de microcrédito para profissionais que terminaram o ensino médio oferece R$ 1.050 de salário e exige experiência comprovada de no mínimo seis meses. 

Em Caruaru, Agreste do estado, há vaga para motorista de caminhão com R$ 2.103 de salário, exigindo ensino médio e experiência de seis meses. Há ainda uma oportunidade para o cargo de técnico em refrigeração (instalação), com os mesmos requisitos e salário de R$ 2 mil. 

No Recife, uma vaga para marceneiro de R$ 1.700 para profissionais que tenham pelo menos o ensino médio incompleto e seis meses de experiência. Uma vaga para mecânico de injeção eletrônica com salário de R$ 1.400 exige ensino médio completo e o mesmo nível de experiência. Em Camaragibe, município que integra a RMR, uma vaga para cozinheiro que exige experiência de seis meses e ensino médio completo paga R$ 1.253 de salário. 

Pessoas com Deficiência

Nas Agências do Trabalho de Pernambuco há também vagas reservadas exclusivamente para pessoas com deficiência. No Recife, uma oportunidade para o cargo de Técnico em Segurança do Trabalho exige seis meses de experiência, ensino médio completo e paga R$ 1.850 por mês. No Cabo de Santo Agostinho, há uma vaga para Operador de Máquina de Empacotar com salário de R$ 1.587 e as mesmas exigências. 

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui.

Mudar de carreira profissional pode ser algo assustador para qualquer pessoa, principalmente quando a escolha é diferente da formação ou trabalho que exerce. Quem deseja migrar para o setor de Tecnologia da Informação, por exemplo, se depara com novos desafios e experiências no percurso. No entanto, segundo a administradora Chief Operating Officer (COO) e co-founder da startup Recrut.Ai, Karol Branco, 32 anos, “todo mundo pode mudar para qualquer área, basta ela se preparar”. A Recrut.Ai é uma plataforma de recrutamento de inteligência artificial.

Da área comercial para T.I.

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Há cinco anos, a COO da startup de educação Trêsbê Educação Inovação e Eventos, Dani Bezerra, 40 anos, iniciou sua trajetória no ramo da tecnologia. Formada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a profissional conta que a decisão de mudar de carreira veio a partir da insatisfação com a profissão que havia escolhido.

“Nunca atuei na área de secretariado, sempre atuei na área comercial”, afirma Dani. Em contrapartida, ela revela que o secretariado lhe deu muita bagagem para gestão. "E eu percebi, depois de alguns bons anos, quase 12 anos na área comercial, que eu não sentia a questão do propósito”, disse. “E aí eu fui pensar em outras áreas em que eu pudesse atuar, e foi aí que eu conheci o Porto Digital [que é considerado uns dos maiores polos de Tecnologia da Informação e Economia Criativa do mundo]”, acrescenta.

A partir dos conhecimentos acessados no espaço, Dani encantou-se pelo novo caminho profissional que surgia à sua frente e passou a buscar mais informações para adentrar no mercado da tecnologia. Apesar disso, a jovem afirmar que “o processo de migração em si não foi fácil” devido as “suas próprias crenças limitantes e as dificuldades que você tem ao mudar de carreira, ainda tinha também as questões de: tecnologia não e uma área para as mulheres”, explica.

Agora, nessa nova fase de aprendizados e entrando de cabeça no universo da T.I., Dani conta que está indo muito mais além da área de gestão, da área de startup. "Eu estou realmente dando um pontapé final nessa fase de transição de carreira, que é aprendendo programação”, revela, em tom entusiasmado.

“Quando eu terminar o curso, vou estar completa na área de tecnologia, como uma programadora”, conclui Dani, que também é organizadora do Hackathon - evento serve para reunir profissionais para uma maratona de programação - da National Aeronautics and Space Administration (Nasa).

Thaís Yoshioka, 31 anos, que é UX Designer no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CÉSAR) (Foto: Cortesia)

Mesmo trabalhando em lugares diferentes e com funções distintas, a história da Thaís Yoshioka, 31 anos, que é UX Designer no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CÉSAR), também retrata uma mudança na carreira. Formada em Téxtil e Moda pela Universidade de São Paulo (USP), a sua experiência foI através das áreas de pesquisas e desenvolvimento de produto na capital paulista.

Ao chegar no Recife, há cinco anos, o primeiro caminho de migração foi a área de comunicação e, posteriormente, atuou como freelancer com consultorias. Ao longo do tempo, decidiu entrar em uma empresa maior que pudesse dar uma guinada na vida profissional.

“Eu percebi que queria continuar morando aqui na cidade e comecei a pensar em quais as empresas relevantes no cenário local e, que também, tivesse uma estrutura maior, pois eu queria sair desse contexto de freelancer”, relembrou. “Então, com meu repertório de pesquisa e comunicação, eu achei que poderia fazer sentido entrar em tecnologia”, completou. Ela apresentou aos recrutadores pontos de relevância da sua experiência profissional para entrar no setor de tecnologia.

“Então, não foi necessariamente uma área que eu escolhi porque conhecia”, enfatizou. Em entrevista, Thaís também explicou que não sabia o que era UX Designer -  profissional que cuida da experiência do usuário em uma determinada plataforma digital - antes de entrar no CESAR.

Em análise a esse segmento profissional que desempenha, Thaís entende que “o designer é uma área que é comum receber pessoas com repertório de outras áreas”. Na leitura de mercado, feita pela administradora Karol Branco, ela reforça que “não se deve desmerecer o que você fazia e os resultados que você alcançou”.

Karol Branco, 32 anos, afirma que T.I. é uma área em ascensão (Foto: Arthur Mota)

Dificuldades e vantagens

Quando observa o mercado, a empreendedora Dani Bezerra, fala que uma das dificuldades percebidas é que o “mercado de tecnologia ainda é muito machista e que se vê muitos homens”, distribuídos e atuado como “gestores de startups ou na área de programação”.

Em contrapartida, a COO Karol Branco fala que apesar de ainda ser um setor  “majoritariamente de público masculino, as empresas estão de portas abertas para contratação de mulheres”, pontua. Ela ainda observa que “o setor reflete uma questão histórica e estrutural da sociedade, de que mulheres não são “boas” [com tecnologia]”, no entanto, há “vários programas de incentivo para ter essa diversidade”.

Para exemplificar, podemos falar sobre o programa chamado MINAs - Mulheres em Inovação, Negócios e Artes -, que tem o intuito de fomentar a participação de mulheres na área de tecnologia, operando desde o incentivo pela área de ciências e tecnologia nas escolas, como também ao dispor apoio às mães que já trabalham no Porto Digital.

Dentre outras vantagens, estão alguns fatores caracterizados por Karol como “sedutoras”. “As empresas são mais informais e passam a imagem de uma empresa mais leve, você pode trabalhar de casa ou no escritório. O estilo de trabalho é mais tranquilo, a flexibilidade nos horários e a não burocratização, são sedutores”, explica a profissional.

Segundo informações de um levantamento feito pelo Porto Digital, há uma perspectiva de abertura de mais de 3.200 mil vagas em 2020. Até o momento, o polo tecnológico abriga 339 empresas e 32% dos funcionários é composto por público feminino.

Orientação para carreira em T.I.

Diante desse apanhado de informações sobre o setor, O LeiaJá elaborou uma lista com dicas práticas para quem tiver interesse de migrar para o setor de Tecnologia da Informação. Essa relação foi construída a partir das contribuições das experiências das entrevistadas Dani Bezerra, COO da Trêsbê Educação Inovação e Eventos, e da administradora Karol Branco. Confira, abaixo, as orientações concedidas:

Qualificação

“Se a pessoa quer trabalhar na área de T.I., ela tem que aprender a linguagem de programação, pois a maior demanda é na área de desenvolvimento”, explica Karol. Neste ponto, ela indica que as qualificações podem ser feitas de forma on-line ou até mesmo por meio de “formações de curto prazo, hackathons, palestras, dentre outros”, que podem ser encontradas no Porto Digital, por exemplo.

Networking

“Busquem se envolver no ecossistema da sua cidade”, enfatiza Dani Bezerra. “Busquem quais são as redes de apoio que existem na sua cidade, no Recife nós temos a Comunidade do Manguezal, que é uma comunidade de apoio às startups locais e tecnológicas”. “Busquem essas comunidades, busquem grupos, busquem pessoas que de alguma forma possa te ajudar a galgar essa mudança”, formula.

Ainda há outras opções, como o “SoftexRecife, que é uma Associação de empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), sem fins lucrativos e com o registro de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) em âmbito federal, estadual e municipal inscrito no Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI)”, explica o Community Manager, Isaías Dias, em entrevista ao LeiaJá.

“Nosso objetivo institucional é de desenvolver ações para o fortalecimento das empresas associadas - atualmente com 195”, afirmou o profissional. “Nossos eventos de conexões, são Match Day, Match Session, Investor Day, etc. São eventos com foco em criar conexões entre as nossas empresas associadas de T.I.C. com o mercado”, conclui Isaías.

A SoftexRecife faz parcerias conjuntas com o Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), com entidades como o CÉSAR, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO),  e o Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Pernambuco (SEPROPE).

Ter um portifólio

“Pessoas que trabalham com tecnologia podem começar a expor [seus trabalhos] na rede  profissional para pessoas de T.I., chamada GitHub e Behance - site em que você cria e expõe suas produções e programas feitos para ter um repertório”, orienta Karol.

Desenvolva habilidades sem desespero

“Não dá pra aprender tudo o que tem de disponível”, destaca Karol. “Então, olha o que as empresas estão pedindo de específico e foca nela para aprimorar e desenvolver essas habilidades”. “Observa [também] o que o mercado está pedindo de requisito e conhecimento”, finaliza.

Aposte na trajetória

“Está chegando no tempo em que o ser humano só vai fazer trabalho de ser humano, que é usar o cérebro”, afirma Karol. Para explicar esse último ponto, vamos relembrar um dos pontos fortes comentados pelas entrevistadas durante a reportagem, que foi a questão do repertório antes de entrar na área de tecnologia.

Neste sentido, a orientação ideal para colocar no currículo é realçar competências, habilidades e resultados que se aproximem da área em que deseja migrar.

Pois de acordo com Karol, nem sempre, na área de T.I., a graduação em no curso em específico é levada como premissa fundamental para atuar no setor, seja empreendendo ou desempenhando uma função em determinada empresa. Além disso, Karol acrescenta que outras “competências são observadas, como inovação, criatividade, curiosidade intelectual, e a capacidade de resolver problemas”.

Terminam, no próximo domingo (18), as inscrições para profissionais interessados em trabalhar como elaboradores e revisores de itens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção é organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo o Inep, podem participar do processo seletivo qualquer professor da rede pública. “É necessário comprovar a formação acadêmica ou continuada, além das experiências como docente e a prática em elaboração e revisão de itens. Para isso, o profissional deve apresentar diploma ou certificado (frente e verso) ou declaração de conclusão de curso na área de interesse. Vale destacar que só serão aceitas as inscrições que estiverem com a documentação anexada, conforme as exigências do edital, com a inserção da frente e do verso dos arquivos de documentos”, detalhou o Inep.

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Em seu site oficial, o Inep destacou mais detalhes a respeito do processo seletivo, incluindo informações sobre a remuneração. Veja o conteúdo na íntegra:

Experiência – Entre os documentos aceitos pelo Inep para comprovação de experiência como docente estão o ato de nomeação que informe o cargo, o nível de ensino e a modalidade em que assumiu a função, além da data de admissão; e o contrato na carteira de trabalho, de acordo com o estabelecido nos editais. Contracheques não serão considerados na análise como comprovação de experiência em ensino.

Classificação – Após o cadastro e o envio da documentação por meio do sistema, o Inep estabelecerá a classificação dos candidatos de acordo com a pontuação obtida a partir da conferência dos documentos comprobatórios dos requisitos complementares. A classificação tem a função de determinar a ordem em que os colaboradores selecionados por perfil serão convocados para as capacitações, conforme as necessidades da autarquia. A condição de colaborador credenciado será atribuída somente aos candidatos que, ao final do processo, obtiverem frequência de 100% e aproveitamento mínimo nas atividades de capacitação.

Banco de itens – Os professores selecionados farão parte do Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) e deverão atuar na elaboração e na revisão pedagógica de itens em áreas específicas, como artes, letras – português ou linguística, língua inglesa, língua espanhola, educação física, matemática, física, química, biologia, história, geografia, sociologia e filosofia. Os candidatos não poderão se cadastrar para mais de um perfil. O Sistema BNI também não permitirá a conclusão do cadastro dos colaboradores que não possuírem os requisitos mínimos previstos nos editais ou dos interessados que não preencherem todas as etapas da inscrição.

Remuneração – As remunerações ocorrerão por meio do Auxílio de Avaliação Educacional (AAE), nos termos da Lei n.º 11.507, de 20 de julho 2007, regulamentada pelo Decreto n.º 6.092, de 24 de abril 2007, e pela Portaria Inep n.º 372, de 8 de maio de 2017. O pagamento será depositado na conta corrente cadastrada do colaborador.

Para esta sexta-feira (16), as Agências do Trabalho de Pernambuco oferecem oportunidades de emprego a profissionais com diversos níveis de escolaridade na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão do Estado. Ao todo, são 258 vagas, incluindo oportunidades reservadas exclusivamente para pessoas com deficiência. 

No Recife, um dos destaques é uma vaga para estofador de móveis com salário de R$ 2 mil, que exige ensino médio completo e seis meses de experiência comprovada através da carteira de trabalho. Em Caruaru, no Agreste do Estado, chama a atenção uma oportunidade para motorista de caminhão, com remuneração de R$ 2.103, ensino médio completo e experiência mínima de seis meses como requisitos. 

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Já a cidade de Arcoverde conta com um posto de trabalho no cargo de agente de microcrédito, com salário de R$ 1.050. Também são exigidos experiência mínima de seis meses e ensino médio completo. Confira a lista completa de vagas clicando aqui

Para concorrer às oportunidades de emprego, os profissionais devem agendar o atendimento nas Agências do Trabalho através do site da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Emprego (Stqe) de Pernambuco, onde também constam endereços e telefones de todas as unidades do estado.

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--> Cielo abre 29 vagas de emprego em Pernambuco

A empresa de pagamentos Cielo está com 29 vagas de emprego abertas em Pernambuco, para o cargo de consultor de negócios, no Recife, em Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata. Os candidatos interessados devem se inscrever até o dia 23 de outubro através da internet. O processo de seleção será virtual, com testes, dinâmicas em grupo e entrevistas, além de uma trilha de treinamentos para os aprovados. 

O papel dos consultores de negócios, segundo a empresa, é realizar a prospecção, ativação, gestão de carteira e fidelização de clientes do varejo. O dia a dia inclui visitas aos clientes, metas diárias, venda de serviços e produtos, execução de estratégias de vendas, gestão de carteira de clientes e networking comercial, entre outras atribuições. 

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Para concorrer à seleção, é necessário ter carro próprio e CNH B válida e regularizada e disponibilidade para viagens na região de atuação. Além disso, experiências profissionais no mercado de cartões ou adquirência serão consideradas um diferencial. 

Entre os benefícios oferecidos pela empresa estão vale-refeição, vale-alimentação, vale-transporte, assistência médica, assistência odontológica, previdência privada, seguro de vida e remuneração variável anual (PPR), além do salário. 

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--> Empresa de inovação oferece 14 vagas de trabalho

Estão abertas as inscrições para a contratação de 18 profissionais com níveis médio, técnico ou superior para a empresa Indaiá. Os interessados precisam se candidatar através do site da seleção

Há oportunidades para as funções de supervisor comercial, consultor interno de recursos humanos, coordenador de manutenção, supervisor comercial, supervisor comercial de grandes contas regionais, técnico de laboratório, entre outros. Para participar da seleção, os candidatos ainda devem atender os requisitos exigidos em cada função.

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O processo seletivo será composta pela análise curricular. Os selecionados poderão trabalhar com uma carga horária de 45 horas semanais e ter uma remuneração que varia de R$ 2 mil a R$ 9 mil, a depender de cada função. Ainda existem alguns cargos que não informam o salário nem a jornada de trabalho.

Os profissionais contratados atuarão nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Bahia. Confira mais detalhes através do site da seletiva.

Circula na internet uma postagem patrocinada que divulga um suposto processo seletivo para o programa de estágios da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que seria destinado a jovens de 13 a 18 anos. Em nota de esclarecimento feito ao LeiaJá, a Celpe informou que a postagem é fraudulenta.

A suposta seletiva circula na rede social Instagram. Ao clicar na postagem, as pessoas são encaminhada para uma página de cadastro que pede informações pessoais dos candidatos. Em resposta, a Celpe, além de declarar que se trata de uma 'fake news', ainda enfatizou que “não convoca candidatos para treinamento específico para processo seletivo, além de não realizar cobrança”. 

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Leia, abaixo, comunicado à imprensa da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe):

"A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) esclarece que a postagem é fraudulenta, uma vez que a empresa não convoca candidatos para treinamento específico para processo seletivo, além de não realizar cobrança. A companhia reforça, ainda, que a publicação utiliza indevidamente a marca da Celpe e que todas as informações referentes ao Programa de Estágio são publicadas, exclusivamente, nos canais de comunicação oficiais da concessionária ou por empresas contratadas para essa finalidade. O Departamento Jurídico está adotando as medidas necessárias para remoção do conteúdo indevido e investigação do caso pela autoridade policial competente."

Em Pernambuco, as Agências Estaduais do Trabalho oferecem, nesta quarta-feira (14), novas oportunidades de emprego. Mais de 270 vagas estão disponíveis em cargos de diferentes níveis escolares, distribuídos em cidades da Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão do Estado.

No Recife, um dos destaques é o processo seletivo que reúne 20 vagas para a função de motofretista. Os candidatos devem ter ensino médio completo e comprovar experiência de, no mínimo, seis meses. O salário não foi informado.

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Com remuneração de R$ 1.205, seleção em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, soma duas oportunidades para o cargo de ajudante de carga e descarga de mercadoria. Os interessados precisam ter experiência mínima de um semestre e nível médio finalizado.

Em Salgueiro, no Sertão do Estado, há uma vaga para vendedor interno. Ensino médio completo é uma das exigências do processo seletivo, cujo salário previsto é de R$ 1.045.

Existem, ainda, duas vagas direcionadas a pessoas com deficiência física. As chances são para a função de auxiliar de estoque, exigindo ensino fundamental completo. Essas e as demais vagas podem ser conferidas na lista de empregos divulgada pela Secretaria de Trabalho, Qualificação e Emprego (Stqe) de Pernambuco.

No site do órgão, os candidatos podem agendar atendimento presencial para uma das unidades das Agências do Trabalho, bem como é possível consultar os seus respectivos endereços.

Esta terça-feira (13) é o último dia de inscrições para a seleção de certificadores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), quem for aprovado passará a integrar a Rede Nacional de Certificadores (RNC) e, durante a realização das provas, fiscalizarão os procedimentos corretos de aplicação do Exame.

“Entre outros requisitos para atuar como certificador do Enem, o candidato deve ser servidor público (efetivo e em exercício) do Poder Executivo Federal ou ser docente (em exercício) das redes públicas de ensino estaduais e municipais, além de estar devidamente registrado no Censo Escolar 2019. É necessário ter formação mínima em ensino médio e não estar inscrito como participante no Enem 2020. Não é permitida a inscrição de quem possui cônjuge, companheiro ou parentes de até 3º grau inscritos no Exame”, informou o Inep.

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Caberá também aos certificadores a coleta de informações sobre possíveis inconsistências identificadas na aplicação do Enem. Tais informações deverão ser repassadas para averiguação no Inep. Por dia de trabalho, os selecionados receberão R$ 342.

Segundo as regras do processo seletivo, os participantes que atenderem às exigências serão chamados para uma capacitação a distância. “No treinamento, os participantes serão instruídos sobre normas, procedimentos e critérios técnicos da rede. A divulgação da relação de colaboradores convocados para o curso deve ocorrer até 30 de outubro, como prevê o edital que subsidia a seletiva. É importante destacar que o candidato será considerado apto somente após a participação e a aprovação nas atividades desenvolvidas no curso, com o mínimo de 70% de aproveitamento”, detalhou o Instituto.

O Enem impresso será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro do próximo ano. A prova digital será aplicada em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Saiba mais informações no site do Exame.

Nesta terça-feira (13), às 14h30, o governador Paulo Câmara anunciará uma nova etapa do Programa Juventude Presente, que terá o lançamento de um edital para contratação de oficineiros. A cerimônia será realizada pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, com transmissão pelo canal do Governo de Pernambuco no YouTube.

Os contratados serão responsáveis por realizar 590 oficinas de conexão sociocultural, com o objetivo atrair cerca de 18 mil jovens, dos 12 aos 29 anos, para atividades. Além do edital, haverá o anúncio do convênio com o Instituto Êxito de Empreendedorismo, que oferecerá um plataforma on-line com cursos de Educação à Distância (EAD).

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Na ocasião, também será iniciada uma nova etapa com a Central Única das Favelas em Pernambuco (Cufa-PE), que desta vez fará uma qualificação sobre produção de conteúdos para internet voltado apenas para as mulheres participantes do Programa Mães da Favela da Cufa.

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do programa de estágio 2020/2021 da empresa de tecnologia Pitang Agile IT. Interessados podem realizar as inscrições até o dia 23 de outubro, por meio do site do processo seletivo.

Mesmo com unidades em Recife, São Paulo e Brasília, neste ano, há 15 vagas disponibilizadas a jovens universitários de todo Brasil. As seleções serão realizadas remotamente, assim como as atividades do contratado que serão em home office. E, segundo os organizadores, as vagas também estão válidas para Pessoas com Deficiência (PCD).

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Após a inscrição, primeira etapa da seleção, o candidato passará por outras quatro fases: prova técnica; entrevista com gestor; um treinamento; e por fim o resultado com informações, como início das atividades. “Este ano, todos os aprovados na prova técnica receberão, gratuitamente, cursos, treinamentos e certificados pela Qualiti, que servirão de currículo até para os que não forem selecionados para o Programa”, destacou o sócio-diretor da Pitang, Cláudio Castro, segundo nota à imprensa.

Dentre os requisitos, os candidatos devem estar cursando graduação em Tecnologia da Informação (TI), ciências da computação, engenharia da computação ou sistemas de informação, a partir do quinto período. Também é exigido inglês intermediário.

Os contratados terão acesso a benefícios, como plano de saúde, vale-refeição, plano odontológico, dentre outros. O valor da bolsa auxílio não foi informada. Demais informações sobre o processo serão enviadas aos participantes.

A GO.K, consultoria de inovação digital, está oferecendo 14 vagas, todas voltadas para a área de tecnologia. Com o retorno ao escritório previsto para acontecer gradualmente no mês de janeiro de 2021, a empresa procura profissionais para trabalhar presencialmente e home office. 

A contratação é imediata e os interessados podem se inscrever no site da empresa. A sede da companhia é localizada em São Paulo, mas os candidatos podem residir em qualquer região do país. 

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Fundada em 2009, a GO.K atua desde a estratégia do negócio até a gestão de projetos digitais. No site da empresa, há mais informações sobre as vagas e as etapas do processo seletivo.

A mineradora de ouro e metais básicos Aura Minerals está com inscrições abertas, até o dia 13 de novembro, para o seu programa de trainee 2021. Há seis vagas nas áreas de engenharia de minas, metalurgia, geologia, engenharia química e de produção nos municípios de Pontes e Lacerda, no Estado do Mato Grosso. 

O programa terá 12 meses de duração, com início a partir de fevereiro de 2021. Podem participar profissionais e estudantes graduados entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2021. Os candidatos serão selecionados através de testes de lógica, inglês e fit cultural, além de passarem por vídeo entrevista, dinâmica de grupo, business case (painel de negócios) e visita à operação.  

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“Nossa cultura é baseada em meritocracia e no desenvolvimento de talentos. Nossa gestão é descentralizada, com uma cultura de construção do negócio, onde se trabalha com autonomia e responsabilidade alinhadas aos nossos valores. O programa de trainees é um passo estratégico à sustentabilidade do pipeline de lideranças e para inovar a companhia”, explica o CEO da Aura Minerals, Rodrigo Barbosa. O valor do salário não foi informado.

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--> Agência do Trabalho oferta 170 vagas temporárias em PE

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Pernambuco divulgou, nesta sexta-feira (9), processo seletivo para Agentes Locais de Inovação (ALI 2020). Por meio de uma parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, a instituição pretende encontrar profissionais que atuarão como orientadores e agentes.

Os cargos buscam “promover a melhoria da produtividade dos pequenos negócios, a partir de ações de inovação nas temáticas de processos, práticas sustentáveis, digitalização, produtos e serviços”. No total, a seleção oferece 24 vagas para trabalhadores graduados em qualquer área a partir de 2011 (agentes).

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De acordo com o Sebrae, do total de oportunidades para o cargo de agente, 13 são direcionadas à atuação na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata. Três vagas são para o Agreste Central, duas para o Agreste Meridional, uma para o Sertão do Araripe, bem como ainda existem duas vagas para o Sertão Central, Pajeú, Moxotó e Itaparica. Por fim, três oportunidades são voltadas ao Sertão do São Francisco.

Também há duas vagas para orientadores. Para essa função, é exigido título de mestre ou doutora; os selecionados poderão trabalhar em todas as regiões de Pernambuco.

Segundo o Sebrae, todos os selecionados receberão bolsas mensais de R$ 4 mil. Análise curricular é uma das etapas da seleção, cuja condução será da empresa Concepção Consultoria. De maneira gratuita, os candidatos podem se inscrever, pelo site do processo seletivo, até 20 de outubro. No mesmo endereço eletrônico é possível obter mais detalhes a respeito das vagas disponíveis.

A Prefeitura do Recife (PCR) informou, nesta sexta-feira (9), que a rede de restaurantes Madero está ofertando 75 vagas de emprego. Há oportunidades para os cargos de recepcionista, garçom e auxiliar de cozinha. Os currículos devem ser enviados para o e-mail agencia.emprego@recife.pe.gov.br, até a próxima quarta-feira (14).

O salário oferecido é de R$ 1.200 e as vagas não exigem experiência. Para participar, os candidatos precisam ter ensino fundamental completo e disponibilidade para trabalhar em outros estados, como por exemplo São Paulo, Paraná e Santa Catarina.  A primeira fase do processo seletivo será feita pela Agência de Emprego da Prefeitura do Recife, que receberá os currículos e fará a triagem dos candidatos de acordo com o perfil pedido pela empresa. 

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Além das informações profissionais, o currículo deve conter dados pessoais como nome, idade, endereço, estado civil e telefone. A partir da próxima semana, representantes da empresa estarão no Recife para fazer as entrevistas com os candidatos que passarem pela triagem da Agência de Emprego.

“Mesmo em atendimento remoto por conta da pandemia, continuamos exercendo nossa função de intermediação de mão de obra para garantir que a população recifense tenha acesso ao maior número possível de vagas de trabalho nesse período de crise”, afirma o secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, Antônio Júnior. 

Para tirar dúvidas, os interessados devem ligar para o telefone (81) 3355-2922 Mensagens e ligações podem ser feitas para (81) 99249-9570 / 99287-8364.

Nesta semana, as Agências do Trabalho de Pernambuco ofereceram 170 postos temporários para as áreas da indústria e comércio, no município do Cabo de Santo Agostinho e Região Metropolitana do Recife (RMR). Os interessados podem conferir as oportunidades disponíveis e se cadastrar com agendamento prévio, através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq). Outra opção para acessar e obter intermediação é pelo Portal Emprega Brasil.

Além disso, nos primeiros 15 dias de retomada dos serviços de intermediação de Mão de Obra (IMO) das Agências do Trabalho, foram ofertadas 6.326 vagas, incluindo as repetidas que não foram preenchidas devido ao perfil dos candidatos que, porventura, não tenham sido absorvidos no mercado. Deste quantitativo, 302 vagas foram temporárias e distribuídas entre as unidades de Arcoverde, Palmares, Belo jardim, Cabo, Camaragibe, Bezerros, Caruaru, Escada, Paudalho, Igarassu, Goiana, Nazaré da Mata, Garanhuns, Ipojuca, Petrolina, Recife, Santa Cruz do Capibaribe, Salgueiro, Serra Talhada,  Vitória de Santo Antão, Pesqueira, São Lourenço e Palmares.   

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 A Agência do Trabalho ainda ressalta que com a aproximação do final do ano, muitas empresas já começaram a contratar trabalhadores e trabalhadoras na expectativa de movimentar e alavancar as vendas com as festividades como o de Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Ano Novo.

 Para o secretário do Trabalho, Alberes Lopes, esse período apresenta um grande impacto, além abrir oportunidades de empregos permanentes.“O final do ano é um dos momentos mais esperados pelos comerciantes, é o momento em que o trabalhador e trabalhadora podem conquistar uma vaga de emprego que pode deixar de ser temporário e evoluir para efetivo. Por isso, costumo bater sempre na mesma tecla: a qualificação muda vidas e transforma sonhos em realidade”, disse. 

 O secretário ainda ressalta a importância do candidato se dedicar e ter cautela com as posturas no ambiente de trabalho. Esses aspectos primordiais que implicam diretamente na contratação, bem como ter o currículo bem estruturado e atualizado, contendo todas as experiências e perspectivas direcionadas para a empresa específica. “Tendo todos esses cuidados, as chances do candidato ser contratado aumentam muito. O mercado tem procurado cada vez mais pessoas que busquem conhecimento e tenham atitudes e mostrem interesse e compromisso”, comenta, de acordo com informações da assessoria.

Mais de 380 oportunidades de emprego estão sendo oferecidas, nesta sexta-feira (9), pelas Agências do Trabalho de Pernambuco. Por meio da internet, os candidatos fazem agendamento para, posteriormente, terem atendimentos presenciais nas unidades.

Estofador de móveis, com salário de R$ 2 mil, é um dos cargos disponíveis no Recife, exigindo experiência mínima de seis meses. Os interessados devem ter o ensino médio completo.

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Já em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, há três oportunidades para a ocupação de garçom. A seleção pede seis meses de experiência; o salário não foi informado.

Essas e as demais oportunidades podem ser conferidas na lista disponibilizada pela Secretaria de Trabalho, Qualificação e Emprego (Stqe). A pasta alerta que, nesta sexta-feira, o atendimento presencial nas Agências do Trabalho será finalizado às 13h, retornando apenas no dia 13 deste mês, às 8h.

Entre os milhares de currículos que passam pelas mãos dos recrutadores, principalmente neste período de reabertura do comércio, se destacam os profissionais que sabem utilizar as informações para encantá-los e sair na frente na corrida para conquistar uma vaga de emprego. A dica de ouro é saber pontuar as informações no documento de forma clara e objetiva, como explica Edja Vasconcelos, psicóloga e gerente de Recursos Humanos (RH) da empresa GRI Brasil.

“Quando um currículo é rico em detalhes e sem perder a objetividade, ele se torna atrativo e rapidamente é triado para a convocação. Currículo com endereço, formação, cursos complementares, experiência/atividades, são perfeitos para o processo de seleção”, esclarece.

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A especialista ainda aconselha os profissionais a serem objetivos e, principalmente, transparentes na hora de preparar seus currículos. “Se não tem experiência profissional para relatar e tem vivências sem registro em carteira de trabalho, é importante expor como experiências autônomas”, diz.

Em entrevista ao LeiaJá, o psicólogo organizacional e headhunter, Clayson Monteiro, listou cinco informações essenciais que devem constar no currículo para encantar logo de cara os selecionadores e fazê-los conhecer um pouco mais sobre o perfil do candidato; confira:

1 - Experiência profissional

“O seu quadro de experiência profissional é um elemento fundamental e que chama muito atenção dos selecionadores e das empresas que buscam profissionais que tenham qualificação”.

2 - Qualificação profissional

“Tenha qualificação profissional para sempre estar na frente, se desenvolvendo, fazendo cursos, aperfeiçoamentos, participando de treinamentos, workshops, lives. Isso significa que o profissional é versátil, e essa versatilidade chama muito atenção”.

3 - Flexibilidade profissional

“Um profissional multitarefas e flexível que possa viajar, que possa trabalhar em outras regiões da empresa e que tenha a capacidade de interagir em outras áreas, principalmente de forma remota”.

4 - Capacidade de virtualidade

“Hoje, um quarto elemento significativo é essa capacidade de virtualidade, de trabalhar remotamente com recursos tecnológicos que façam com que esse profissional seja multitarefas”.

5 - Habilidade social

“Outra característica muito importante é a habilidade social. Uma pessoa que esteja antenada com o meio ambiente, com os recursos que existem na sua região, que façam com que a organização pense positivamente, que todas as partes envolvidas pensem conjuntamente nos objetivos que a empresa busca”.

De acordo com Clayson Monteiro, além dessas informações, outra característica importante para se destacar é mostrar inteligência emocional. “O profissional que se destaca hoje no mercado é aquele profissional que tem uma habilidade intelectual, que controla suas emoções, que consegue lidar com as adversidades da vida de uma forma muito ativa, de forma a interferir e mediar conflitos, de maneira a interferir e estabelecer condutas, de forma a dar segurança a seus liderados e servir de exemplo. Esse é um grande potencial e um grande perfil profissional, que faz com que os profissionais se destaquem”, conclui.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pretende selecionar professores para compor o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Profissionais interessados devem realizar as inscrições até o dia 11 de outubro, pelo Sistema e-MEC.

Para tornar-se um avaliador de cursos de graduação, é necessário que o professor atenda a alguns requisitos, como possuir graduação nas áreas especificadas no edital, a titulação mínima de mestre; e comprovação de exercício de docência.

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Outras exigências são requeridas. Como para docentes que desejem realizar avaliação de cursos presenciais, que devem possuir, no mínimo, um ano de experiência como docente em curso presencial. Já para aqueles que desejarem avaliar cursos a distância, será exigido experiência de um ano como professor de turma EAD ou em equipe multidisciplinar.

Serão selecionados aqueles que preencherem a todos os requisitos previstos no edital, e que possuam um bom aproveitamento no curso de capacitação. O resultado do processo seletivo será divulgado a partir do dia 25 de outubro pelo Diário Oficial da União (DOU).

Mais informações podem ser consultadas no edital do processo seletivo disponibilizado por meio deste link.

Com a aproximação do fim do ano, empresas de diversos segmentos da economia iniciam processos seletivos para contratações temporárias. No ramo de bebidas, a Coca-Cola Femsa Brasil, responsável pelo engarrafamento dos produtos da multinacional estadunidense, abriu 1,8 mil vagas de emprego temporário em três regiões brasileiras.

De acordo com a Femsa, as contratações são parte do projeto interno da empresa, o Verão Coca-Cola, que aumenta a produção durante a estação mais quente do ano. A seleção vai ocorrer até dezembro, e os contratos devem ser estendidos a março de 2021.

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O processo contempla profissionais das áreas operacionais (arrumador de pálete, ajudante operacional, assistente de manufatura, técnico de manufatura e operador de enchedora), logística (auxiliar de motorista entregador, auxiliar de remessa, conferente, motorista entregador, operador de empilhadeira, operador de máquina) e vendas (promotor e vendedor). As vagas estão dispostas nas regiões Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), Sudeste (São Paulo e Minas Gerais) e Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul) do Brasil.

Para participar do processo seletivo ou obter mais detalhes sobre as vagas, requisitos e salários, acesse www.contratando.com.br.

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