Simone Bérgamo

Simone Bérgamo

Educação e Família

Perfil: Psicopedagoga e Mestre em Psicologia Social e da Personalidade.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Brincando e Construindo

Simone Bérgamo, | qui, 01/12/2011 - 15:55
Compartilhar:

Jogos, brincadeiras, histórias...

Universo infantil, fonte de fantasia, prazer e imaginação.

Espaço mobilizador dos desejos e dos sonhos.

  

Cultivar a sensibilidade e a criatividade é indispensável para a formação de uma personalidade íntegra.

As atividades lúdicas são fundamentais para a saúde física e mental da criança, possibilitando também um melhor desenvolvimento na construção do conhecimento.

“... a brincadeira que é universal e é própria da saúde: o brincar facilita o crescimento e portanto, a saúde; o brincar conduz aos relacionamentos grupais...”

Winnicott

 

Brincar facilita o crescimento. É essencial que as crianças possam usufruir um espaço lúdico, pois isso ajuda no desenvolvimento de suas potencialidades. Tolhidas disso podem transformar-se em adultos com dificuldades motoras e emocionais, desmotivados, desprovidos de curiosidade, com medo de enfrentar desafios e aprisionados  num mundo já conhecido e, por isso, muito mais cômodo.

Ao brincar, a criança imita gestos da vida adulta, descobre o mundo, experimenta diversas sensações, vivencia leis e regras.

Brincar é sonhar acordado.

É poder ser no imaginário,

Longe de qualquer obstáculo,

Um ser encantado.

 

Brincar é um meio de expressão, é uma forma de integrar-se ao ambiente. Através de atividades lúdicas, a criança assimila valores, adquire comportamentos e desenvolve diversas áreas de conhecimento. No convívio com outras crianças, aprende a liderar e a ser liderada, esperar sua vez de brincar, emprestar o seu brinquedo, compartilhar momentos bons e ruins, fazer amigos, ter tolerância e respeito, enfim, a criança desenvolve a sociabilidade.

É brincando que a criança tem a oportunidade de observar e ser observada, falar, ouvir, criticar, pensar para fazer e compreender.

Para isso, é importante estabelecer vínculos que propiciem um espaço de confiança e respeito, sendo levadas a desenvolver autonomia e criticidade para a busca do conhecimento.

Não poderíamos deixar de ressaltar o ambiente de aprendizagem que o brincar possibilita para a construção do conhecimento. Ambiente com limites estruturantes, não autoritário, que permita fazer surgir, na criança, o desejo, ponto fundamental para a construção desse conhecimento.

Na busca efetiva de etapas que concretizem a ação criativa da criança, percebemos o seu desenvolvimento, acreditando que os desejos tomam forma, facilitando o seu contato com o conhecimento.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando