Djalma Guimarães

Djalma Guimarães

Seu Bolso

Perfil:Economista pela UFCG e Mestre em Engenharia de Produção pela UFPE. É Docente, Projetista e Consultor Empresarial da i9 Projetos.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

O que esperar de 2014?

Djalma Guimarães, | ter, 31/12/2013 - 15:37
Compartilhar:

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau (IPMN) no Recife no mês de dezembro mensurou as expectativas e metas do consumidor em relação a sua vida econômica para 2014. 

Dentre os entrevistados, 53% esperam que o ambiente econômico melhore; 59,3% acreditam que seu consumo se ampliará; 67% acreditam que suas finanças melhorarão; 74,3% esperam melhores oportunidades profissionais; e 71% acreditam que a inflação aumentará ano que vem.

Uma possível leitura de tais resultados é que existe uma indefinição nas expectativas do consumidor em relação aos rumos da economia. O baixo crescimento e as constantes notícias ruins parecem estar dividindo as opiniões dos entrevistados. Uma percepção negativa da economia usualmente leva a uma redução no consumo. Fato que no nosso caso pode induzir um ciclo vicioso de redução da demanda e consequentemente do investimento, deprimindo ainda mais o ambiente econômico.

Os ventos ruins na economia parecem que ainda não atingiram o mercado de trabalho, que há alguns anos está aquecido, isto pode explicar a percepção mais positiva em relação às finanças e situação profissional para 2014.

A pesquisa também perguntou quais as metas dos consumidores para 2014, e 49% dos entrevistados possuíam metas. As principais metas são: adquirir um automóvel (12,4%), adquirir um imóvel (11,7%) e conseguir um trabalho (10,7%). A classe C predomina nas duas primeiras metas.

Resumindo:

- Ano modesto na economia com inflação elevada e menor consumo, melhora na colocação profissional e nas finanças, e por fim mais carros nas ruas!

Qual é a sua expectativa para 2014 para a vida econômica?

Qual é a sua meta para 2014?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando