Chef Cesar Santos

Chef Cesar Santos

Colher de Pau

Perfil: Comanda o Restaurante Oficina do Sabor e é considerado o embaixador da culinária pernambucana, já tendo ocupado a presidente da Associação de Restaurantes da Boa Lembrança.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Férias com sabor e versatilidade na cozinha

Cesar Santos, | sex, 11/01/2013 - 14:27
Compartilhar:

Você já parou para pensar nas mil e uma possibilidades de cozinhar com mandioca e carne de sol? Considerados dois ícones na cozinha dos pernambucanos, a versatilidade destes insumos chama atenção para a gama de receitas que podem ser boas aliadas na hora de receber amigos e até dar um upgrade no cardápio trivial. Por exemplo, ao invés de servir a macaxeira em sua forma mais comum de cozimento (em água e sal), acompanhada com a carne de sol frita, que tal experimentar outras preparações?

Coringa na gastronomia pernambucana, a mandioca, macaxeira ou aipim – o nome muda de acordo com cada região do País – pode ser empregada em bolos, pudins purês ou pratos salgados, cozidos com carnes, aves ou frutos do mar. Ela também empresta às preparações sua textura macia e aveludada e ainda pode ser transformada em goma, utilizada para a elaboração de massa de tapioca. Já a carne-de-sol, também conhecida como carne-do-sertão, é salgada e seca ao sol e ao vento, o que mantém sua cor avermelhada. Nem tão carregada de sal quanto à carne de charque, mas necessitada dos mesmos cuidados na hora de escaldar (ou dessalgar, como queira), é necessário deixá-la de molho por algum tempo, trocando sua água por várias vezes. 

E, já que estamos em tempo de descanso, que tal dar férias para as práticas convencionais e colocar a mão na massa para preparar uma receita saborosa e diferenciada? O mini-hambúrguer Sol Triunfal é uma criação que intercala a tapioca assada com o hambúrguer de carne de sol, ovo, coentro, cebolinho, pimenta de cheiro e queijo coalho. A dificuldade de preparo é inversamente proporcional ao sabor, resultando um lanche delicioso para o período da tarde, na hora de receber amigos ou, até, aquela visitinha inesperada. Lembre-se, a grande dica é dessalgar a carne com cuidado para não pecar no teor de sal, e bom apetite!

Mini-hambúrguer  “Sol Triunfal”

Porção: 6 pessoas

Ingredientes
½ kg de carne de sol ( dessalga e moída)
2 cebolas raladas ( pequenas)
3 dentes de alho picadinho
1 ovo inteiro
2 ramos de cebolinha picada
2 ramos de coentro picado
300 g de queijo coalho
1 pimenta de cheiro picada

 

Modo de preparo
Em uma tigela, junte todos os ingredientes e mexa bem até que todos os insumos estejam  bem misturados. Molde este preparo em uma forma redonda na espessura de um dedo. Reserve

  

Para a tapioca:

½ kg de goma de tapioca (já peneirada)
Sal a gosto
300 g de queijo coalho

 

Modo de preparo II:
Leve ao fogo uma frigideira teflon e deixe esquentar. Com uma peneira,  vá peneirado a goma de tapioca até formar um disco , deixe cozinhar dos dois lados.   Depois de todos os discos prontos, use um aro pequeno e corte em pequenos círculos. Reserve


Montagem:
Lamine o queijo coalho em fatias grossas, com o mesmo aro que cortou as tapiocas. Com a chapa quente vá chapeando os hambúrgueres e o queijo. Na medida em que for ficando pronto, vá montado os hambúrgueres: primeiro começa com a tapioca, depois o hambúrguer e o queijo. Finalizar com a tapioca , para decorar, a dica é utilizar  fios de batata doce. Sirva.

 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando