Djalma Guimarães

Djalma Guimarães

Seu Bolso

Perfil:Economista pela UFCG e Mestre em Engenharia de Produção pela UFPE. É Docente, Projetista e Consultor Empresarial da i9 Projetos.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Impostos, Juros e Burocracia contra o Empreendedorismo

Djalma Guimarães, | sex, 01/11/2013 - 16:24
Compartilhar:

Até a década passada o empreendedorismo no Brasil consistia em uma válvula de escape para o crônico desemprego que assolava o país desde as tumultuadas últimas décadas do século passado, a opção pelo empreendedorismo em muitos casos estava associada à informalidade.

No entanto, esta situação começa a se transformar a partir da elevação do emprego no país. Com um nível de desemprego em torno dos 6%, existente no Brasil há algum tempo, criou-se um desestimulo para a entrada improvisada e desprovida de planejamento no empreendedorismo. Neste novo contexto, existe uma nova forma de opção pelo empreendedorismo, a busca de realização profissional derivada de uma “vocação” para tal tipo de negócio, bem como a busca de aproveitamento de oportunidades de mercado, dentre outras razões.

Alguns indícios da opinião e sentimentos do empreendedor recifense são trazidos por uma pesquisa “Mapeamento do Empreendedorismo – 2013” do IPMN de Out/2013. Segundo a pesquisa os empreendedores estão em geral satisfeitos com seu negócio, 84,5% dos entrevistados afirmaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com seu negócio.

Estes empresários acreditam que seu negócio é diferenciado e o principal diferencial é a qualidade (21,3%), seguido por bom atendimento (19,1%).  Apesar do otimismo, algumas variáveis do meio ambiente de negócios são uma fonte de insatisfação para tais empreendedores:

 

Muito satisfeito

Satisfeito

Nem satisfeito nem insatisfeito

Insatisfeito

Muito insatisfeito

Acesso à região

15%

43%

22%

17%

4%

Qualificação da mão de obra

13%

30%

33%

19%

5%

Crédito para seu negócio

10%

24%

32%

29%

4%

Burocracia

4%

9%

40%

39%

8%

Nível de impostos pagos

2%

4%

32%

39%

23%

Taxa de juros

1%

7%

35%

39%

18%

Fonte: Pesquisa Mensal de Expectativa de Consumo – Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau

A principal queixa do empreendedor recifense se refere ao nível de impostos pagos, (62%) dos entrevistados está insatisfeita ou muito insatisfeita com tal variável. Outro gerador de insatisfação dentre os entrevistados é a taxa de juros (57%) estão insatisfeitos ou muito insatisfeitos, a terceira colocada no ranking da insatisfação é a burocracia (47%) dos entrevistados estão insatisfeitos ou muito insatisfeitos. A única variável analisada que apresentou um percentual superior a 50% de indivíduos satisfeitos e muito satisfeitos é o acesso a região.

Empreender pelo que indicam as estatísticas da economia não é mais uma fuga do desemprego, mas para muitos uma opção profissional. No entanto, pelo que os dados da pesquisa e a conjuntura apontam o governo brasileiro trabalha contra esta importante atividade produtiva os micro e pequenos negócios. Impostos, taxa de juros e burocracia sufocam esta tão importante atividade para a economia do país.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando