Djalma Guimarães

Djalma Guimarães

Seu Bolso

Perfil:Economista pela UFCG e Mestre em Engenharia de Produção pela UFPE. É Docente, Projetista e Consultor Empresarial da i9 Projetos.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Seca, inverno e comida regional

Djalma Guimarães, | sex, 04/10/2013 - 16:37
Compartilhar:

Para o agricultor nordestino os dois últimos invernos não serão lembrados como os mais promissores. No entanto, esta ingrata lembrança não se limita apenas aos  agricultores, os consumidores sentem o efeito do inverno modesto na elevação no preço dos alimentos.

Além do fator pluviométrico, também corrobora para a elevação de preços o crescimento da demanda de alimentos. Boa parte do crescimento da renda dos brasileiros se destina a alimentação. Logo, com maior renda, cresce a demanda por alimentos que pressiona os preços.

Ainda precisamos considerar o fato de que várias áreas da região centro-oeste, estado da Bahia, etc., que se dedicavam a produção de alimentos para o mercado interno, se voltaram para a produção de commodities de exportação. Ou seja, deixa-se de produzir feijão para produzir soja, por exemplo.

Voltando a variável climática, alguns produtos regionais, ou seja, produtos consumidos tipicamente na nossa região, como macaxeira, farinha, etc., vem sofrendo elevação de preços em virtude das escassas chuvas em regiões produtoras do nordeste brasileiro, fato que deve persistir nos próximos meses.

O gráfico abaixo ilustra a elevação de alguns destes produtos:

Fonte: Pesquisa de Cesta Básica – Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau

 

E o consumidor nesta história? Devemos fazer uso de planejamento e criatividade para conviver com a elevação de preços destes produtos:

Pesquisar – a “lei fundamental do consumo eficiente” levará o consumidor a economizar quantias significativas, alguns centavos podem pouco significar em uma compra, mas em alguns anos eles representarão um montante significativo;

Uso racional dos alimentos estima-se que o brasileiro desperdiça 20% dos alimentos que adquire semanalmente. Com um uso mais adequado podemos economizar, temos uma margem de 20% de redução nas nossas compras, caso melhor utilizemos os produtos adquiridos;

Busque alternativas para substituir produtos mais caros em determinado momento por equivalentes mais baratos.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando