Djalma Guimarães

Djalma Guimarães

Seu Bolso

Perfil:Economista pela UFCG e Mestre em Engenharia de Produção pela UFPE. É Docente, Projetista e Consultor Empresarial da i9 Projetos.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Temporada de caça ao 13º salário

Djalma Guimarães, | qua, 20/11/2013 - 17:13
Compartilhar:

Promoções, feirões, descontões, já são exaustivamente apresentados como indispensáveis e imperdíveis pelos meios de comunicação. Estes eventos são estratégias empresariais para fisgar nosso 13º salário. Tal rendimento adicional aquece a economia no final do ano, bilhões de reais adicionais em circulação que são aguardos pelo comercio, indústria, sistema financeiro, etc.

Assim, diante de tantas opções oferecidas para o uso do recurso, como saber qual é o melhor uso do meu 13º salário?

Não existe uma resposta única para esta questão a utilização do recurso depende da situação financeira, projetos e compromissos futuros do consumidor. Vejamos algumas situações e dicas específicas para cada caso:

Consumidores endividados:

Pagamento de dívidas - Esta foi à intenção de 17,3% dos recifenses entrevistados em pesquisa do IPMN ano passado. Para este grupo a opção mais sábia é utilizar o recurso para eliminar ou minimizar dívidas. Negociar com o credor pode eliminar uma parte significativa de juros e possibilitar o pagamento parcial ou integral de uma dívida. Para este grupo, antes de negociar com os credores, é bom checar de fato o real valor devido, tal simulação pode ser realizada na calculadora do cidadão (http://www.bcb.gov.br/?calculadora).

Não “cobrir um santo e descobrir outro” – Muitas vezes o consumidor não vê a hora de “limpar o nome” para recuperar o crédito e começar a consumir novamente. Este tipo de atitude reinicia o ciclo do endividamento, pois se o consumidor está endividado é porque sua capacidade de pagamento é limitada, ou seja, este indivíduo, só deve realizar novas compras dentro de um orçamento bem controlado.

Consumidores que vão as compras:

Compra planejada – Este consumidor deve estar atento ao seu orçamento, pois algumas vezes a expectativa de rendimento adicional nos leva a antecipação e elevação dos gastos, o que pode levar a um saldo negativo no orçamento mesmo antes do 13°. Logo, o consumidor deve introduzir tal recurso extra em seu orçamento e consumir apenas o que foi devidamente planejado.

Compra na hora certa – Também é muito importante para este grupo ficar atento aos melhores períodos de compra, comprar com a devida antecedência ou depois das festas de final de ano, pode representar significativa economia.

Descontos da compra a vista – Programar a aquisição de produtos a vista, sobretudo bens duráveis neste final de ano pode gerar significativa economia para o consumidor, este deve exigir descontos na compra a vista.

Consumidores que pretendem poupar o 13º:

Poupança – Esta foi a principal pretensão de uso do recurso ano passado segundo a pesquisa. O consumidor que opta por tal postura, pode incrementar sua poupança para compra futura de bens à vista, atitude que proporciona uma compra mais vantajosa, e ao mesmo tempo afasta o consumidor das armadilhas da compra a prazo.

Viagem- Viajar é outra opção de uso para tal recurso. Tal opção esteve nos planos de 3,5% dos recifenses em 2012. Os bons administradores das finanças pessoais guardam este recurso para aquela viagem desejada. Passeio pago com antecedência e na estação mais vantajosa.

Começar o ano no azul – Poupar agora pode fazer a diferença para não iniciar o ano no vermelho. As festividades de final de ano passam e o ano começa com a dura realidade de impostos e despesas escolares. Desta maneira, a gordura financeira proporcionada pelo 13º é muito bem vinda.

Consumidores que pretendem minimizar a mordida do leão no IR:

Aplicações para redução da base tributável – Algumas aplicações financeiras a exemplo de fundos de previdência (PGBL) e outras aplicações como LCI e LCA (letras de crédito imobiliário e letras de crédito do agronegócio) reduzem a base tributável no IR que será declarado em abril/2014. No entanto, estas aplicações se limitam a 12,5% da renda, bem como a retirada (saque) antecipado do recurso traz um desconto para o consumidor. Logo, não se pode aplicar em dezembro para sacar em janeiro, apenas para amenizar a mordida do leão.

Os diferentes setores da economia já abriram a temporada de caça ao 13º salário, utilizar bem este recurso pode representar um primeiro passo para um ano novo mais próspero no campo das finanças pessoais.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando