Djalma Guimarães

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Seu Bolso

Perfil:Economista pela UFCG e Mestre em Engenharia de Produção pela UFPE. É Docente, Projetista e Consultor Empresarial da i9 Projetos.

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Foco errado

Djalma Guimarães, | qui, 16/01/2014 - 08:45
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O sistema de saúde no Brasil é alvo de inúmeras críticas, insatisfação que não se restringe ao setor público, mas que também atinge o sistema privado de saúde. No entanto, o contexto do sistema público é tão problemático que os planos de saúde são vistos como a “alternativa” para melhores níveis de serviço de saúde.

No entanto, apesar da busca (principalmente da nova classe média) por melhores níveis de serviços de saúde, o segmento de saúde suplementar é alvo de inúmeras queixas de usuários em todo país. Já faz parte de nossa rotina receber a notícia de listas de planos de saúde que são impedidos pelo agente regulador a ANS (Agência Nacional de Saúde) de captar novos clientes.

De fato os planos de saúde não tem conseguido fornecer uma boa dose de satisfação aos seus usuários. A literatura da área diz que os usuários dos serviços de saúde não possuem aptidão para avaliar os aspectos técnicos da qualidade em serviços de saúde, no entanto, eles conseguem avaliar os aspectos funcionais, ambientais e de relacionamento na prestação de serviços de saúde.

Pesquisa de junho de 2012 do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau comprova tal tese e mostra que o foco da gestão da saúde suplementar pode estar errado, e que medidas de cunho administrativo a despeito de medidas de caráter técnico poderiam agregar mais satisfação aos usuários dos serviços de saúde suplementar em Recife.

Segundo a pesquisa os fatores mais críticos para a determinação da qualidade percebida nos serviços de saúde são: instalações físicas dos hospitais, sistemas de marcação de consulta dos planos e número de hospitais conveniados ao plano.

Uma boa instalação física não depende da oferta ou honorários de profissionais de saúde, um bom sistema de marcação de consultas depende mais de uma boa consultoria de TI do que de médicos especialistas em determinada área.

 

 Logo, se a solução é aparentemente simples, porque as queixas e a insatisfação persistem, será que o foco está errado?

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