Djalma Guimarães

Djalma Guimarães

Seu Bolso

Perfil:Economista pela UFCG e Mestre em Engenharia de Produção pela UFPE. É Docente, Projetista e Consultor Empresarial da i9 Projetos.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Bolhas e profecias

Djalma Guimarães, | sex, 31/01/2014 - 11:46
Compartilhar:

Depois de décadas entravado por escassez de crédito e de políticas específicas, o setor imobiliário apresentou um boom nos últimos anos, a partir de uma combinação de crescimento da renda dos consumidores e crédito subsidiado.

A soma destes dois fatores foi uma explosão no preço do metro quadrado em algumas regiões do Brasil equiparando-se as regiões mais valorizadas do mundo. A incoerência deste processo é evidente, e principalmente depois da bolha imobiliária americana, muito vem se falando da existência de uma “bolha imobiliária no Brasil”.

Alguns economistas e “especialistas” preveem até a data de estouro da bolha, no primeiro semestre deste ano.

No entanto, o que temos de concreto é o preço do metro quadrado das principais cidades brasileiras subindo, elevação de 12,70% em 2013, enquanto que o número de lançamentos caiu no mesmo período. O que parece indicar que o preço elevado dos imóveis é um empecilho para continuidade do processo de crescimento do setor. Parece que vivemos em um período de especulação incomum, no qual vendedores e imobiliárias mesmo sem conseguir vender um imóvel por meses continuam majorando o seu preço.

Mas é esse o estopim da bolha? As profecias a respeito do estouro da bolha, falam de uma crise de capacidade de pagamento, mas o fato é que a inadimplência no segmento é baixa. Logo, ao invés de bolha acredito que deve haver acomodação nos preços, pois a renda média do brasileiro não comporta os preços pretendidos pelos imóveis na conjuntura atual.

Bem como, existe um imenso déficit habitacional do país, mas a oferta parece míope para tal possibilidade de ganho. Tomando por base o exemplo de Recife, há 4 anos as pesquisas de demanda do mercado imobiliário do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau apontam para a incoerência entre o perfil de imóveis lançados na região e o perfil de imóvel que os consumidores potenciais desejam e podem pagar.

Tamanho, Tipo de imóvel, localização, opcionais, etc., são diferentes da demanda do consumidor, assim, ao invés de falar de crise no setor imobiliário brasileiro, percebo a oportunidade de um redirecionamento da oferta forma a atender o grande contingente de brasileiros que desejam adquirir a casa própria.

Porém, para não repetir os erros que levaram a elevação de preços no mercado atual, cabe ao estado desenvolver uma política que garanta tal objetivo, a exemplo da aquisição/desapropriação de áreas para habitação popular, qualificação da mão de obra, bem como favorecer o investimento na indústria de insumos para a construção civil de forma a minimizar pressões sobre os custos.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando