Andréa Albuquerque

Andréa Albuquerque

Fitness em dia

Perfil: À frente da Prata da Casa Athletic, desde sua fundação, no ano de 2010, a empresária Andréa Albuquerque é responsável por toda a equipe de criação e estilo da marca de fitness e sportwear

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Para um bom desempenho, cuide do corpo e respeite a recuperação

Andréa Albuquerque, | qua, 09/04/2014 - 08:34
Compartilhar:

Na era contemporânea o cuidado com o corpo vem significando um verdadeiro projeto corporal. É possível observar isto pelas incontáveis práticas esportivas na busca por um ideal da forma.

Cada vez mais o corpo vem assumindo papel de vaidade e prazer na vida das pessoas. A imagem da humanidade vem se refletindo na forma do corpo e as habilidades físicas estão cada vez mais presentes num verdadeiro trabalho mobilizado de moldagem.

Para tanta perfeição e preservação da forma, os cuidados e atenções devem ser redobrados. A prática correta do exercício e o devido repouso muscular são elementos imprescindíveis, que merecem ser respeitados. De acordo com o professor pós-graduado em Educação Física Felipe Almeida Coutinho:

“O êxito no processo de treinamento físico depende, em grande parte, da boa administração dos estímulos empregados nas sessões de treinamento com períodos adequados de recuperação. Uma boa relação entre essas duas variáveis deve proporcionar ao organismo uma condição favorável a alterações fisiológicas, fundamentais ao processo adaptativo. As condições do aluno têm a ver com o nível de condicionamento físico em que este se encontra, bem como com as experiências motoras já vivenciadas. Quanto maiores forem suas reservas fisiológicas e motoras, mais rapidamente se tende a recuperar a atividade de um novo estímulo.

O tempo de recuperação adequado para cada estímulo deve ser avaliado constantemente pelo professor e o aluno, analisando se as adaptações a cada nível de exigência foram satisfatórias ou não. A percepção subjetiva das condições físicas relatada pelo aluno, aliada à interpretação crítica do professor, constitui uma importante arma na determinação de um adequado tempo de recuperação pós-exercício, auxiliando na melhora do desempenho motor.

A recuperação pós-exercício consiste em restaurar os sistemas do corpo desenvolvendo-os à sua condição basal, proporcionando equilíbrio e prevenindo a instalação de lesões. Nesse sentido, torna-se aspecto importante de todo programa de condicionamento físico, em quaisquer níveis de desempenho.”

Ao falar sobre o cuidado com o corpo e a recuperação muscular, não se pode esquecer de que não existe ideal de beleza e nem de forma — são coisas variáveis no tempo e no espaço. O mais importante é que esse ideal seja o mais natural possível e o cuidado com a forma não ultrapasse o exagero e nunca prejudique a saúde da pessoa.

Tags:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando