Andréa Albuquerque

Andréa Albuquerque

Fitness em dia

Perfil: À frente da Prata da Casa Athletic, desde sua fundação, no ano de 2010, a empresária Andréa Albuquerque é responsável por toda a equipe de criação e estilo da marca de fitness e sportwear

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

O sentido da forma do corpo

Andréa Albuquerque, | sab, 03/05/2014 - 23:32
Compartilhar:

“A forma do corpo deve seguir, respeitar, amar e entender o sentido do corpo!”

Diz- se que o formato do corpo revela nossa personalidade! Será?

No Livro Linguagem do Corpo de Cristina Cairo, o formato do nosso corpo revela características e traços de personalidade humana, identificando como cada um de nós lida com as emoções. O tamanho dos quadris, glúteos, ombros, peito, mamas, abdômen, panturrilha, gordura localizada, culotes, entre outros, demonstram como está o interior do ser humano e seus conflitos mais íntimos.Revela-se, então, que o exterior reflete o interior.

No mundo filosófico o corpo refletido no espelho descobre a subjetividade. Uma explicação dogmática de Jacques Lacan sobre o "estágio do espelho". Teoria, que busca especificar o processo de formação do indivíduo humano por meio da identificação da imagem representada pela “sensação de si”.

Os pensadores que estudaram a Filosofia da Corporeidade tentaram explicar a existência humana através de fundamentos que valorizavam a mente e desprezavam o corpo.

Na atualidade, a busca pela perfeição da forma e o sentido do corpo estão cada vez mais presentes. Pessoas sentem-se retraídas consigo mesma por não perceberem de fato, que são parte de um todo e aí não estão se reconhecendo.

Na verdade, o corpo tem linguagem própria e fala por si mesmo de várias maneiras e muitas vezes não são percebidas. No caminhar, no olhar, no modo de se expressar e assim ele apresenta sua evolução científica, ganhando criatividade e toda uma expressão individual, de como de fato somos.

Os pensadores da Modernidade contribuíram muito com suas idéias e assim fomos influenciados de alguma forma. Neto (1998) citando Moreira e Manuel Sérgio apresentou vários aspectos e sentidos do corpo:

Pelo corpo é que podemos atingir uma concepção global do homem; pela linguagem corporal é que o homem ganha um meio extraordinário de comunicação e linguagem; o corpo constitui, tanto o interior como o exterior, o primeiro e mais importante ponto de referência e de relação; o corpo revela uma personalidade, uma cultura e, por decorrência, uma sociedade; o corpo não pode ser concebido como simples máquina a serviço do espírito, porque sem ele o espírito é impensável; é através do corpo que a cultura capta seus limites, tanto os de ordem biológica como psicológica; é pelo corpo que a cultura deixa deser platônica e tenta realizar aunidade humana com o nascimento da idéia, onde está presente o homem integral; as atividades corporais podem e devem estimular o senso estético e, dessa forma, contribuir para a valorização da educação e do lazer; as atividades corporais merecem através do jogo e do desporto, exercitar a criatividade, a liberdade, a alegria e o bem estar de todos nós.

In PERES, S; BRANDL, N; BRANDL, C. Educação Física: Abordagem Histórica do Corpo e Novas Perspectivas. Cascavel: EDUNIOESTE, 1998.

 

 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando