Leandro Vaz

Leandro Vaz

Governança de TI

Perfil: É formado em processamento de dados e pós graduado em governança de TI pela universidade Mackenzie. Ele ministra cursos, palestras, treinamentos e workshops em diversas áreas e empresas.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Quanto vale a sua TI?

Leandro Vaz, | ter, 06/05/2014 - 10:35
Compartilhar:

Você sabe o valor da sua TI? Calma... não responda ainda. Essa não é apenas uma análise dos seus ativos de patrimônio ou quanto a organização destina de verba para o departamento, há muito mais ligado a esse calculo do que se imagina.

A parcela do orçamento de TI ocupa a cada ano uma fatia mais expressiva, com valores cada vez mais altos, devido a custos operacionais acumulados a cada novo serviço, assim como com os orçamentos que precisam ser destinados aos projetos que surgem a cada instante devido a grande necessidade e agilidade do mercado.

Isso apenas mostra os valores que são destinados para custear os serviços prestados pela TI da sua empresa, esse não reflete e nem deve ser visto como o valor de sua TI. Não podemos medir se nossa TI é valiosa tomando como base a parcela do orçamento destinado, nossa análise deve ir muito mais além, devemos olhar para o VALOR que a TI esta agregando ao negócio com seus serviços e a capacidade de desenvolvimento de novos projetos para elevar a confiança e contribuição na obtenção de resultados esperados.

Uma organização não deve ter a TI voltada apenas para as suas atividades e processos do cotidiano, é preciso atentar ao cumprimento de normas, leis, regulamentações do setor, juntamente com a otimização dos serviços, melhor gestão dos recursos e até obtenção de diferenciais de mercado frente à concorrência. A TI não pode se postar apenas como receptora/executora de demandas, seu papel deve ser de impulsionador de negócios.

Precisamos avaliar como esta a relação entre TI e Negócio, em que estágio estamos, o que precisamos fazer para avançar para o próximo, como estamos vendo a área de TI e como ela está se comportando perante as estratégias de negócio.

Algumas empresas enxergam sua TI como uma despesa, vendo apenas como necessidade inevitável. Em um segundo nível, a TI torna-se importante para a redução de custos e controle de processos. Seguindo para o nível onde a organização passa por uma dependência maior de TI, mas os investimentos e crescimento não acompanham a evolução do negócio. 

Quando essa relação está mais estreita, a organização vê a TI como um parceiro que contribui no desenvolvimento de novos negócios e melhoria nos processos. Avançando mais, a organização passa a encarar a TI como um diferencial competitivo para seus processos, bem como na tomada de decisões. A TI passa a exercer um papel fundamental na otimização de processos e está alinhada aos objetivos organizacionais, destinada a viabilizar novas oportunidades de negócio.

A TI deve liderar a inovação, tornando fácil o uso da tecnologia e serviços para contribuir com o crescimento dos negócios. Atuar como um agende motivador para mudanças e transformações nos cenários organizacionais é papel fundamental dos Gestores de TI.

Cabe também ao negócio demonstrar seu apoio e envolvimento na definição, implementação e manutenção das estratégias de TI, é preciso estabelecer e comunicar políticas e objetivos em relação às ações, assegurar o fornecimento de recursos, comunicar a todos os envolvidos a importância do cumprimento dos requisitos de serviço e processos e realizar análises críticas regulares sobre os resultados alcançados.

Sendo assim, identificar o valor da sua TI não é apenas um reflexo dos números relacionados a orçamentos ou despesas, a contribuição da TI na geração de VALOR esta mais próxima dos resultados que são obtidos com uma melhor identificação, planejamento e execução das ações para um maior crescimento organizacional, alcance dos objetivos de negócio e uma melhor gestão de seus processos. A sinergia conquistada entre TI e negócio, produz resultados significativos na gestão da informação e agilidade na tomada de decisões, questões fundamentais em um mundo cada vez mais ágil.

 

E agora, você sabe o valor da sua TI? 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando