Leandro Vaz

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Governança de TI

Perfil: É formado em processamento de dados e pós graduado em governança de TI pela universidade Mackenzie. Ele ministra cursos, palestras, treinamentos e workshops em diversas áreas e empresas.

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Gestão Estratégica de TI

Leandro Vaz, | ter, 13/05/2014 - 04:00
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Segundo o dicionário Houaiss, estratégia significa “a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando ao alcance de determinados objetivos”.  Pode-se dizer que Gestão Estratégica destina-se a um modo de gerir com foco em resultados, muito bem estruturados e pré-determinados.

Ao pensar em Gestão Estratégica, é necessário também compreender o significado de Planejamento Estratégico e seus pilares:

Missão - para que servimos, qual é nossa razão de ser;

Visão – onde queremos chegar;

Valores – quais são nossas premissas quanto às atitudes para alcançar nossa visão;

Estratégia – como faremos para alcançar nossa visão;

Desdobramentos da estratégia – as grandes ações que precisamos conduzir e que constituirão a estratégia, isto é, os objetivos estratégicos.

É importante notar que mais do que uma declaração de intenções, temos um compromisso com ações, principalmente resultados em longo prazo. No Planejamento Estratégico são estabelecidas as prioridades de atuação e o direcionamento do perfil de ações voltadas para toda a organização.

A Gestão Estratégica de TI deverá fazer a ligação entre essas diretrizes e o planejamento de um Portfólio de Serviços de TI de forma a acrescentar novos elementos de reflexão e ações sistemáticas e contínuas, a fim de avaliar a situação, elaborar projetos de mudanças estratégicas, acompanhar e gerenciar os passos de implementação e controle. Deve-se de maneira ostensiva, observar, questionar, buscar e acompanhar, possíveis riscos e oportunidades que necessitem ações antecipadas e respostas estratégicas.

Como forma de estabelecer uma Gestão Estratégica de TI, entre outros itens, podemos destacar um conjunto de valores essenciais voltados aos objetivos da organização, definidos de maneira clara e compartilhados por todos os interessados, uma visão de futuro definindo onde a organização pretende chegar em relação a um espaço de tempo determinado, seus objetivos a serem conquistados de maneira conjunta, processos de trabalho voltados para o seu alcance e um sistema de avaliação do grau de alcance desses objetivos.

Tendo em vista o princípio de que devemos: planejar estrategicamente todos os passos, definir metas e objetivos, prever de certa forma o futuro, procurando se prevenir e aplicar o quanto antes às ações corretivas necessárias. A Gestão Estratégica de TI visa proporcionar em um esforço conjunto entre todos, maior agilidade e flexibilidade frente às constantes mudanças do meio ambiente em que a organização está inserida, aumentando significativamente suas chances de crescimento e, principalmente, de sobrevivência. A análise e assimilação dos valores da empresa, a compreensão da missão e da visão, deverão estar inseridos no contexto da Gestão Estratégica de TI, sendo fundamentais para que não haja perda do foco e da objetividade na busca por resultados.

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