Leandro Vaz

Leandro Vaz

Governança de TI

Perfil: É formado em processamento de dados e pós graduado em governança de TI pela universidade Mackenzie. Ele ministra cursos, palestras, treinamentos e workshops em diversas áreas e empresas.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Goal-line Technology

Leandro Vaz, | ter, 17/06/2014 - 11:55
Compartilhar:

A muito estamos falando sobre a Gestão da Informação e o papel da tecnologia no auxilio e potencialização deste que é um dos maiores bens de uma organização e elemento fundamental para a tomada de decisões. Uma informação em tempo certo, correta e precisa, transmite a confiança necessária para que se tenha a convicção necessária para decidir o que fazer e que ações tomar de forma mais segura, consistente e assertiva.

No décimo jogo da Copa do Mundo 2014 entre França e Honduras, tivemos um exemplo claro e muito interessante de como a informação auxiliada pela tecnologia pode ser o diferencial para a tomada de decisões rápidas, transmitindo segurança a quem deve toma-la, bem como aos afetados com a situação. Independente de qualquer que seja a opinião sobre o uso ou não da tecnologia no futebol, vamos analisar sobre o olhar da Gestão da Informação apenas.

Dia 15 de junho de 2014, foi a primeira vez, em uma Copa do Mundo, que a tecnologia foi decisiva para determinar se a bola entrou ou não. Na estreia da França contra a seleção de Honduras, Benzema recebeu um cruzamento da direita, chutou e acertou a trave, a bola viajou até o outro lado do gol, bateu no goleiro Valladares e entrou. O árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci apontou o centro do gramado. Gol da França.

Essa afirmação foi possível devido a tecnologia instalada nos 12 estádios que receberão jogos da Copa do Mundo, o GoalControl-4D (http://goalcontrol.de/), tecnologia desenvolvida pela empresa alemã GoalControl que consegue detectar a posição da bola em tempo real com precisão de até 5 milímetros. O GoalControl-4D se baseia em informações recebidas de 14 câmeras de altíssima velocidade, sete para cada área de gol.

Se a bola ultrapassar completamente a linha do gol, um sinal é enviado em menos de um segundo para o relógio do árbitro, que vibra no pulso e mostra na tela uma mensagem informando que foi gol (GOAL). Por outro lado, se a bola estiver muito próxima da linha do gol, mas não entrar, o relógio avisará claramente que não houve gol(NO GOAL). Para não restar qualquer dúvida, todas as imagens de gols ou quase-gols são salvas e podem ser reproduzidas a qualquer momento.

Na situação deste jogo, foi possível perceber as duas situações, onde inicialmente a bola bate por dentro da trave, mas sem ultrapassar totalmente a linha do gol, o que é detectado como NO GOAL e transmitido para o árbitro, logo na sequencia a bola bate no goleiro, entra, mas rapidamente é puxada de volta para fora. Entretanto, foi possível detectar que nesse segundo caso a bola ultrapassou completamente a linha sendo enviado aviso ao árbitro, agora transmitindo a informação de GOAL. Como essa informação foi transmitida em segundos ao árbitro, a tomada de decisão correta foi imediata em marcar o gol para a seleção da França. No mesmo instante o sistema de imagem do estádio, bem como as emissoras de TV exibiram os dois lances demonstrando de forma clara as duas situações, assim certificando e esclarecendo que a marcação ocorreu devido ao segundo lance.

Sem o auxilio da tecnologia, esta seria uma situação onde a tomada de decisão seria feita com base na visão individual e perceptiva do indivíduo, sem uma certificação do fato, o que posteriormente seria analisado com mais recursos e precisão e poderia revelar algo contrario ou desalinhado ao que foi decidido. Assim ocorre no dia a dia das empresas onde temos diariamente a necessidade de tomar determinados rumos nos negócios e estratégias empresariais e que sem a informação correta, corremos o risco de no momento não termos uma base sólida que nos de mais precisão e apoio para seguir ou trilhar o caminho correto.

https://www.youtube.com/watch?v=a4B9Y-v7RDo

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando