Leandro Vaz

Leandro Vaz

Governança de TI

Perfil: É formado em processamento de dados e pós graduado em governança de TI pela universidade Mackenzie. Ele ministra cursos, palestras, treinamentos e workshops em diversas áreas e empresas.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Gerenciamento de Nível de Serviço, você tem?

Leandro Vaz, | qua, 25/06/2014 - 12:42
Compartilhar:

Ligação direta com o termo Nível de Serviço, a sigla SLA, do inglês, Service Level Agreement na sua maioria das vezes é associada diretamente com o tempo de entrega ou atendimento comprometido com o cliente para a solução de irregularidades ou entrega de determinados serviços. Entretanto devemos observar que Nível de Serviço, está relacionado com qualquer critério estabelecido e acordado junto ao cliente a fim de atender as expectativas e necessidades. O tempo tem grande importância em um mundo cada vez mais veloz e dinâmico, mas até que ponto esta rapidez de entrega esta sendo benéfica e que impacto gera na qualidade?

Para se atender as demandas que surgem a cada segundo e conseguir escoar o máximo de entregas no menor tempo possível, as análises e visões mais detalhadas, considerando o ambiente como um todo estão sendo deixadas de lado ou sendo realizadas de forma superficial, a curto prazo, sem a preocupação do impacto que poderá causar. O pensamento está voltado para o agora, imediato, e caso algo não saia como deveria ser, ainda é possível  que seja corrigido ou refeito na mesma velocidade.

Pode parecer uma vantagem hoje em um mundo imediato e dinâmico conseguir ser tão veloz na entrega como na geração das necessidades, ter a capacidade de fazer e refazer tudo o que for preciso de maneira quase que instantânea. Mas como diz o ditado, o que se planta hoje é o que se colherá amanhã, mas essa lavoura que está sendo cultivada de hoje dará bons  frutos amanhã?

Essa deve ser a preocupação pois todos os dias estão sendo entregues trabalhos, projetos, informações e resultados onde o diferencial e cobrança estão voltados para o cumprimento do prazo de entrega do SLA acordado com o cliente para se alcançar a meta estabelecida. Mas não podemos esquecer que todas as metas precisam estar voltadas a um objetivo, a um resultado final.

Sem essa análise, visão e entendimento do que se espera atingir ao final de um caminho, estamos gerando algo que pode parecer atender de imediato, mas que com o passar do tempo e o acúmulo de resultados únicos e desconexos, não será possível chegar a lugar algum sem que retrabalhos sejam realizados, causando prejuízos futuros que poderiam ser evitados no presente.

Não podemos aceitar esse tipo de situação onde a velocidade ou o tempo de entrega tenha importância maior que a qualidade e consistência do que está sendo entregue, é preciso deixar claro que também faz parte do SLA e deve ser incluso nas entregas todos pontos que fazem com que um trabalho tenha seus objetivos entendidos e possam resultar no que se espera a curto, médio e longo prazo e não apenas de imediato.Retrabalhos e correções geram não só apenas maior custo, mas também incertezas e insatisfação.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando