Leandro Vaz

Leandro Vaz

Governança de TI

Perfil: É formado em processamento de dados e pós graduado em governança de TI pela universidade Mackenzie. Ele ministra cursos, palestras, treinamentos e workshops em diversas áreas e empresas.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Gerenciamento de Demanda X Capacidade X Disponibilidade

Leandro Vaz, | qua, 30/07/2014 - 11:04
Compartilhar:

A abordagem desses processos tem além de um relacionamento direto, uma grande dependência entre os seus resultados uma vez que a falta de entendimento, planejamento e acompanhamento das suas atividades resultará na quebra da continuidade e confiabilidade do serviço, não atendendo as expectativas e necessidades dos clientes e consequentemente não gerando os resultados esperados e pelo negócio.

Paralelamente a isso, é preciso estar preparado para respostas ágeis em relação a mudanças e surgimento de novos requisitos de forma a acompanhar a evolução da organização e a busca de seus objetivos estratégicos sem que os serviços atuais sejam afetados e que o planejamento de evolução possa ser mantido com o mínimo de impacto possível nas expectativas futuras.

Identificar e planejar a demanda de um serviço esta diretamente ligado a entender o Padrão de Atividade do Negócio do cliente, sem isso não é possível identificar a capacidade necessária para suportar o serviço, gerando riscos e diminuindo a confiabilidade em garantir a sua continuidade. Juntamente com a análise do Perfil do Usuário que consome o serviço, é possível identificar a demanda atual e simular as necessidades futuras conforme possíveis variações na utilização do serviço.

Mesmo com toda a análise de padrões e perfis, ainda temos que perceber as variações de consumo e utilização do serviço que podem ocorrer devido a fatores externos ou mudanças de estratégias, como sazonalidade ou comportamentos de mercado. Nesses casos o provisionamento e a geração de capacidade estratégica devem ser levados em consideração desde que a custos justificáveis, uma vez que capacidade ociosa gera custos desnecessários ao serviço.

Uma vez entendidas as demandas atuais e percebidas as futuras, podemos planejar a capacidade que precisa ser gerada para suportar a operação, atendendo os requisitos acordados com o cliente. Entretanto Gerenciar a Capacidade não é apenas criar um Plano de Capacidade para ser aplicado quando o serviço esta em risco, mas sim uma vez definido o plano, acompanhar a sua evolução para aplicação no momento oportuno e monitorar o serviço constantemente para identificar as variações e tendências de consumo que podem afetar os planos sendo possível antecipar ou prorrogar determinadas ações.

Um bom Gerenciamento de Capacidade não deve apenas focar em quando a capacidade deve ser aumentada ou reduzida, precisa também modelar e redimensionar a capacidade para se obter um uso mas eficiente dos serviços, analisar continuamente a demanda para influencia-la quando necessário para um melhor consumo da capacidade, auxiliar no entendimento e resolução de incidente que possam estar relacionados com a capacidade do serviço e sempre estar atento a mudanças de cenário e no serviço que possam impactar nos planos de capacidade.

Por sua vez o Gerenciamento da Disponibilidade voltará seus esforços para garantir que um serviço esteja disponível conforme o acordado com o cliente, sendo assim os planos de disponibilidade precisam compreender além do que é preciso para um serviço funcionar, o quando e quanto este deve estar disponível em relação as expectativas e acordos firmados, os requisitos de um serviço, seus critérios para uma possível restauração, os fatores vitais para o negócio, bem como o impacto de um determinado componente pode causar no serviço devem ser analisados e registrados.

A disponibilidade deve definir e garantir metas não só em relação a disponibilidade, mas também sobre a confiabilidade e sustentabilidade do serviço, gerando relatórios e monitorando tendências que possam afetar a disponibilidade em relação ao acordo de nível de serviço. Esses pontos devem ser considerados no plano de disponibilidade para que este produza uma visão clara às condições em que o serviço deve ser prestado e quais as metas a serem atingidas.

Sendo assim, o impacto da falta de entendimento e análises corretamente executadas, causa uma falha na cadeia do gerenciamento desses processos devido grande dependência entre os resultados de um com o outros, as entradas e saídas de qualidade nesses processos são fundamentais para que se obtenha o resultado esperado na prestação o serviço, minimizando o impacto na operação do serviço, gerando maior valor para o cliente e gerando melhores resultados para o negócio.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando