Luiz Mendes

Luiz Mendes

Deixa que eu chuto

Perfil: Graduado em Jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau. Começou a carreira trabalhando em rádio e atualmente é editor de esportes do LeiaJá

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Um problema chamado Arena Pernambuco

Luiz Mendes, | qua, 04/03/2015 - 07:37
Compartilhar:
Foto: Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Comentar agora parece fácil, mas sempre achei que o projeto Cidade da Copa nunca sairia do papel. Uma cidade ou bairro não é criado por conta de um estádio. Um campo de futebol é que é inserido em um lugar com constante movimentação e acesso de pessoas.

 

Passaria a acreditar no projeto se a pedra fundamental de uma casa popular fosse colocada antes do início das obras da Arena Pernambuco. Chamar de Elefante Branco o estádio de São Lourenço da Mata, eu acho um pouco demais. Ele é utilizado, porém com bem menos frequência do que queriam seus idealizadores.

 

Longe de mim querer ser o profeta do apocalipse, mas é quase impossível que um dia os quase 45 mil lugares da arena sejam ocupados. Pelos menos não nos próximos anos.

 

É impensável que um lugar de difícil acesso, que, literalmente, fica no meio do nada, consiga atrair algum público. O jogo entre Náutico e Piauí, que será realizado nesta quinta-feira (5), se anuncia como o pior público da recente história do local. Tendo em vista a fase que passa o time alvirrubro, a pouca qualidade da equipe visitante e o horário da partida, 22 horas.

 

O governo do estado tem um bilionário problema nas mãos. A Arena Pernambuco é um empreendimento que só traz prejuízos ao erário e aos contribuintes, sendo o consórcio e a construtora da obra as únicas beneficiadas, graças a um contrato que pode ser chamado no mínimo de pífio.

 

Apenas do ano passado, o estado de Pernambuco deve mais R$ 93 milhões aos construtores e administradores do estádio. Vale ressaltar que pelo período do ano de 2013, o governo já repassou R$ 87 milhões.

 

Legado da Copa em Pernambuco? Estamos pagando.

 

3 DENTRO

 

- Fair Play Financeiro. Acerta a CBF em punir, a partir da edição deste ano do Campeonato Brasileiro, os clubes que não cumprirem as suas obrigações salariais com os atletas. Em caso de atraso no pagamento, o time será punido com a perda de três pontos na competição.

 

- Jonh Terry. O experiente e violento zagueiro do Chelsea está com moral com o chefe. O técnico José Mourinho solicitou à direção do clube inglês a permanência do jogador para a próxima temporada.

 

- Guilherme Biteco. O Santa Cruz não vem apresentando um bom futebol desde o início da temporada. O time parece fraco. A exceção é meio Guilherme Biteco, autor de um dos poucos gols tricolores em 2015 e atleta que mais demonstra ter habilidade com a bola nos pés no elenco coral.

 

3 FORA

 

- Náutico. Em apenas três meses e nove partidas a diretoria Timbu pode ter jogado fora todo o planejamento para a temporada 2015. Moacir Júnior foi demitido por ter uma campanha irregular com um time bem abaixo das suas necessidades. O treinador que chegar vai precisar arrumar a equipe dentro de campo e saber conviver com as trapalhadas da diretoria do clube fora dele.

 

- Rio 2016. Uma das principais reivindicações dos atletas da vela, modalidade que mais deu medalhas para o Brasil em Olimpíadas, era a limpeza da Baía de Guanabara para o Jogos de 2016. Durante todo esse tempo o que a organização do evento e p governo do Rio de Janeiro fizeram foi mentir. O serviço de limpeza do local foi suspenso e corre o risco da poluição carioca fazer parte do cenário das imagens que vão para o mundo todo no ano que vem.

 

- Cruzeiro. O atual bicampeão brasileiro ainda não comemorou nenhum gol na Taça Libertadores da América deste ano. Já são dois jogos que o time mineiro fica no 0 a 0, em um grupo considerado um dos mais fáceis da competição.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando