Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Dilma foge da TV para evitar panelaços

Edmar Lyra, | ter, 28/04/2015 - 09:39
Compartilhar:

Estava sendo cogitada a não realização do pronunciamento oficial da presidente Dilma Rousseff na próxima sexta-feira. Ontem a comunicação do Palácio do Planalto confirmou que a presidente abdicará dessa prerrogativa sempre utilizada pelos ex-presidentes e pela própria nos últimos quatro anos. O Planalto avaliou o risco de panelaços durante o pronunciamento e o ônus poderia ser maior que o bônus.

Com a inflação batendo quase 9% no acumulado dos doze meses, incluindo o aumento considerável do combustível e sobretudo da energia elétrica, Dilma não teria muito o que falar, principalmente após a onda de desemprego que tem tomado conta dos quatro cantos do Brasil. O maior prejudicado pela recessão econômica e pelos tarifaços realizados pelo governo é o próprio trabalhador. 

Então para evitar chover no molhado, sem apresentar nada de efetivo ao trabalhador brasileiro, o Planalto preferiu que Dilma se comunique com a sociedade através das redes sociais, abdicando naturalmente da cadeia de televisão e rádio.

Mesmo com o ambiente fértil das redes sociais, o seu impacto na sociedade ainda é menor que um pronunciamento em cadeia nacional. Num cenário de crise política que ainda passa o governo Dilma Rousseff, falar na televisão e no rádio depois aguardar o bombardeio nas redes sociais era temerário. O primeiro de maio poderá passar despercebido e com isso as críticas ao governo podem ser minimizadas. Apesar de parecer covarde, foi a decisão mais acertada a ser tomada pela comunicação da presidente Dilma Rousseff.

Jaboatão - Figurão do PSDB afirmou que se o prefeito Elias Gomes não apoiar a candidatura de Heraldo Selva pelo PSB, não haveria mais nenhum impedimento para a candidatura do deputado federal João Fernando Coutinho a prefeito no ano que vem. Na ótica do tucano, João é quem reúne as melhores condições para disputar a prefeitura pelo PSB caso Elias opte por Conceição Nascimento. 

Em paz - Os deputados Lula e Everaldo Cabral, que são irmãos, parece que deram uma trégua na briga política que ambos travaram até o ano passado. Eles estiveram juntos num almoço com a sua genitora e posaram para foto juntos, com isso a família Cabral pode ir unida para a disputa pela prefeitura do Cabo de Santo Agostinho no ano que vem.

Fogo amigo - O governador Paulo Câmara precisará ter muito jogo de cintura para apaziguar os ânimos na Frente Popular. Corre nos bastidores políticos que há uma ciumeira dentro do governo em relação a alguns secretários. Se não houver um freio de arrumação por parte do governador isso pode se acentuar e ficar difícil de administrar. 

Mudança - Como se não bastasse a crise econômica, a Caixa Econômica Federal modificou a sua política de financiamento. Agora será preciso dar uma entrada de 50% na aquisição de um imóvel usado. Antes você precisava de 20% de entrada. À medida passa a valer a partir de 4 de maio. Com esta novidade será mais difícil comprar ou vender imóveis usados e consequentemente os preços deverão baixar abruptamente. 

RÁPIDAS 

Despedida - O Senado Federal decidiu publicar um livro com o discurso de despedida do ex-senador Pedro Simon (PMDB). Simon foi senador por quatro mandatos, configurando assim quase quarenta anos na Câmara Alta. O título do livro se chama “Confesso que lutei”.

Terceirização - O governo federal tem aberto uma cruzada contra o PL 4330 que trata das terceirizações, mas num levantamento feito pela CGU foi identificado que entre 2009 e 2013 o governo federal, incluindo Lula e Dilma, aumentou as despesas com limpeza, conservação predial e vigilância de R$ 3,19 bilhões para R$ 6,29 bilhões.

Inocente quer saber - Será que os protestos que estão sendo marcados para o dia 17 de maio irão vingar?a

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando