Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Fábrica da Jeep é um marco para a economia de Pernambuco

Edmar Lyra, | qua, 29/04/2015 - 09:09
Compartilhar:

Foi inaugurada ontem em Goiana a fábrica da Jeep, um empreendimento da Fiat Chrysler Automobiles (FCA). O investimento contribuiu para a instalação de mais dezesseis empresas no entorno e incrementará cerca de R$ 2,1 bilhões à economia do estado, configurando 6,5% do PIB de Pernambuco.

Quem conhece a história econômica de Pernambuco entende a importância deste empreendimento. Isso porque até a década de noventa o estado era tido como o patinho feio do Brasil, inclusive perdendo investimentos para a Bahia, que chegou a montar um polo automobilístico em Camaçari, tendo a fábrica da Ford.

Uma fábrica de automóveis é importante para o desenvolvimento de um estado porque ela quando chega não chega sozinha, precisa de vários fornecedores e cria uma cadeia produtiva que contribui diretamente para a melhoria da sociedade como um todo.

Vale salientar não só o empenho do ex-governador Eduardo Campos na atração da fábrica como também a visão de descentralizar o desenvolvimento. Quando Eduardo optou por Goiana em vez de Suape, estava vislumbrando ali um novo polo de desenvolvimento, evitando a saturação no litoral Sul.

Na mata Norte ganha todo mundo, inclusive o estado da Paraíba que foi beneficiado por tabela ao estar na proximidade da região que abriga a fábrica da FIAT. Sem sombra de dúvidas o dia de ontem foi histotico para a região Nordeste, sobretudo em plena crise econômica, conseguir uma fábrica com capacidade de produzir 250 mil veículos por ano, é simplesmente fantástico. 

Patrocínio - Com a chegada da Jeep os clubes pernambucanos Sport, Santa Cruz e Náutico podem ser diretamente beneficiados com a chance real de estampar a marca controlada pela Fiat Chrysler em suas respectivas camisas. Os dirigentes dos clubes já estão contando as horas para serem abertas as negociações.

Celpe – Além da conta de energia ter aumentado, a Celpe mudou o vencimento que era para os dias 7 ou 8 de maio para 27 e 28 de abril, pegando de surpresa muitos consumidores que chiaram nas redes sociais. Nem sequer uma cobrança proporcional a concessionária fez. 

Candidata - Após se filiar ao PSB a senadora Marta Suplicy ganhou legenda para disputar a prefeitura de São Paulo nas eleições do ano que vem. Seu ex-partido, o PT, está disposto a pedir seu mandato de volta por infidelidade partidária. 

Solto - A segunda turma do STF decidiu ontem por 3 votos a 2 a soltura do empresário Ricardo Pessoa, da UTC, envolvido no escândalo de corrupção na Petrobras. Ele deverá utilizar uma tornozeleira após sair da prisão. Além disso existe a hipótese dele cumprir prisão domiciliar. 

RÁPIDAS 

Todos por Pernambuco – O governador Paulo Câmara encerra hoje no Centro de Convenções a edição de 2015 do Todos por Pernambuco. O evento terá abertura a partir das 8:30 e às 14:30 será realizada uma plenária. 

Painel do Lyra - O deputado federal João Fernando Coutinho (PSB) foi o nosso entrevistado do Painel do Lyra desta semana. Você pode conferir hoje a partir das 8 horas da manhã a entrevista que trata principalmente sobre a eleição em Jaboatão dos Guararapes. Assista em: www.tvguararapes.com

Inocente quer saber - A presidente Dilma Rousseff escanteou o ministro Armando Monteiro na inauguração da fábrica da Jeep em Goiana ontem? 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando