Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

O Ocupe Estelita perdeu o rumo

Edmar Lyra, | sab, 09/05/2015 - 11:37
Compartilhar:

Não é de hoje que o movimento denominado Ocupe Estelita, idealizado pelo grupo Direitos Urbanos no Facebook, virou trampolim político para alguns aspirantes a detentores de mandato. Não precisamos nominar nenhum porque quem conhece o movimento sabe que já existem alguns pré-candidatos a vereador nas eleições do ano que vem e quem são eles.

A gestão do prefeito Geraldo Julio iniciou apenas em janeiro de 2013, quando já havia ocorrido o leilão daquela área que foi arrematada pela Moura Dubeux no valor de R$ 55,4 milhões ainda em 2008, durante a gestão de João Paulo. O terreno era de propriedade da Rede Ferroviária.

Os integrantes do Ocupe Estelita, sendo um dos líderes, parente de um ex-prefeito do Recife, teimam em querer colocar na conta do atual prefeito Geraldo Julio os possíveis problemas advindos da execução do projeto, mas esquecem-se que tudo isso foi iniciado na gestão de João Paulo e não na do atual prefeito.

Foi João Paulo quem permitiu a construção das torres gêmeas pela Moura Dubeux, que deram início ao projeto de revitalização daquela área, que ao longo dos anos se tornou uma localidade de prostituição, assaltos e tudo o que não presta para a sociedade. 

Voltando ao projeto, fica evidente que essa turma só quer tumultuar e garantir holofote político visando as eleições municipais do ano que vem. Haja vista que muitos dos líderes do movimento possuem ligação direta com partidos políticos e ainda se colocam como pré-candidatos. 

Pois bem, a prefeitura do Recife fez as concessões que algumas pessoas que integram o Direitos Urbanos estavam querendo. O projeto final compreende a construção de 200 unidades habitacionais populares localizadas a uma distância máxima de 300 metros do empreendimento, 65% da área do terreno, que hoje é privado será de uso público, foi reduzida a altura dos prédios, os galpões serão mantidos, dentre outras ações que transformam o projeto Novo Recife em algo benéfico para a sociedade.

A postura arrogante e anárquica que os integrantes do movimento tomaram nos últimos dias, como invadir o Shopping RioMar e acampar em frente ao prédio do prefeito Geraldo Julio sem levar em consideração que não estavam atingindo apenas o prefeito como também todos os seus vizinhos, só mostra que o Ocupe Estelita perdeu a legitimidade e o argumento para defender qualquer coisa a respeito do projeto.

Ninguém ganha as coisas no grito nem na imposição, mas sim no diálogo e no respeito perante a sociedade. Muitos deles se acham donos da cidade, coisa que não são. A cidade é de todos os recifenses e não de 500 manifestantes que se acham acima do bem e do mal.

Crimes - Os integrantes do Ocupe Estelita estão cometendo uma série de crimes, dentre eles danos à propriedade alheia e ao patrimônio público. Além disso chegaram a roubar água da Compesa na frente do prédio do prefeito Geraldo Julio bem como pixar o muro do seu prédio, do RioMar e as estações de BRT.

Isento - O delegado responsável pelas investigações da Polícia Federal no município de Araripina sobre possíveis fraudes na secretaria de Educação daquela cidade, isentou o prefeito Alexandre Arraes de ter participado de esquema de corrupção. 

Encontro - De nada adiantou o encontro do ministro da Fazenda Joaquim Levy com os governadores do Nordeste em Natal, no Rio Grande do Norte, ontem. Levy não apresentou nada de efetivo no tocante à liberação de recursos para melhorar a situação financeira dos governos estaduais. O encontro serviu apenas para chover no molhado. 

Unale - O deputado Diogo Moraes (PSB), que é o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, poderá ser eleito vice-presidente da Unale no lançamento da 19ª conferência nacional dos legislativos e legisladores estaduais que será realizado na próxima segunda-feira em Vitória, no Espírito Santo. A conferência será realizada nos dias 10 a 12 de junho também na capital capixaba.

RÁPIDAS 

Fernando Bezerra Coelho - O senador Fernando Bezerra Coelho estará em São Paulo na próxima segunda-feira para encontro dos senadores do PSB com o vice-governador de São Paulo Márcio França. 

Recorde – A entrevista com o líder da oposição na Alepe, deputado Sílvio Costa Filho (PTB), foi o recorde do Painel do Lyra com 150 mil visualizações em apenas três dias. O programa é veiculado na TV Guararapes é gravado no Hotel Barramares semanalmente com pessoas do meio político e da sociedade como um todo.

Inocente quer saber - Por quê os integrantes do Ocupe Estelita poupam os ex-prefeitos João Paulo e João da Costa, ambos do PT, das críticas? 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando