Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Candidatura de Antônio Campos não decola em Olinda

Edmar Lyra, | sab, 22/08/2015 - 12:06
Compartilhar:

O advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, tem se movimentado no intuito de se lançar ao posto de prefeito de Olinda pelo PSB. Ele também alimenta o desejo de ter parte significativa da Frente Popular em torno do seu projeto. No mês de junho, na Casa da Rabeca, Tonca, como é conhecido, juntou parte significativa do meio político pernambucano para dar, no seu aniversário, o pontapé inicial rumo à prefeitura de Olinda nas eleições de 2016. Ele tem se reunido com algumas pessoas visando discutir um projeto consistente para a cidade.

É inegável a capacidade técnica de Antônio Campos, que é um advogado bem-sucedido, com excelente inserção no meio cultural, mas para ser prefeito é preciso muito mais. O que aparentemente ele não está conseguindo ter esse 'plus'. Nas pesquisas, de acordo com informações de bastidor, Tonca está com apenas um dígito, e não tem demonstrado crescimento em relação a sondagens anteriores.

Se fosse uma eleição de W.O. não teria muito o que discutir. Tivemos casos em 2012 que o Palácio do Campo das Princesas, leia-se Eduardo Campos, implodiu candidaturas adversárias em detrimento de projetos aliados que tinham dificuldades de crescimento. Mas o cenário em Olinda não é bem esse.

Para a disputa pela Marim dos Caetés existem pelo menos quatro nomes extremamente competitivos que são: a deputada federal Luciana Santos (PCdoB), a deputada estadual Teresa Leitão (PT), o deputado estadual Ricardo Costa e a segunda colocada na eleição de 2012, Izabel Urquiza, ambos do PMDB.

Imaginar que o PT, o PMDB e o PCdoB desistirão de projetos majoritários em Olinda para satisfazer um PSB sem Eduardo Campos para passar com o rolo compressor por cima de quem cruzasse o caminho é sonhar demais. Então, a candidatura de Tonca começa a entrar água antes mesmo de ir pra rua.

O PCdoB exige do PSB apoio para manter a parceria no Recife. O PMDB tem Jacilda Urquiza pedindo por Izabel, e ainda tem Ricardo Costa que pode migrar para o PSDB para viabilizar seu projeto. No caso do PT não há mais nenhum óbice para que Teresa Leitão dispute a prefeitura, como aconteceu em 2012. Todos os adversários de Tonca possuem, além de uma identificação maior com a cidade, o teste das urnas, que o irmão de Eduardo ainda não tem.

Está cada vez mais difícil Antônio Campos convencer o PSB e o Palácio do Campo das Princesas a apostar alto no seu projeto. Resta saber se ele vai conseguir surpreender como Eduardo fez em 2006. Mas, pelo andar da carruagem, a situação não é nada boa para insistir com o projeto.

Itambé - O prefeito Bruno Ribeiro (PSB) vem cuidando dos maiores problemas da cidade e discutindo soluções junto com a sociedade. No dia 12 deste mês foi debatida a questão da segurança. Nesta sexta-feira (21), o tema foi resíduos sólidos e, em setembro, será discutida a situação hídrica do município, que é a única cidade da Mata Norte onde a água é municipalizada.

Honra - O presidente da Arpe, Ettore Labanca, após as vaias que o governador Paulo Câmara recebeu da militância do PT no fórum Dialoga Brasil, realizado nesta sexta-feira (21), com a presença da presidente Dilma Rousseff, afirmou que era uma honra para o governador ser vaiado por quem rouba, assalta e forma quadrilha.

Gravatá - O deputado estadual Waldemar Borges, que é líder do governo na Alepe, tem se animado para a disputa pela prefeitura de Gravatá no ano que vem pelo PSB. É que pesquisas internas apontam a total inviabilidade da reeleição do prefeito Bruno Martiniano, que é considerado um dos piores prefeitos de Pernambuco.

Jarbas Vasconcelos - Em entrevista ao jornalista Mário Sérgio Conti, da GloboNews, o deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) afirmou que nos seus 45 anos de vida pública nunca viu uma crise política parecida como a atual e que se Dilma Rousseff não renunciar, tem que ser tirada do cargo.

RÁPIDAS

Negativo - Após rumores dando conta da saída do vice-presidente Michel Temer da articulação política, o ministro da secretaria-geral da presidência da República, Miguel Rossetto, descartou esta possibilidade, dizendo que Temer tem feito um extraordinário trabalho.

Restituição - Vários contribuintes estão reclamando da demora no crédito da restituição do Imposto de Renda neste terceiro lote. A Receita Federal não está repassando o valor da restituição alegando que os dados não conferem. Tem gente desconfiando que o governo não está pagando pra ganhar tempo.

Inocente quer saber - Armínio Fraga tem razão quando diz que ainda não chegamos ao fundo do poço?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando