Diego Rocha

Diego Rocha

Cultura Nerd

Perfil: Publicitário de formação, mestre em Design, entusiasta da Estética. Professor universitário, fashion-geek, zen-gamer e aficcionado por séries de tv, quadrinhos e cinema de ficção.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Inspirações em jogos de luta

Diego Rocha, | qua, 30/09/2015 - 17:13
Compartilhar:

Um dos diferenciais mais interessantes dos jogos de luta é a variedade de personagens. Quanto mais personagens variados, maior a possibilidade de um perfil que agrade o jogador, afinal o personagem escolhido por ele deve representá-lo na tela. E como os jogos se baseiam em confrontos, quanto maior a diversidade de personagens e estilos, mais inusitadas as lutas.

Então vamos dar uma olhada em algumas referências de personagens de grandes franquias de luta e suas inspirações cinematográficas mais claras nas franquias Mortal Kombat e Street Fighter.

1) Bruce Lee


​Um dos atores / artistas marciais mais reconhecidos dos filmes clássicos de kung fu que vieram da china para o ocidente, Bruce Lee se tornou um grande astro no segmento, sobretudo quando Hollywood começou a fazer seus próprios filmes de luta.

Personagens claramente inspirados nele incluem Liu Kang, personagem central da franquia Mortal Kombat e Fei Long, que aparece pela primeira vez no jogo Super Street Fighter II.

2) Jean-Claude Van Damme


Um produto americano (embora o ator seja de origem belga), o grande astro dos filmes de luta dos anos 90 deu base para a criação do personagem Johnny Cage, o personagem destoante do torneio do Mortal Kombat (claramente ocidental e com pinta de gringo). Para este personagem, até mesmo a famosa amplitude da abertura de pernas de Jean-Claude foi trazida, para não falar do figurino usado no primeiro jogo da franquia copiado claramente do filme O Grande Dragão Branco.

3) Mike Tyson


​Um dos astros do boxe mundial, presente durante a transição desse estilo de luta para a categoria de uma das atrações esportivas mais aclamadas no mundo, sua trajetória se tornou a superação do próprio boxe. Utilizando seu estilo, seu biotipo suas feições e mesmo a falha na sua arcada dentária para a construção do personagem Balrog (o primeiro dos quatro "mestres" no jogo Street Fighters II).

Na verdade, todos os personagens desses jogos são inspirados em algum personagem, seja de filmes, livros, quadrinhos ou mesmo como a síntese de personagens de histórias variadas, como os ninjas mascarados da franquia Mortal Kombat, como Subzero, Skorpion, Reptile, Jade, Kitana, Mileena que fazem parte da tradição dos ninjas de tantos contos do Japão feudal e não de uma única história.

E caso você esteja se perguntando, aquela imagem lá em cima é, provavelmente, uma das referências mais estranhas dos games para o cinema: o filme baseado no jogo Street Fighter. Um grande ator fazia o papel do vilão: Raul Julia interpretando M.Bison (a luta final do jogo Street Fighter II). Embora o figurino tenho sido muito apurado, ainda parecia um cosplay de convenção e não convencia nas telas!

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando