Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

O tiro saiu pela culatra

| qua, 07/10/2015 - 09:08
Compartilhar:

A presidente Dilma Rousseff anunciou na semana passada a sua reforma ministerial, que tinha como objetivo melhorar a relação entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional. E viu no PMDB a chance de obter êxito negociando com o líder do partido na Câmara Leonardo Picciani (RJ). Mas faltou combinar com os russos, leia-se: a bancada do partido, o presidente da Câmara Eduardo Cunha e o vice-presidente Michel Temer.

A desastrada articulação politica ficou comprovada ontem, quando, por falta de quórum o Congresso Nacional não conseguiu votar os vetos da presidente. De nada adiantou distribuir cargos com o PMDB porque o partido não está nem um pouco interessado em salvar a pele de Dilma. Fica óbvio que a presidente não tem mais condições políticas de governar o país e o Congresso Nacional se deu conta disso. Este cenário de crise não interessa a nenhum político, sobretudo aos do PMDB, que sabem que numa eventual saída de Dilma o partido pode herdar a presidência e tentar reverter o quadro caótico através de um novo governo.

Como se não bastasse a desastrosa articulação do Palácio do Planalto no episódio da reforma ministerial, ontem o governo obteve mais uma derrota com a decisão do TSE de abrir investigação nas contas de campanha de Dilma e Michel Temer em 2014. Se comprovadas irregularidades, a chapa poderá ser cassada, abrindo um precedente para a realização de novas eleições.

Pra finalizar o cenário caótico para o governo, a desastrada arguição de suspeição do ministro Augusto Nardes, relator do processo das pedaladas fiscais no TCU que será votado hoje, apenas serviu para criar um ambiente mais hostil ao governo do que já existia na Côrte de contas da União. Os colegas de Nardes se solidarizaram com o relator e podem impor uma acachapante derrota ao Planalto, com grandes chances de ser por unanimidade.

Definitivamente o tiro saiu pela culatra e Dilma Rousseff segue extremamente incapaz de reverter o quadro que se instalou no país.

Afogados da Ingazeira – A Frente Popular em Afogados da Ingazeira, no sertão do Pajeú, caminha para um entendimento entre o atual prefeito José Patriota e o ex-prefeito Totonho Valadares. Em pesquisas sobre a eleição no município, os dois socialistas têm juntos mais de 80%. Caso se confirme a aliança, Patriota tem tudo para ser reeleito no ano que vem.

Itapissuma – Com uma rejeição superando a casa dos 70%, o prefeito Cal Volia (PSDB) terá sérias dificuldades para fazer o sucessor no município. O Palácio do Campo das Princesas já sinalizou que apoiará a candidatura de Carlos Pereira (PSB). Pereira apareceu recentemente ao lado do governador Paulo Câmara e do vice-governador Raul Henry, evidenciando assim que é o preferido da dupla para governar a cidade.

São Francisco – O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) subiu à tribuna do Senado para cobrar do governo federal ações efetivas que visem solucionar a crise hídrica que enfrenta o Vale do São Francisco. O polo de fruticultura irrigada gera 120 mil empregos e movimenta R$ 2 bilhões na economia e os reservatórios da região possuem apenas 5% da sua capacidade. Caso não haja uma ação do governo, a situação ficará caótica na região.

Economia – Não há nada tão ruim que não possa piorar. De acordo com uma projeção feita pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), com a crise que o país vive, deverá fechar o ano de 2015 como a nona economia do mundo. Hoje o Brasil ocupa a sétima posição, mas deverá perder o posto para a Índia e para a Itália.

RÁPIDAS

Culpa – As lideranças da base governista na Câmara e no Senado, atribuem a provável rejeição das contas de Dilma no TCU pelas pedaladas fiscais ao ex-ministro da Casa Civil e atual da Educação Aloizio Mercadante pela investida que o governo deu em colocar contra a parede o ministro Augusto Nardes. A movimentação teve todas as digitais de Mercadante.

Pesquisa – Em pesquisa realizada pelo Instituto Freud, a gestão do prefeito de Caruaru José Queiroz (PDT) é aprovada por 67% dos caruaruenses. Com esses números confirmados, Queiroz poderá investir numa candidatura técnica nas eleições de 2016 para tentar desbancar Tony Gel e Raquel Lyra.

Inocente quer saber – Quando João Lyra Neto e Raquel Lyra assinarão a ficha de filiação ao PSDB?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando