Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

A bola pune

| qui, 08/10/2015 - 09:40
Compartilhar:

No futebol existe uma máxima de que a bola pune, que serve para times que jogam achando que a vitória virá a qualquer custo dada a sua hegemonia, não importando os artifícios que venham a utilizar, os adversários que irão enfrentar, etc. A vitória acontecerá de qualquer jeito. Mas nem sempre tudo ocorre como dentro do script, de vez em quando o destino prega peças e aquele que estava acostumado a vencer, acaba sendo derrotado.

Na política não é diferente. De nada adianta a arrogância, a empáfia, o clima de já ganhou, os artifícios utilizados para atingir o objetivo. Pode acontecer algo que mude todo o curso do projeto idealizado por aqueles que se acham donos do poder. No caso do Partido dos Trabalhadores a situação foi bem semelhante a um clube de futebol que se acha dono da bola, mas acaba sendo surpreendido pelos desfechos inesperados do futebol.

Durante o primeiro governo Dilma, o PT achou que tudo o que ele fizesse sairia ileso, haja vista que os mais variados escândalos de corrupção ocorridos nos governos do PT não tiveram ressonância na sociedade e em nada prejudicaram os projetos do partido de tentar se perpetuar no poder. Durante o processo eleitoral do ano passado houve dois momentos em que o PT correu sérios riscos de perder a disputa. O primeiro com a morte de Eduardo Campos, que permitiu a Marina Silva uma avalanche de intenções de votos nas pesquisas eleitorais. Mas, para a sorte do PT – ou seria azar? – João Santana conseguiu destruir qualquer chance de vitória de Marina, que acabou novamente num modesto terceiro lugar.

Já no segundo turno entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, o tucano chegou até a virar o jogo nas pesquisas eleitorais, mas novamente a máquina de moer reputações foi bastante eficiente em seu propósito e permitiu mais quatro anos pra Dilma Rousseff, mesmo com os sinais bastante claros que a economia estava em frangalhos e a corrupção cada vez mais endêmica que putrefava o governo federal, o povo brasileiro preferiu reeleger Dilma.

Um festival de mentiras e omissões foi realizado por Dilma Rousseff presidente e Dilma Rousseff candidata, não se sabia quem mentia e omitia mais. O resultado veio a galope. Bastou vencer a eleição que Dilma colocou a fatura para ser paga pelo povo brasileiro, que com menos de um mês já dava indícios que estava arrependido pela infeliz escolha que decidiu fazer em outubro de 2014.

O tempo foi passando e a situação foi se agravando. Começou evidenciando a fraqueza política deste natimorto governo quando em fevereiro Eduardo Cunha impôs uma acachapante derrota ao Palácio do Planalto na disputa pela presidência da Câmara. Os meses foram passando e as evidências de que o governo Dilma apesar de ter sido legitimado nas urnas, se tornava cada vez mais ilegítimo politicamente.

As farsas do governo foram sendo descobertas uma a uma, o poderio político do Planalto foi reduzido a pó, e mesmo depois de tentar reverter a curva com distribuição de cargos, o governo não conseguiu quórum suficiente para votar matérias de seu interesse, como a apreciação dos vetos da presidente. Mas o gran finale estava preparado para a votação das pedaladas fiscais no TCU.

De nada adiantou o Planalto, através da AGU, espernear, e tentar politizar para consequentemente desqualificar o julgamento do TCU. Os ministros não se intimidaram com a postura predatória do Planalto em querer adiar a sessão arguindo suspeição de Augusto Nardes, relator do processo na Côrte de contas. O resultado foi mais uma humilhação em praça pública para Dilma, o advogado-geral da União Luis Inácio Adms, e todo o Palácio do Planalto.

Por oito votos a zero, o TCU rejeitou as contas de 2014 de Dilma Rousseff apontando os R$ 106 bilhões de pedaladas fiscais para tentar burlar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Era o grau que faltava para a tese do impeachment pegar fogo. A decisão do TCU é apenas uma recomendação ao Congresso, mas com o apelo popular contra o governo, é inimaginável que os deputados e senadores revertam a recomendação do TCU, porque eles sabem que se agirem assim irão pagar muito caro por esta decisão.

Ganhar a eleição trouxe uma alegria momentânea ao PT de vencer a quarta disputa presidencial consecutiva, mas o custo do resultado foi altíssimo para o país. Os brasileiros se deram conta do cenário de caos que se instaurou no Brasil. A postura equivocada do governo federal uma hora seria punida. E ontem, como no futebol, a bola puniu o governo.

Líder – O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) assumiu ontem a liderança do bloco formado por PP, PTB, PSC e PHS, que juntos possuem 82 deputados federais. Com isso o pernambucano se torna o líder do maior bloco partidário da Câmara dos Deputados. Os quatro partidos deixaram de integrar o bloco que era liderado pelo PMDB.

Aluisio Lessa – O deputado estadual Aluisio Lessa (PSB) acompanhou o governador Paulo Câmara ontem na solenidade de reativação da Usina Pedroza, em Cortês, na Mata Sul. O empreendimento vai moer 400 mil toneladas de cana gerando um faturamento na ordem de R$ 45 milhões. Aluisio Lessa comemora a retomada do setor sucroalcooleiro em Pernambuco.

Gravatá – O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco aprovou ontem, por unanimidade, uma intervenção no município de Gravatá. Foi constatada uma série de irregularidades na gestão do prefeito Bruno Martiniano, que tem uma das maiores rejeições de Pernambuco. Se efetivada, a intervenção ocorrerá até 31 de dezembro de 2016.

Tony Gel – Candidato preferido do Palácio do Campo das Princesas a prefeito de Caruaru, o vice-líder do governo na Alepe deputado Tony Gel (PMDB) aparece liderando as pesquisas pelo comando da capital do forró. Nas sondagem realizada pelo Instituto Freud, Tony Gel lidera com três pontos de vantagem sobre Raquel Lyra, segunda colocada.

RÁPIDAS

José Agripino – O ministro do STF Luis Roberto Barrozo autorizou a abertura de inquérito para investigar o presidente nacional do DEM senador José Agripino Maia (RN) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Agripino é suspeito de ter recebido propina da construtora OAS durante a construção da Arena das Dunas em Natal.

Negativo – O Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF4) em Porto Alegre negou ontem o pedido de habeas corpus apresentado por Marcelo Odebrecht, presidente da empreiteira preso pela operação Lava Jato em junho.

Inocente quer saber – Qual será o próximo revés do Palácio do Planalto?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando