Diego Rocha

Diego Rocha

Cultura Nerd

Perfil: Publicitário de formação, mestre em Design, entusiasta da Estética. Professor universitário, fashion-geek, zen-gamer e aficcionado por séries de tv, quadrinhos e cinema de ficção.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

No reino do Politicamente Incorreto

Diego Rocha, | qua, 09/12/2015 - 15:27
Compartilhar:

Vivemos, hoje, numa sociedade cada vez mais respeitadora e de pessoas cada vez mais conscientes dos direitos e deveres individuais, de forma que os meios de comunicação também acompanham essa tendência. Não porque sejam todos corretos e respeitadores, mas porque hoje temos uma facilidade bem maior de acesso aos nossos direitos.

Por outro lado, existe uma parcela da população que sente falta de formas de expressão de cunho mais "ácido". Para essas pessoas também existe a liberdade de expressão e o espaço garantido de mídia, ainda que considerados questionáveis. Surge então, satirizando os heróis, os games e todos os personagens da cultura pop americana, o canal de TV por assinatura americano "Adult Swim" oferece diversas formas de animação (animação tradicional, stop motions, animações de recortes em flash, etc) desde 2003. Alguns de seus quadros de maior destaque incluem:

1) Harvey, o Advogado


A série "Harvey, o Advogado" (da imagem acima) onde o Homem Pássaro, criado pela Hanna Barbera nos anos 1960. Nesta série o Homem Pássaro (cujo nome real seria "Harvey") desistiu da vida de aventuras e se formou em direito, defendendo (a cada episódio) personagens também da Hanna Barbera em casos judiciais como uma disputa judicial entre o Dr. Quest e seu ajudante Benton pela guarda dos meninos Johnny e Raj ou quando o Catatau (ursinho amigo do Zé Colméia) é acusado de eco-terrorismo. Diversos outros personagens aparecem nessa série, como os Jetsons, os Flintstones, a turma do Scooby Doo, os Super-Amigos...

Para entender o clima dessa sátira veja o episódio abaixo:

2) Frango Robô


Outra série de sucesso é o "Robot Chicken", onde pequenas cenas (ou "scatches") são montadas e encenadas por bonecos dos personagens famosos em situações estranhas ou em paródias. Para entender melhor, veja esse vídeo onde personagens da Marvel e da DC Comics participariam de um reality show e se comportariam como pessoas normais (ou abaixo do normal, sendo bem mal-educados):

3) Space Ghost Coast to Coast


Nessa atração um grande ícone da Hannah Barbera, criado no ano de 1966, Space Ghost (que nunca foi assim um poço de eloquência) passa a apresentar um programa de entrevistas no formato Jô Soares, Conan O'Brian, Jimmy Fallon e assim por diante. Tem até um dos seus inimigos da série original, Zorak, trabalhando de músico e fazendo comentários pelo meio das entrevistas (uma forma de criticar o formato padronizado desses programas).

Para ter ideia de como são essas entrevistas assistam o vídeo abaixo:

E caso você esteja se perguntando, aquela imagem lá em cima é do desenho "South Park", um desenho de temática adulta cujos roteiros versam basicamente sobre piadas, comentários e insinuações de cunho pejorativo, racista, discriminatório (seja contra religiões, países, etnias, etc.), humor escatológico e assim por diante. O desenho está no ar desde 1997 e prestes a completar duas décadas de exibição continua com uma boa audiência (o que não é de se estranhar). Pode-se dizer que é um clássico do segmento.

Abaixo um exemplo do palavreado usado no desenho:

 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando