Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Silvio Costa virou grande interlocutor do Planalto

| sab, 20/02/2016 - 10:05
Compartilhar:

Considerado um político folclórico, o deputado Sílvio Costa foi se consolidando aos poucos na política, galgando um passo de cada vez, conseguindo se eleger vereador do Recife por siglas pequenas que permitiam sua eleição com poucos votos. Iniciou em 1992 como vereador, depois virou deputado estadual de 1998 até 2006, quando assumiu, como suplente, um mandato de deputado federal. De 2007 pra cá, Silvio Costa só fez crescer politicamente em Brasília.

Iniciamente o folclore de Silvio Costa fazia dele um político que aparentemente só queria holofotes, mas o tempo se encarregou que ele queria mais, e acabou conseguindo. No ano passado quando a situação de Dilma Rousseff se agravou, Silvio na condição de vice-líder, demonstrou ser capaz de mamar em onça para defender o governo.

O bocão do pernambucano rendeu, além de visibilidade, uma posição de privilegiado aliado do Palácio do Planalto. Além das suas emendas, dentro da bancada pernambucana, serem as mais prestigiadas pelo governo Dilma Rousseff, os cargos do governo federal no órgãos que funcionam em Pernambuco são preenchidos quase na sua totalidade por aliados de Silvio Costa, que não precisa de nenhum interlocutor para chegar a Dilma Rousseff nem ao ex-presidente Lula.

Essa lealdade ao Planalto e a sua característica de "rolo-compressor" para defender o governo podem render frutos importantes para o agora filiado ao PTdoB, que pode culminar, se não num apoio oficial do PT a candidatura do seu herdeiro político Silvio Costa Filho a prefeito do Recife, sem dúvidas garantirá as condições políticas e financeiras para o candidato petebista botar o bloco na rua sem fazer feio em outubro.

Como o PT pernambucano implodiu, restando apenas Humberto Costa com cargo eletivo relevante, Silvio Costa é hoje um dos principais interlocutores da presidente Dilma Rousseff com Pernambuco. Nada acontece em Pernambuco que tenha a digital do governo federal sem a rubrica de Silvio Costa, que deixou de ser um deputado do baixo-clero para ser um dos mais influentes parlamentares do Brasil.

Vice - Sem votos para se reeleger vereadora, Marília Arraes, na ótica de alguns ex-aliados do PSB está se filiando ao PT com o objetivo de ser candidata a vice-prefeita, ou numa chapa puro-sangue com João Paulo, ou numa aliança com o PTB de Silvio Costa Filho. A tentativa de reeleição de Marília não está descartada, mas pra isso ela precisará de um "plus" do PT para garantir o chamado voto de estrutura que lhe garantiu dois mandatos.

Aníbal Emerenciano - Aliado do deputado federal Fernando Monteiro (PP) Aníbal Emerenciano será candidato a vereador de Camaragibe pelo PTdoB. A expectativa é que Aníbal, que é ligado ao segmento evangélico, possa alcançar o mandato e contribuir mais ainda com o projeto de reeleição de Fernando em 2018 no município.

Ataques - Pré-candidato a prefeito de Paudalho, o médico Maicon Nunes, que deverá se filiar a Rede Sustentabilidade para a disputa, vem realizando uma oposição bastante consistente e atuante ao prefeito José Pereira (PSB). Maicon teve sua conta pessoal no Facebook excluída bem como a página Movimento Paudalho Merece Mais invadida por um hacker, que apagou todas as informações contidas.

Sufoco - Assim como nas eleições de 2014, quando o PT elegeu apenas três deputados estaduais e nenhum federal, em outubro não deve ser diferente na Casa José Mariano. O partido possui quatro vereadores de mandato - Jairo Britto, Osmar Ricardo, Jurandir Liberal e Henrique Leite - mas não tem cauda pra reeleger os quatro, pelo menos um deve ficar pelo caminho.

RÁPIDAS

Desvio - Como o ex-presidente Lula está bastante encrencado com a história do sítio, a versão de que o ex-presidente FHC teria mandado dinheiro para um filho e uma amante no exterior está sendo exaustivamente utilizada para desviar o foco de Lula. Mas se FHC tiver culpa no cartório, em nada diminuirá a culpa de Lula.

André Régis - Entusiasta da candidatura de Daniel Coelho a prefeito, o vereador e presidente municipal do PSDB André Régis teria confidenciado a amigos que já trabalha com a hipótese do PSDB marchar com a reeleição do prefeito Geraldo Julio.

Inocente quer saber - Se na advocacia e na medicina os filhos podem seguir os passos dos pais sem ninguém reclamar, por quê filhos de políticos não podem trabalhar com política?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando