Paulo Alcantara

Paulo Alcantara

Juventude, Educação & Trabalho

Perfil:Especialista em Direito do Trabalho, Especialista e Mestre em Educação, professor universitário e desembargador do TRT da 6a Região

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

ESTUDAR x F. O. C. - O jogo da sua vida

Paulo Alcantara, | sex, 18/03/2016 - 14:10
Compartilhar:

“O planeta não precisa de mais “pessoas de sucesso”. O planeta precisa desesperadamente de mais pacificadores, curadores, restauradores, contadores de histórias e amantes de todo tipo.

Precisa de pessoas que vivam bem nos seus lugares.

Precisa de pessoas com coragem moral dispostas a aderir à luta para tornar o mundo habitável e humano, e essas qualidades têm pouco a ver com o sucesso tal como a nossa cultura o tem definido. ”

Gyawa Rinpoche Dalai Lama*[1]

 

Talvez, alguém imagine que estamos falando aqui, sobre o lugar das maravilhas de Alice, desconectado com a efervescência das questões políticas, econômicas e sociais. Realmente, estamos atravessando um momento ímpar e oxalá, possamos atravessá-lo da maneira menos onerosa para a sociedade. Todavia, me curvo as palavras do Rinpoche, pois, acredito nas pessoas, mas, acredito mesmo nas ações, mais do que nas palavras. Pretendo, nesse espaço e tempo, contar histórias e quem sabe, você poderá gostar de conhece-las.  

O pequeno texto fala de tantas coisas que gostaria de conversar com vocês como sucesso; contadores de histórias; viver bem; seu lugar; coragem moral; mundo habitável e ser humano, quem sabe, noutros momentos iremos nos debruçar sobre tais questões. Tem uma música de Cláudya (Deixa eu dizer) que tem a seguinte introdução:Deixa, deixa, deixa; Eu dizer o que penso dessa vida; Preciso demais desabafar.

Mas, querendo começar, digo que algumas pessoas me indagaram sobre o que significa F. O. C.?

Antes, quero compartilhar o ocorrido há uns anos atrás, quando fui fazer uma palestra numa Escola, na cidade de Surubim-PE, porém, desta vez, a um grupo de jovens, muito jovens, cujas idades variavam de 11 – 14 anos, o que para mim era inédito. Estava acostumado com jovens na Pós-graduação, no curso de Direito ou Administração e no Ensino Médio, mas, não nessa faixa etária. Então resolvi falar sobre bullyng e noções de Direito, mas, antes, perguntei a eles se conheciam as 04 palavras mágicas.

Não imaginei que ocorreria tamanho alvoroço no auditório (sim, havia mais de 100 deles no auditório). E começaram a gritar (literalmente): amor; amo você; o nome do Senhor; Jesus; mãe; pai; mamãe; socorro; dinheiro; abracadabra; ajude, etc.

Nossa, como foram criativos.

E, quando parei de rir e eles, também, retomei o assunto dizendo que, quando criança minha Amada Mãe havia me dito assim:

Meu filho, nunca esqueça de usar as 04 palavras mágicas;
— Que palavras são essas, indaguei;
Lembre-se de dizer por favor, com licença, me desculpe e obrigado;
— E essas palavras são mágicas?
Sim, muitas portas poderão se abrir para você e não esqueça de sorrir também.

Até o presente dia, essas palavras ecoam nos meus ouvidos e sorrio, sozinho, todas as vezes que me lembro.

As jovens crianças começaram a se dirigir um ao outro, usando essas palavras o que foi muito instrutivo e divertido. Vocês não têm ideia da boa confusão que se instaurou no local e aquele dia será para mim, inesquecível. Parece engraçado ou estranho dizer que, quem mais aprendeu fui eu.

Podemos dizer, em um sentido amplo, que ao estudarmos, estaremos favorecendo a aprendizagem. Vamos deixar o tema – aprendizagem – para um outro momento e vamos, por hora, falar sobre “estudar” e pretendendo facilitar a abordagem resolvi imaginar um “jogo”, sim, um jogo no qual teremos dois times, sendo um deles o famoso e conhecido time, por todos nós – ESTUDAR.

Todos nós e com você não será diferente, vai ter que estudar, irá a Escola (que será tema de outro artigo) e vai estudar lá, também. Não me pergunte, o porquê de dizer, lá também. É algo ilusório imaginar que devemos estudar apenas na escola (custo a crer que alguém, ainda, pense assim) e você sabe disso, uma vez que, o real período de estudo acontece fora da sala de aula.

No contexto que hora escrevo, uso “estudar” em um sentido amplo e em vários momentos, quer seja na vida escolar, na faculdade, no âmbito profissional, preparando-se para um concurso, enfim, em um sentido largo.

Poderiam me dizer que conhecem o primeiro time e deste time, venho apresentar e escalar os seguintes jogadores: força de vontade; sacrifício; investimento; isolamento; entusiasmo; e os irmãos determinação; dedicação; resignação; concentração; organização e superação.

Dito isso, temos que um dos times é – ESTUDAR – e o outro time, não é nada menos do que o poderoso F. O. C.

Não me diga que nunca ouviu falar dele.

Este outro time, não é conhecido pela sigla F. O. C., contudo é muito popular, quando se pronuncia o nome completo do time F. O. C. – Fazer Outra Coisa. Tudo bem, sei do impacto que causa esse time, notadamente, quando venho apresentar uma escalação mesclada com titulares e reservas: praia; cinema; festas; churrasco; balada; família; futebol e os estrangeiros já abrasileirados: Instagram; Facebook e Game of Thrones.

Sim, vários reservas, pois, outros do banco de reservas estão sempre prontos a entrar em campo como por exemplo: TV a cabo; Netflix; Twitter; YouTube; novelas; namorar e seu irmão “ficar”, entre outros. O time F. O. C. é extraordinário, incomparável suas luminosas estrelas. Um time imbatível!

É pessoal, não é fácil esse jogo, quero dizer, para o lado do time Estudar.

Se você fosse apostar um resultado, quem ganharia?

Se fosse dizer um placar, seria apertado ou de goleada?

Será que existem regras?

Falaremos sobre os jogadores do time Estudar, mas, isso ocorrerá na próxima coluna.

Espero lhe rever, boa semana.

*[1] - significa "grande protetor"

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando